Como fazer Horta em casa
Curiosidades

Como fazer horta em casa? Veja as dicas que separamos!

Para quem se pergunta como fazer horta em casa, devemos dizer que é bem mais simples do que parece. Com pouco espaço e sem gastar quase nada você consegue iniciar o cultivo de alimentos orgânicos fresquinhos para deixar as suas refeições mais saudáveis. Que tal conferir as dicas que listamos abaixo? 

6 Dicas de como fazer horta em casa

Separamos dicas bem interessantes de como começar uma horta em casa com pouco esforço e resultados incríveis. Vamos começar a trabalhar com a terra?

1 – Materiais simples

Você acredita que a falta de espaço e o orçamento te impedem de ter uma mini horta em casa? Saiba que há inúmeras alternativas de materiais em conta para montar sua horta, como vasos de barro, potes reciclados, jardineiras, vasilhames que não usa mais, entre outros. 

Se você tem dificuldade de manter uma rotina de regas das suas plantas pode investir na compra de vasos mais modernos, chamados de autoirrigáveis. Fique atento apenas para o fato de que todo e qualquer recipiente usado como vaso deve ter furos na parte inferior para contribuir para o escoamento da água sem causar o apodrecimento das raízes. 

2 – Observe a luz natural 

Se você pretende cultivar hortaliças ou outras plantas que demandem bastante incidência de luz solar (as plantas apresentam variações dessa necessidade) deve observar em quais partes da sua casa ou apartamento o sol bate por mais tempo. 

Não ter uma varanda não é um impedimento para fazer horta em casa, tudo que você precisa é instalar sua pequena plantação em um local que veja com frequência para acompanhar a evolução das suas mudas. 

3 – Escolhas para cultivo

Na hora de escolher os itens que irão compor a sua horta em casa é essencial prestar atenção a outros fatores, além do seu gosto pessoal como, por exemplo, as condições do espaço em que a mesma será mantida. Temperos e hortaliças são plantas que necessitam de mais de cinco horas diárias de sol, dessa forma, é fundamental que o local tenha boa incidência solar. 

Fique tranquilo também em relação a começar o cultivo, trata-se de uma atividade de erros e acertos. Conforme for testando, você vai entendendo como funciona o espaço e os recursos que tem disponíveis. Não existem regras exatas e indiscutíveis, há certa subjetividade nesse processo, pois estamos falando do desenvolvimento da vida. Vale dizer que algumas das ervas mais queridas da cozinha, como tomilho, manjericão e salsa, são excelentes para quem está iniciando nessa aventura. 

4 – Atenção para as raízes

Você é um jardineiro de primeira viagem que ainda está descobrindo como fazer horta em casa? Com o passar do tempo, terá mais experiência e aprenderá a identificar as necessidades das suas plantas de acordo com a aparência delas. Para começar bem a sua plantação, é válido prestar atenção às raízes, afinal, nem só de luz do sol e irrigação constante elas vivem. 

Os vasos das suas plantas devem ter a adição de uma camada de drenagem que ocupe cerca de ¼ do recipiente. Crie camadas de baixo para cima usando pedriscos ou argila expandida com manta para drenagem em cima (geotêxtil) – esse item pode ser chamado também de bidim. 

A camada de drenagem tem como função evitar que a terra seja escoada junto com a água. Por cima de tudo, faça uma camada de areia de construção. Prossiga adicionando a terra (substrato previamente preparado) mantendo um espaço para acrescentar a muda ou as sementes. 

5 – Cuidado com as mudas

Para facilitar seu trabalho, você deve optar por comprar terra previamente adubada em lojas de produtos de jardinagem. Também é possível preparar a sua própria terra nutritiva, para isso, adicione partes iguais de matéria orgânica (como esterco de galinha, húmus de minhoca, entre outros), terra vegetal e vermiculita. Ao fazer isso, está protegendo as suas plantas da ação de fungos. 

Se preferiu plantar mudas, deve ter muito cuidado ao adicioná-las ao recipiente, aloque-as delicadamente nesse que será seu lar. Observe que cada planta que será cultivada tem uma demanda específica que precisa ser atendida, como o alecrim que precisa de um solo mais arenoso, por exemplo. Isso é crucial para que as plantas se desenvolvam de forma saudável. 

6 – Seja paciente e cuide da terra 

Leva algum tempo entre montar a sua horta e começar a colher os frutos provenientes dela, então, tenha muita paciência. O solo deverá ser devidamente coberto com matéria orgânica para que possa ajudar seus cultivares a se desenvolver. A cada 20 dias é importante revestir a terra da sua horta com solo rico em nutrientes, pois o sol tende a ter uma ação bactericida muito intensa. Você poderá usar para esse revestimento nutricional húmus de minhoca, composto orgânico ou bokashi. 

Gostou dessas dicas de como fazer horta em casa? Confira outras novidades mundo country em outros artigos do blog da Rodeo West! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/