Moscas
Animais

Por que as moscas são prejudiciais aos olhos dos cavalos?

Basta a temperatura subir um pouco para que as moscas apareçam e comecem a incomodar os equinos. Além de deixar os animais irritados, esses insetos podem ser bastante nocivos para os seus olhos. Continue lendo para entender por que isso acontece e saber como agir.

Moscas: por que são nocivas para os olhos dos equinos?

As moscas podem irritar os olhos dos equinos, causando inchaço e secreções. Os sintomas de irritação podem se manifestar em um ou nos dois olhos do animal. Em alguns casos, a conjuntiva (membrana rosada que fica ao redor dos olhos) fica vermelha. A parte branca do olho do cavalo (chamada esclera) pode apresentar pequenos vasos sanguíneos, adquirindo uma aparência rosada ou avermelhada.

Como proteger os equinos?

Uma forma de proteger os seus cavalos da ação irritante das moscas é usar máscaras antimoscas, isso impede que os insetos pousem no local. Há diferentes tipos de máscaras, sendo que alguns possuem também a função de proteger o ouvido, impedindo picadas na parte interna das orelhas dos animais. 

Outra possibilidade é o uso de repelente de moscas, porém, é fundamental evitar que o produto entre em contato com os olhos do cavalo, pois também pode causar irritação. O criador deve verificar se o repelente está tempo suficiente na pele do equino para ser eficiente. 

Chame o veterinário

No caso de a irritação dos olhos dos seus animais de fazenda estar em um estágio mais grave, indicamos que seja chamado um veterinário. Nesses casos, podem ser administrados antibióticos ou esteroides ou, então, uma combinação de ambos para reduzir o efeito dos sintomas. Os antibióticos são empregados para combater infecções bacterianas e esteroides são utilizados para diminuir o processo inflamatório. 

Cuidado com colírios

É fundamental chamar um veterinário para examinar os animais da fazenda com problemas nos olhos. Um erro muito comum que muitos criadores cometem é o de utilizar colírios humanos nos animais, é completamente inadequado e não resolve a situação. Ressaltamos, ainda, que, no caso de animais que estejam competindo, é proibido o uso de esteroides. 

Outros prejuízos causados por moscas a saúde dos cavalos

É importante ficar sempre atento aos seus cavalos, se perceber que eles estão se coçando, saiba que esse é um sinal de alerta. Identificou coceira? Então saiba que você precisará desenvolver um plano de manejo adequado à situação. Moscas representam um grande perigo para cavalos por serem as responsáveis pela transmissão de BPB, que pode acarretar sarcoides. 

Além disso, a presença de uma infestação de moscas pode causar úlceras na córnea, o incômodo pode chegar a tal ponto que os animais passam a usar suas patas ou outras superfícies para resolver a coceira. Exatamente por isso, é essencial buscar por atendimento veterinário assim que detectar a presença das moscas. 

Como eliminar as moscas dos cavalos?

Saber como eliminar as moscas dos seus cavalos é a melhor forma de prevenir problemas em seus olhos e outras doenças decorrentes da presença desses insetos. A higiene do ambiente em que os cavalos são mantidos é essencial para prevenir e eliminar moscas. A seguir vamos apresentar dicas práticas para dar fim às infestações de moscas.

Mantenha o estábulo limpo

A limpeza do estábulo é crucial para evitar a proliferação de moscas, esses insetos se multiplicam com facilidade em ambientes com restos de alimentos, esterco, poças d’água. Para evitar dar origem a focos de sujeira, recomendamos que os criadores mantenham o lixo bem fechado e distante do estábulo. 

A esterqueira também deve ser alocada distante do local em que os cavalos ficam. Atenção com sacos de ração, que devem ser bem fechados. A grama deve ser bem aparada e é recomendado que se realize uma dedetização nos meses mais quentes do ano, período em que as larvas de moscas se desenvolvem mais rapidamente. 

Use repelentes naturais nos animais

O uso de repelentes de base natural, como cravo e citronela, é indicado para proteger os cavalos da ação irritante das moscas. Há uma grande variedade de produtos repelentes específicos para equinos, as versões em spray são mais fáceis de aplicar no dia a dia. 

Elimine grandes infestações

O problema de infestação é muito grave? Se a resposta for sim, pode ser interessante utilizar a estratégia de aplicar produtos mosquicidas feitos à base de cipermetrina a cada 15 dias. Após realizar a aplicação, deixe as baias vazias por pelo menos um dia. 

Nessas situações, o criador pode ainda dar um banho nos cavalos com a adição de produtos naturais, como extrato de nim ou citronela. Acrescente entre seis e oito gotas do produto na água do banho. Em caso de infestação de menor proporção, você pode utilizar fita adesiva para remover as moscas do equino. 

Evite infestações de moscas, pois elas podem ser muito nocivas para os seus cavalos. Cuide bem dos seus animais, essa é a melhor forma de revenção! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/