Brincadeiras para crianças
Mundo Country

06 Dicas de brincadeiras para crianças na fazenda

Vai passar um tempo no campo com os pequenos? Então, é bom ter boas ideias de brincadeiras para crianças ao ar livre. Confira boas dicas de como se divertir com seus filhos, sobrinhos, irmãos, enfim, com as crianças da família. Todo adulto deveria se dar uma chance de voltar às brincadeiras da infância de vez em quando.

Dicas de brincadeiras para crianças ao ar livre

Quer se divertir com as crianças na fazenda, mas está sem ideias de brincadeiras? Então, veio ao lugar certo, pois reunimos seis dicas incríveis para passar o tempo com os pequenos.

1 – Esconde-esconde

Em uma fazenda, as brincadeiras ao ar livre ficam ainda mais divertidas, pois se tem mais espaço e a natureza como cenário. O esconde-esconde ficará bem mais divertido com a possibilidade de os pequenos se esconderem entre as árvores ou junto aos animais. É uma forma também de integrar os pequenos ao espaço e à natureza como um todo.

Para que a brincadeira aconteça em segurança, especifique para as crianças se houver algum lugar em que não possam se esconder. Com todas as precauções tomadas, basta contar e sair em busca dos pequenos que certamente vão usar o espaço com sabedoria e criatividade.

2 – Brincadeiras com bolas

As brincadeiras para crianças com bolas ficam mais divertidas em espaços amplos, como o de uma fazenda. Além disso, em um local em que a natureza é o cenário, não se tem o risco de quebrar objetos com a bola. Os adultos ficam mais tranquilos e as crianças se sentem mais livres para se divertir.

Dentre as opções de brincadeiras com bolas estão futebol (a paixão nacional, não é mesmo?), vôlei, queimada, bobinho, entre várias outras. Se você vai passar um tempo considerável com a família na fazenda, leve bolas para diferentes atividades. Assim, os pequenos não enjoam das brincadeiras.

3 – Pega-pega

O pega-pega é outra brincadeira que, ao ar livre, fica muito mais divertida e permite que os pequenos sejam mais criativos. Correr entre as árvores e pegar os amiguinhos que estão escondidos atrás delas com certeza vai fazer com que os pequenos gastem bastante energia.

Para que a brincadeira se torne mais instigante e divertida, leve-os para pontos diferentes da fazenda. Em um momento em que as crianças estão tão focadas em jogos eletrônicos, é importante estimulá-las a se divertir com brincadeiras ao ar livre. Até por esse motivo, é interessante visitar o campo com certa frequência, esse contato com a natureza constrói uma série de significados relevantes para os futuros adultos.

4 – Brincadeiras na piscina

É bastante comum que fazendas tenham piscinas e, caso não tenha na sua propriedade, é possível comprar aquelas de plástico ou infláveis. O que importa é deixar as crianças se refrescarem durante os dias mais quentes do verão. Para que elas fiquem ainda mais entretidas com a piscina é interessante organizar brincadeiras como vôlei aquático ou até caça ao tesouro.

Lembrando que é fundamental que as crianças estejam sob a supervisão de um adulto na piscina, independentemente do quão funda ela seja. Inclusive, é válido utilizar boias de braço para mantê-las mais seguras. A segurança deve ser sempre a prioridade para quem está com crianças na fazenda.

5 – Atividades da fazenda

Para que as crianças comecem a se familiarizar com o ambiente rural, é válido incentivá-las a fazer algumas atividades simples, como escovar um cavalo ou ajudar na organização do celeiro.

A ideia é que, por meio da ludicidade, tenham seu interesse despertado pela fazenda. Especialmente para crianças que estão indo pela primeira vez à zona rural, é válido apostar nessas atividades como uma forma de entretenimento e conexão com a natureza.

Escolha atividades que sejam condizentes com o tamanho das crianças e fique atento para que elas estejam sempre em segurança. O contato com os animais é sempre positivo, mas deve ser feito de forma a preservar tanto o pequeno quanto o bichinho. As crianças podem ser impulsivas e acabar assustando os animais, por isso, é importante ter cuidado nesse contato.

6 – Arvorismo

Vem se tornando cada vez mais comum que as fazendas tenham um espaço reservado para arvorismo, o passeio no topo das árvores. Toda a família pode se divertir nessa trilha nas alturas. Essa atividade é uma ótima ideia, especialmente para quem está passeando com crianças maiores. Porém, é essencial respeitar se uma criança não se sentir à vontade para fazer essa atividade.

Para quem ainda não conhece o arvorismo, nada mais é do que realmente uma trilha feita nas alturas. É possível ver todo o cenário lá embaixo e se sentir muito mais próximo da natureza. Para fazer a atividade com mais segurança, recomendamos que procure uma fazenda que ofereça a atividade comercialmente. Assim, você poderá contar com o auxílio de profissionais e estruturas confiáveis.

Gostou dessas dicas de brincadeiras para crianças na fazenda? Coloque-as em prática e se divirta!

Fonte imagem: pixabay.com