Conheça Algumas Raças de Cães Que Podem Te Ajudar no Campo

Raças de cães para o homem do campo
Raças de cães que podem te ajudar no campo – Crédito da Imagem: https://www.pets4homes.co.uk

Você sabia que, além de ser o melhor amigo do homem, o cão, pode ser uma grande ajuda no campo? Algumas raças de cães, das quais iremos falar abaixo, além de ter talento para desempenhar o trabalho de pastoreio, podem tomar a frente de diversas atividades rurais, recebendo comandos por apitos dos seus donos. Ter um amigo de confiança para te ajudar na lida é realmente um ganho sem preço.

Os criadores de cães ressaltam que, além de ser de raças com inclinação para realizar esse tipo de tarefa, os animais devem ser treinados e contar com boa genética. O temperamento dos animais também tem grande influência na qualidade da sua forma de pastorear rebanhos ovinos e bovinos.

Raças de Cães Boas Para o Campo

Conheça algumas das raças de cães que são mais indicadas para o trabalho no campo

Raça Australian Kelpie

Por causa de sua origem australiana, esse cão se adapta muito bem ao clima do nosso país. O dono de um Australian Kelpie, precisa, contudo, ter um bom espaço para que o grandão possa se exercitar e gastar a sua energia acumulada. Uma raça que possui um instinto para conduzir rebanhos e cuja lealdade é bastante acentuada. Dedica-se extremamente a realizar as tarefas rurais.

Raça Border Collie

Essa raça é considerada como a mais inteligente entre os cães e, por isso, tem grande facilidade para conduzir rebanhos. Um animal de temperamento tranquilo que consegue manter um olhar fixo e disciplinado em relação aos animais que precisa conduzir.

Devido a sua capacidade de discernimento, esse cão consegue tomar decisões conforme as diferentes situações, bem como obedece a apitos do seu dono à distância. Precisamos ressaltar que nem todo Border Collie é preparado para realizar funções no campo, o animal deve ter boa procedência e estar livre de problemas genéticos.

Raça Pastor da Mantiqueira

Os cães dessa raça estão na categoria de animais “empurradores”, dessa forma eles não irão trabalhar pastoreando, como os Border collie ou Australian kelpie. O pastor da Mantiqueira é o tipo de animal que irá fazer com que o rebanho se movimente, mesmo que, para isso, tenha que dar leves mordidas nas patas do gado.

Exatamente por ter esse temperamento, é fundamental que esse pastor trabalhe junto com peões. Assim, ele os ajuda a conduzir o gado para caminhões de transporte, como o verdadeiro líder do rebanho.

Raça Pastor-belga Malinois

Para aqueles que estão em busca de um bom cão de guarda, a dica é apostar nesse pastor-belga, pois ele tem um ótimo instinto de proteção. Outros talentos que essa raça possui são: ter bom faro e realizar atividades de busca e captura.

Com o seu dono, esse cão costuma ter um excelente temperamento, porém, se o seu instinto de proteção é ativado por um intruso ele se mostra bastante protetor. Um animal que está sempre pronto para proteger o seu tutor e a propriedade.

Raça Pastor Maremano Abruzês

Algo interessante sobre essa raça de cão italiana é que, geralmente, o animal se sente como parte do rebanho. Porém, para que haja esse sentimento, é essencial que ele seja acostumado entre o gado desde jovem. A dica é deixar que o pequeno pastor cresça em meio aos cabritos e tenha o mínimo de contato com pessoas.

Quando se torna um cão adulto, o pastor assume a função de líder do rebanho e trabalha instintivamente na sua condução. Observe a genética desse cão para ter certeza de que ele terá um bom desempenho no trabalho do campo.

Raça Australian Cattle Dog (também chamado de boiadeiro australiano)

Embora esse cão também seja um típico “empurrador”, pode ser usado para realizar outras tarefas rurais, desde que receba treinamento para isso. A genética dessa raça de cão é bastante generosa para os trabalhos no campo e ele pode pastorear com grande facilidade, mas preste atenção que ele também vai dar umas mordidinhas em alguns calcanhares.

A força de trabalho desse animal surpreende, eles são capazes de trabalhar até 16 horas – claro que com intervalos para descanso. Apesar de serem incansáveis, é importante que o dono do australian cattle tenha o cuidado de não sobrecarregá-lo, mantendo a sua saúde forte. Outro cão que trabalha melhor em associação com o homem, torna-se fiel ao dono.

Questão de Treinamento

Para que os cães das raças que apresentamos acima possam ter um bom desempenho nas atividades rurais é necessário que tenham um bom treinamento. Os especialistas nesse tipo de treino dizem a melhor idade para adestrar um cão para o trabalho rural é entre 10 e 12 meses.

Contudo, animais que já passaram dessa faixa etária também podem ser adestrados, desde que ainda tenham instinto para realizar essas tarefas. Há, também, a relevância do vínculo que se estabelece entre o dono e o animal, pois o incentivo para o trabalho é atender aos pedidos de alguém querido. Acima de qualquer coisa, é fundamental que o dono tenha uma relação de respeito com o seu cão.

Conheça alguns de nossos produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *