Dicas para preparar o chimarrão perfeito

Como preparar um chimarrão

Chamado de chimarrão ou simplesmente de mate nome mais comum em países de língua castelhana essa bebida é uma das principais companheiras nos dias de frio para quem mora mais ao sul do Brasil. Sua origem está ligada aos povos indígenas, como os guaranis e caingangues. A seguir, descubra os segredos para preparar o chimarrão perfeito!

O que é chimarrão?

Antes de aprender a preparar chimarrão, é essencial entender o que é. Basicamente, trata-se de uma bebida resultante da combinação de erva-mate (Ilex paraguariensis) moída com água quente sem ferver, preparada dentro de uma cuia de chimarrão, com auxílio de uma bomba específica para isso. O sabor da bebida é particularmente amargo: quanto mais erva-mate, mais amargor.

A erva utilizada para o preparo do chimarrão consiste em folhas e ramos que devem estar secos e ser triturados, passando, posteriormente, por uma peneira. É interessante observar que em cada região a granulosidade da erva varia, conferindo um sabor mais ou menos intenso. Na dúvida, pesquise erva-mate comprar. Na loja Rodeo West você encontra opções tradicionais e de excelente qualidade.

Utensílios para o preparo do chimarrão

Para colocar em prática o passo a passo é fundamental contar com alguns utensílios específicos:

Cuia: o recipiente em que a erva deverá ser amassada. Você encontrará opções mais clássicas, como aquelas feitas de porongo natural, e outras mais modernas, com revestimento de alumínio. Para quem gosta de levar o chimarrão em pequenas viagens, a dica é conhecer a cuia térmica com bico em inox. Escolha a que melhor se adequar ao seu gosto pessoal.

Porta-cuia: algumas cuias vêm acompanhadas do porta cuia, que pode se mostrar bastante útil no momento do preparo da bebida.

Bomba: é o utensílio utilizado para amassar a erva mate. Quando for comprar, observe que existem bombas para chimarrãobombas para tereré (versão gelada do chimarrão, muito consumida na região centro-oeste do Brasil). 

Erva-mate: quando for escolher a erva-mate para o seu chimarrão, observe o quanto o produto é natural e se suas propriedades são preservadas.

Dicas de como preparar chimarrão – passo a passo

A seguir, confira o passo a passo para preparar um chimarrão perfeito e deixar os seus dias de inverno mais quentinhos e saborosos.

  1. Coloque erva-mate até a altura do pescoço da cuia.
  2. Para fazer o morro, tampe um dos lados da cuia com a mão e vire-a horizontalmente, de maneira que a erva-mate penda para um dos lados.
  3.  Misture água quente (deve estar a 70°C, nunca fervida) e água em temperatura ambiente para que a bebida fique morna. A água deve ser adicionada ao espaço sem erva da cuia: deve permanecer inclinada.
  4. A cuia deverá permanecer inclinada no porta-cuia por cerca de 4 minutos para cevar a erva. O objetivo é que a água combine com a erva, fazendo-a formar o morro.
  5. Deixe a cuia na posição de sorver o mate e, então, adicione mais água quente, até que alcance a borda.
  6. Chegou o momento de usar a bomba: tampe com o dedo a extremidade superior para não entrar ar e coloque-a na cuia, ajeitando-a na lateral para que você possa beber.

Quem vai compartilhar o chimarrão deve beber até ouvir uma espécie de ronco e, então, passar adiante.

Tereré x Chimarrão

Se no inverno o chimarrão é a companhia perfeita, no verão o melhor é dar lugar para o tereré, versão gelada da bebida com erva-mate. Além de ser uma bebida gelada e refrescante, o tereré se difere do chimarrão por usar erva que permaneceu em repouso por cerca de oito meses antes do consumo, além de ter passado por um trituramento grosso. Como as folhas do tereré são cortadas mais grossas, é mais difícil ocorrer entupimentos na bomba.

Como preparar tereré

Para preparar tereré você precisará de um copo (pode usar cuia também), uma bomba e da erva-mate.

  1. Adicione no copo ou na cuia ⅔ de erva-mate.
  2. O copo deve ser virado horizontalmente, de maneira que a erva-mate fique concentrada em um dos lados. Use a bomba para pressionar a erva, deixando, assim, o espaço da água livre.
  3. Incline o copo e despeje água gelada no espaço livre. Nunca jogue água no topo da erva, pois isso pode entupir a bomba.

O tereré deve ser consumido gelado. É uma bebida refrescante que ideal para os dias de verão.

Gostou das dicas de como preparar o chimarrão perfeito e um excelente tereré? Já experimentou alguma dessas bebidas? Deixe o seu comentário!