Curiosidades

Conheça a história da vaquejada

conheca a historia da vaquejada

Polêmica para alguns, motivo de festa para outros. Confira a história da Vaquejada (Foto: Reprodução / Prosasdavaquejada)

A vaquejada é considerada um esporte nascido no Nordeste brasileiro e que possui uma legião de adeptos. Os vaqueiros, montados a cavalo, têm como função derrubar os bois puxando-os pelo rabo. Na metade do século passado a vaquejada já era bastante popular, contudo, nos últimos anos se tornou o centro de importantes discussões destacando a forma como o manejo dos animais se sobrepõe a direitos básicos do meio ambiente.

A história da Vaquejada

Surgimento

A origem da vaquejada remonta ao sertão nordestino no período entre os séculos XVII e XVIII. Nesse período as fazendas não tinham cercas e o gado ficava solto em meio a vegetação que era abundante. Durante o mês de junho chegava ao fim a estação de chuvas e os vaqueiros das fazendas eram designados para apartar os bois, isto é, trazer de volta as cabeças que haviam saído do território da fazenda.

Os festejos do meio do ano passaram a ser chamados de ‘festas de apartação’ e além de recuperar o gado os vaqueiros faziam a seleção daqueles que iriam ser vendidos, os que deviam ser ferrados e os que seriam castrados. Porém, nem tudo era simples no processo de apartação dos bois, pois alguns animais fugiam e precisavam ser detidos pelo rabo.

A pegada de boi

A perseguição e derrubada dos bois pela cauda passou a ser chamada de pegada de boi. Não demorou para que os vaqueiros que realizavam essa tarefa se tornassem respeitados e reverenciados na Caatinga. Os melhores vaqueiros recebiam prêmios que podiam ser o próprio animal ou valores em dinheiro.

Curiosidade: Os bois que fugiam do rebanho e não atendiam ao chamado do vaqueiro recebiam denominações como marueiro e barbatões.

Ritual festivo

A vaquejada foi adquirindo o formato que tem hoje aos poucos, o status de festa foi sendo delineado conforme mais pessoas do público em geral se interessavam em assistir ao espetáculo dos vaqueiros apartando os animais.

A partir da década de 1940 vaqueiros do Ceará e Bahia passaram a se juntar em pátios para juntos realizarem a sua própria vaquejada que nessa época ficou conhecida como ‘Corrida do Mourão’ ou ‘Corrida do Morão’. O vencedor dessa competição era o vaqueiro que tivesse a melhor puxada de boi.

Crescimento da atividade de Vaquejada

A vaquejada passou por um verdadeiro salto na sua evolução depois de alguns anos da Corrida do Mourão. As competições, organizadas por pequenos fazendeiros locais, tinham a exigência do pagamento de um valor de inscrição. O dinheiro arrecadado era usado para garantir uma estrutura melhor para o evento assim como premiar os vencedores.

Uma das mudanças mais significativas foi a substituição dos cavalos nativos locais por espécimes de alto padrão. A ‘arena’ também passou por transformações, a superfície que antes era de terra batida e cascalho passou a ser de areia. Houve demarcação do local e um regulamento foi criado.

Mecânica da competição de Vaquejada

A competição era realizada por duplas sendo que cada uma tinha a possibilidade de tentar derrubar três bois. Ao derrubar o primeiro boi a dupla recebia 08 pontos, já ao derrubar o segundo recebia 09 pontos e ao derrubar o terceiro ganhava 10 pontos. A pontuação de cada boi era somada no final para determinar o quanto a dupla tinha. Os vaqueiros campeões recebiam um prêmio em dinheiro. Competições de vaquejada com três bois ainda são chamadas de bolão.

Contornos modernos da Vaquejada

Na década de 1960 as pistas de disputa de vaquejada tinham um total de seis metros. Foi a partir dos anos 1980 que as pistas passaram a ter dez metros. Conforme o tempo passou as competições de tornaram cada vez mais um negócio rentável movimentando valores na casa de milhões entre premiações, organização de eventos e publicidade.

Os eventos de vaquejada costumam demandar investimentos médios de R$ 800 mil. Já um vaqueiro iniciante deve investir cerca de R$ 10 mil para entrar nesse ramo. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) estimou que são realizados em torno de 4 mil eventos desse esporte todos os anos.

Protetor de cauda

Para que o esporte pudesse continuar a ser realizado algumas regras de preservação da saúde dos animais e dos vaqueiros foram introduzidas. O destaque fica por conta do protetor de cauda usado nos bois que se caracteriza por ser um rabo artificial que reveste o rabo verdadeiro do boi.

Discussão

Mesmo com medidas que visam oferecer mais cuidado em relação aos bois a vaquejada ainda é uma atividade muito questionada. No Ceará, por exemplo, existe uma briga judicial que já resultou na proibição desse tipo de evento na cidade de Fortaleza bem como a divulgação de eventos realizados em cidades vizinhas.

Outros estados mantiveram a vaquejada, mas ainda com severas restrições. Trata-se de um assunto bastante polêmico que ainda vai ser muito debatido entre os competidores da vaquejada e os defensores dos direitos dos animais.