Curiosidades

Crie uma Mini Horta em Sua Casa

Você mora numa cidade grande, mas deseja ter um pedacinho do campo em sua casa ou apartamento? Descubra como ter uma horta em casa e ter à sua disposição alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos. O cultivo de vegetais em casa não precisa se restringir a quem tem amplos quintais e impacta diretamente a qualidade de sua alimentação cotidiana.

Dicas Para Criar uma Horta em Casa

Confira a seguir dicas de como encaixar uma horta no espaço e condições que você tem na sua casa. O cultivo caseiro de vegetais permite economizar na compra de supermercado bem como ter certeza quanto a procedência do que está sendo levado à sua mesa.

Como escolher o local para cultivar a sua horta

Morar num apartamento ou casa sem um quintal amplo não é motivo para desistir do objetivo de ter a sua própria horta. A recomendação é escolher um lugar da residência que receba a luz do sol direta durante algumas horas diárias. A quantidade de luz solar que incide no ambiente determinará o tipo de cultivares a serem escolhidos.

Nos casos em que há bastante insolação é possível iniciar uma horta completa com hortaliças, ervas, leguminosas e outros. Se, no entanto, houver poucas horas de incidência solar, a sua horta deverá focar em ervas e temperos. Em apartamentos e casas sem quintal são lugares em potencial as sacadas, varandas e janelas. Considere ainda o quanto as plantas que pretende cultivar combinam com a decoração.

Formas de plantio da sua horta

Há diferentes maneiras de cultivar uma horta, conheça as opções e escolha aquela que tem mais a ver com as possibilidades do seu lar.

Plantando direto na terra – Ideal para quintal

É o método em que as sementes ou mudas são colocadas diretamente na terra para que possam começar seu processo de crescimento e desenvolvimento. Se a sua casa tem espaço no quintal, é a melhor metodologia.

Plantando em vasos – Ideal para apartamentos

Os vasos para plantas são bastante democráticos, pois são encontrados em diferentes tamanhos e formas atendendo às demandas de espécies distintas. Para quem mora em apartamento os vasos são perfeitos por serem práticos.

Plantando em horta vertical – Ideal para quem mora em apartamento

Mais uma opção que funciona bem para apartamentos, a horta vertical utiliza prateleiras nas paredes para colocar vasos, estruturas de garrafas pet ou outras formas escolhidas para o cultivo.

Plantando em embalagens recicladas – Ideal para a natureza

Ter uma horta em casa é um movimento de pessoas que buscam mais controle sobre o que têm em suas mesas, mas também de quem gosta de preservar a natureza. Desse ponto de vista é possível utilizar embalagens recicladas como vasos para as suas plantas, sejam garrafas pet cortadas ao meio, potes de vidro, caixas de leite e outras.

Plantando em caixas de madeira – Ideal para baratear a sua horta

Sabe aqueles caixotes de feira? Eles podem se transformar numa horta perfeita para a sua casa, pois são espaçosos e baratos e permitem o cultivo de uma ampla variedade de espécies.

Plantando em floreiras – Ideal para pequenos espaços

Perfeito para quem quer montar uma horta mais compacta em espaços menores.

Dica – Se optar pelo cultivo em potes, vasos, caixas de leite e outras estruturas com a parte debaixo fechada é necessário fazer alguns furos para que a água possa ser escoada.

Dicas de Plantas Para a Sua Horta em Casa

Listamos também as principais plantas para ter na sua horta em casa e como cultivá-las.

Salsinha

Um dia antes do plantio da salsinha as sementes devem ser colocadas de molho. Escolha recipientes com pelo menos 30 centímetros de profundidade para que as raízes possam se desenvolver. Esta é uma planta que pode ser cultivada em qualquer época do ano, evite apenas o frio ou calor em excesso. Geralmente a colheita é realizada entre dois e três meses após o cultivo, adube e irrigue o solo.

Hortelã

A hortelã deve ser cultivada longe da ação de ventos fortes que podem prejudicar o seu crescimento. A recomendação é plantar através de sementes ou mudas, tudo depende da espécie de hortelã escolhida. O período mais indicado para fazer o plantio é a primavera ou outono, quando as temperaturas estão mais amenas. Fique atento à ação das ervas daninhas, adube e mantenha o solo devidamente irrigado. A colheita pode ser feita tanto pela haste quanto pela folha de hortelã.

Manjericão

O cultivo é feito por sementes, podendo ser cultivado diretamente no local em que vai ser mantido ou ser transplantado ao atingir entre 10 e 15 centímetros. É possível fazer mudas de manjericão através de ramos da planta. Essa planta não suporta temperaturas muito baixas e nem muito quentes. Aguarde entre dois ou três meses depois do cultivo para a colheita. Mantenha bem irrigado, a terra deve ter umidade média.

Gostou dessas dicas de como ter uma horta em casa?