Curiosidades

Descubra Como Funciona a Fabricação de Botas Country Artesanais

Você sabe como são fabricadas as botas artesanais?
Veja os passos para a fabricação de botas artesanais

Quem gosta do estilo country sabe do valor que tem seu par de botas artesanais, além do valor agregado financeiro, não tem como deixar de lado a questão da beleza, assim como do conforto, que esses calçados – geralmente confeccionados a mão – oferecem. Historicamente, as botas começaram a ser fabricadas pelo homem para atender a principal demanda que o corpo pode ter, caminhar.

O complexo de caminhar é muito mais profundo do que apenas colocar uma perna na frente da outra. Para se ter uma ideia, ao caminhar o indivíduo move mais de 650 músculos, assim como cerca de 80% do esqueleto humano, que é composto por 208 ossos. As botas country artesanais começaram a ser confeccionadas com o objetivo de oferecer mais conforto para quem vive no ambiente rural. Atualmente, esses calçados carregam em si, também, o valor da aparência, por isso podemos encontrar modelos bastante variados.

Processo de Fabricação de Botas Country Artesanais

O processo listado aqui é o que a maior parte das marcas utiliza atualmente, combinando algumas etapas com equipamentos e outras à mão.

Escolha da Matéria-prima

O primeiro passo para o fabrico de botas country artesanais de qualidade é fazer uma seleção criteriosa da matéria-prima. O mais importante é que os materiais passem por um teste de resistência para que se estabeleça a sua durabilidade.

Corte da Palmilha e Sola no Balancinho

Para que haja padrão nos tamanhos das solas e palmilhas das botas, as fábricas trabalham com uma máquina chamada de Balancinho, que consiste numa forma com o formato do pé, que é pressionada sobre o material da palmilha e da sola por um balanço pesado. Alguns modelos podem exigir que o corte da bota seja feito com navalhas para balancinho, mas isso acontece somente nas botas que têm formatos diferenciados.

Lixação da Sola

Para que a bota que chega até o consumidor tenha boa durabilidade, é essencial que seja realizado esse passo de lixação da sola. Esse procedimento é feito com um equipamento próprio.

Construção do Corpo da Bota

Atualmente, até as mais tradicionais marcas de botas country artesanais contam com equipamentos que auxiliam na precisão dos cortes dos materiais, oferecendo mais dinâmica na confecção. Um desses equipamentos que ajuda bastante no processo é o que realiza o corte individual do material para o cano da bota. Por ser uma máquina computadorizada, realiza cálculos que oferecem melhor aproveitamento da matéria-prima.

Trabalho Manual

No processo de construção do corpo da bota o trabalho manual é indispensável e os artesãos ainda precisam usar um martelo para amaciar o couro.

Cano da Bota

Depois do corte realizado pela máquina e dos ajustes manuais feitos pelo artesão, chega o momento de, finalmente, fechar o cano da bota country com uma máquina de costura.

Cortando as Linhas

Mais uma etapa manual no processo de fabricação das botas é o de cortar as linhas que ficaram sobrando durante a costura do cano.

Puxador

Com o corpo da bota construído, é necessário fazer a colação do puxador, para que o cliente possa calçar o sapato sem dificuldades.

Parte Traseira da Bota

Para que uma bota country artesanal se torne mais confortável para o caminhar é essencial que ela tenha a parte traseira reforçada. Essa parte do calçado geralmente é pregada com o auxílio de uma máquina.

Bico da Bota

Quando os consumidores estão procurando uma bota country para chamar de sua, costumam ficar de olho no bico da mesma. A construção dele é feita com o auxílio de um equipamento específico.

Revisão

Toda empresa fabricante de botas country deve fazer revisão do produto para ter certeza de que sua construção está sendo feita corretamente e verificar se há possíveis defeitos. É como um controle de qualidade, para garantir que a peça saiu perfeita.

Aspiração do Couro

A bota que estamos descrevendo até esse momento não tem a sola e, para que a aplicação da mesma seja bem-feita, é necessário fazer um procedimento que se chama aspirar o couro. A sola é unida ao calçado por meio da ajuda de uma máquina que faz o ponteado e que reforça essa junção.

Acabamento

Para que a bota que será vendida esteja bonita e com um bom acabamento, é necessário lixar o calçado depois do processo de aplicação da sola. Com isso, se remove os excessos de ponteados e se tem um calçado mais bonito. Ainda no que diz respeito ao acabamento do calçado, é importante passar a bota por uma máquina de lustre. Assim, o couro estará reluzindo e pronto para ser usado.

Blaqueamento

Um processo que reforça o acabamento da sola das botas, inserindo costuras que tornam o solado mais fixo.

Da Fábrica Para a Sua Casa

Depois de todo esse trabalho para produzir botas country artesanais, chega o momento de elas saírem das fábricas para chegar à casa dos consumidores. Existem inúmeras lojas com foco nesse público-alvo e que trabalham com diferentes marcas. Você pode fazer as suas compras em lojas físicas e pela internet, sempre se lembrando de seguir as instruções de cuidados do fabricante para que o produto dure mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *