Música

A História e os Sucessos da Rainha do Sertanejo Roberta Miranda

Você gosta de Roberta Miranda?
Roberta Miranda: rainha do sertanejo – Crédito da Imagem: http://visit.rio

A precursora do que hoje recebe o nome de “feminejo” é, com certeza, a rainha do sertanejo Roberta Miranda. Nascida em João Pessoa no dia 28 de setembro de 1956, com o nome de batismo Maria Albuquerque Miranda, a artista de voz poderosa se consagrou como a primeira cantora brasileira a atingir um milhão e meio de vendas do seu primeiro trabalho. Nenhuma cantora bateu esse recorde com o primeiro álbum até os dias de hoje, realmente a rainha sertaneja tem estrela.

No hall de cantoras brasileiras que mais venderam discos, Roberta Miranda é a quarta colocada, ficando atrás somente de Rita Lee, Xuxa e Maria Bethânia. Quem não conhece os grandes sucessos da cantora, como “A Majestade O Sabiá” ou “Vá com Deus”? Canções que se tornaram símbolo da época em que foram lançadas e que, até hoje, estão em muitas playlists sertanejas.

Profissão: Cantora

Embora tenha nascido na Paraíba, a cantora foi criada em São Paulo, aonde chegou com a família quando tinha apenas 8 anos de idade. A família não aprovava o desejo da pequena Maria de querer ser cantora, mas desde cedo a futura Roberta Miranda sabia muito bem qual carreira queria seguir. O nome artístico foi criado na época em que a artista trabalhava como crooner em casas noturnas e bares de São Paulo.

O reconhecimento do seu trabalho veio no ano de 1985, quando Jair Rodrigues gravou a canção “A Majestade O Sabiá”, que é uma composição de Roberta. A música alavancou as vendas desse artista que já era conhecido do grande público brasileiro. Logo, o nome de Roberta Miranda se tornou cotado entre as grandes gravadoras e ela assinou contrato com a Continental, somente por essa gravadora seriam lançados 9 álbuns de grande sucesso. Depois a cantora mudou de casa, indo para a Polygram.

A Explosão dos Anos 1990

No repertório de Roberta Miranda encontramos uma grande variedade de canções, que oscilam entre o romântico e o estilo musical brega. Essas músicas eram exatamente o que grande público queria e Roberta Miranda se tornou aos poucos a Rainha do Sertanejo na década de 1990. Um dos diferenciais que ajudou a tornar a cantora uma das mais festejadas nacionalmente é o fato de combinar estilos em seu repertório.

Roberta Miranda nunca foi uma cantora de apenas um tipo de música e, dentre as suas gravações, tem canções de composição própria, canções de outros artistas, como Roberto Carlos, e, até mesmo, algumas músicas de forró. Assim, é possível ouvir Roberta Miranda nos mais diferentes momentos da vida, seja na tristeza de perder um grande amor ou mesmo para comemorar com os amigos.

Os Tempos Mudaram Para Roberta Miranda

Certamente artistas como Simone & Simaria, Marília Mendonça, Naiara Azevedo e Maiara e Maraísa têm em Roberta Miranda o grande exemplo e a precursora que tornou possível que atualmente haja a presença feminina tão forte no sertanejo, um estilo musical predominantemente masculino até algum tempo. Na comemoração das suas três décadas de carreira, Roberta convidou as artistas do “feminejo” para subirem ao palco ao seu lado.

A canção inédita que batiza o trabalha se chama “Os Tempos Mudaram” e é cantada por Roberta e Marília Mendonça. O repertório do show, realizado juntamente com as outras artistas sertanejas, inclui 21 canções, sendo que 14 entraram no CD, e têm como destaque alguns dos principais sucessos da carreira de Roberta, como “Vá com Deus”, “Meu Dengo” e “São Tantas Coisas”. Também entraram nesse show canções que são consideradas clássicas do sertanejo, como “Boate Azul”, “Estrada da Vida” e “Ainda Ontem Chorei de Saudade”.

A Poderosa Versão de “A Majestade O Sabiá”

Um dos momentos mais aguardados do show comemorativo de 30 anos de carreira de Roberta Miranda, com certeza, foi a última canção, “A Majestade O Sabiá”, em que a artista dividiu o palco e os versos de sua composição mais famosa com as novas representantes femininas do sertanejo. Cada artista e dupla recebeu um momento para cantar à capela, com direito a efeitos de luz especiais.

O final ficou por conta da poderosa e inigualável voz da eterna “Rainha do Sertanejo”, que fez questão de deixar claro que está feliz em ver que deixou o seu legado e que contribuiu de alguma forma para que mais mulheres pudessem entrar nesse mercado musical. A rainha passou o bastão para que a suas súditas também possam escrever uma história bonita na música sertaneja.

Grandes Sucessos de Roberta Miranda

Confira agora alguns dos grandes sucessos da cantora Roberta Miranda, uma das favoritas do público.

A Majestade O Sabiá – Versão Solo de Roberta Miranda

Meu Dengo

Vá Com Deus

São Tantas Coisas

Mistério

Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo

Dia D

Outra Vez

Sol da Minha Vida

Pimenta Malagueta