Curiosidades

Itens essenciais para a cavalgada

Saiba os cuidados necessários para uma boa cavalgada
Dicas para uma boa cavalgada – Crédito da Imagem: http://vivaanapolis.com.br

Segundo o dicionário Aurélio o verbo “cavalgar” significa montar, saltar por cima de, montar a cavalo, galgar, passar além ou estar sentado como se estivesse a cavalo. Porém no sentido subjetivo da palavra, cavalgar é muito mais que isso. Montar em um equino e sair por aí é criar uma conexão com o animal e sentir um pouco de liberdade com o vento no rosto.

Se você pretende sentir isso e começar a cavalgar continue lendo esse texto para saber tudo que você precisa para começar a atividade com segurança e conforto tanto para você quanto para o animal. Se você já pratica a cavalgada, também continue lendo para verificar se não está esquecendo nada. E, finalmente, se você nunca pensou nisso, também continue lendo. Quem sabe você gosta, não é mesmo?

Acessórios básicos para cavalgar

Já falamos por aqui dos acessórios essenciais para completar o seu haras. Agora vamos começar a mostrar todos os itens que você deve ter para cavalgar. Desse modo é possível manter você e o cavalo seguros e acomodados durante toda a movimentação. Confira:

Capacete: objeto importantíssimo para a segurança do cowboy e da cowgirl. Melhor começar falando do necessário! Lógico que não desejamos nada de ruim para quem monta, porém prevenir é essencial. Existem diversos modelos e cores de capacete no mercado. Escolha um de acordo com a sua personalidade e pronto!

Sela: esse é outro acessório que você nem deve pensar em não ter. Porém, antes de comprar converse com um profissional da área para entender qual é o melhor modelo para o seu corpo e para o corpo do equino, considerando o porte físico dele. E se já quiser testar, é importante se lembrar de que ao sentar no objeto, você deve ter garantia de não se sentir apertado, de se sentir bem e seguro o suficiente para não deslizar. Para o cavalo, é preciso verificar se o peso será distribuído corretamente no corpo do animal.

Outro ponto a se considerar é o tipo de sela. Existem alguns modelos do item no mercado e para ter certeza de que comprará o correto, pode experimentar e analisar qual é o mais adequado. O primeiro tipo que vamos apresentar é o inglês, que é menor e mais leve. Também existem as selas western, que possuem um chifre. E, por fim, existem os modelos australianos que podem ter a fôrma da inglesa dispensando o assento almofadado. Por vezes, é possível encontrar o tipo australiano com chifre. Ainda existem alguns modelos como a sela portuguesa, húngara e as especiais. Com tanta variedade, é preciso pesquisar bem antes de escolher.

Continuando a apresentar informações sobre selas, é essencial se atentar ao acolchoado. Esse objeto tem o dever de dividir o peso da cowgirl ou do vaqueiro e da sela da maneira mais confortável possível para o cavalo. O acolchoado deve ter painéis laterais e ser estofado o suficiente de acordo com o modelo da sela escolhida.

Embocadura: esse artigo é também chamado de freio, pois faz o papel dele. Para comprar a embocadura adequada é preciso conferir se ela serve para o equino. O bem-estar do animal deve estar sempre em primeiro lugar.

Cabeçadas: item que é uma tira de couro usada para segurar a embocadura.

Rédea: esse artigo serve para controlar a velocidade do cavalo quando preciso.

Cabresto: essa peça é como se fosse um arreio produzido de corda ou couro sem freio ou embocadura que ajuda a controlar a marcha do cavalo.

Manta: esse artigo serve para ser colocado antes da sela para que o animal não sofra com o atrito dela na pele.

Estribos: local em que as cowgirls e os cowboys acomodam os pés. Os estribos também servem para dar impulso para que o animal comece a andar.

Loro: objetos de couro que têm como dever dar apoio aos estribos.

Barrigueira: artigo que tem como objetivo manter a sela junto ao equino. A barrigueira passa pela barriga do cavalo e deve ser ajustada de modo que não fique muito apertada para não machucá-lo ou muito frouxa, pois perderá sua função.

Luvas: essas peças são ótimas para evitar o desgaste dos dedos e das mãos todas. Além disso, um par de luvas de qualidade não permite que a mão deslize da rédea com facilidade.

Calçado para montadores: são sapatos ou botas desenvolvidos especificamente para a prática da cavalgada. O design e tipo de material de fabricação trazem conforto e segurança para o usuário.

Calça para montadores: outro item de vestuário que é interessante de se considerar, pois são feitos para se usar nesse tipo de esporte. A maioria dos modelos possuem joelheiras feitas de tecido e remendos especiais nas zonas de assento.

Não se esqueça de que, além de analisar os melhores modelos e tamanhos dos equipamentos para cavalgada, é preciso considerar a qualidade destes. Por isso, confira nosso site! #ficaadica