Pônei brasileiro
Animais

Pônei brasileiro: características, alimentação e curiosidades sobre esses animais

O Pônei Brasileiro tem como uma de suas principais funções a iniciação de crianças na equitação. No entanto, além disso, pode ser usado com sucesso também para atividades de tração leve. Tem boa performance no galope e no trote, sendo um animal interessante para quem está considerando iniciar uma criação. Continue lendo para conhecer mais sobre esse animal.

Pônei Brasileiro: conheça mais sobre ele

Confira a seguir todos os detalhes sobre essa raça equina que vem ganhando destaque no cenário brasileiro.

Características

O Pônei Brasileiro tem como sua principal característica a baixa estatura. Os machos dessa raça medem cerca de 0,95 cm, as fêmeas geralmente são um pouco maiores, medindo cerca de 1,05 cm.

Embora sejam baixos, apresentam musculatura forte, os seus ossos são secos e bem definidos. No quesito resistência é um animal de excelente entrega. O peso, na idade adulta, varia entre 90 e 100 quilos.

Essa raça apresenta uma cabeça de formato triangular e seus olhos são grandes e cheios de expressividade. O Pônei Brasileiro apresenta orelhas pequenas e móveis. Como tem trote bem articulado é bastante procurado para participar de competições. A crina desse equino é bastante volumosa e de aparência sedosa, tem um visual muito bonito.

Para os criadores interessados, é válido mencionar que não demandam uma alimentação tão volumosa quanto os outros cavalos e nem ocupam tanto espaço. Por exemplo, em um espaço de dez mil metros quadrados é possível criar em torno de 60 indivíduos. Com temperamento dócil e obediente podem ser tratados por crianças.

Alimentação

Esses animais não comem tanto quanto outras raças, porém, eles gostam de ter acesso a alimentos frescos como capim, gramínea, sal mineral, feno de alfafa e ração. Os criadores devem dar uma atenção especial aos cuidados de contenção de vermes por causa do capim. Investir na vermifugação desses equinos é relevante para evitar infestações.

Carrapatos

Embora o pônei brasileiro quase não enfrente problemas de saúde, é necessário ter cuidados com parasitas como carrapatos. Por isso, é preciso realizar uma higienização frequente nos pôneis.

As orelhas devem ser mantidas limpas e a crina bem aparada para reduzir as chances de proliferação dos parasitas. O pelo pode ser escovado com frequência e suas patas demandam um cuidado especial de higiene.

Reprodução

Os pôneis são considerados adultos com dois anos e, a partir desse momento, podem dar início à reprodução. Quando são criados em cativeiro, geralmente iniciam a reprodução a partir dos quatro anos. O período de gestação é de, em média, 320 dias. Em comparação com os cavalos, o parto dos pôneis tende a ser mais simples e rápido.

O período transcorrido entre as primeiras contrações da égua e o nascimento do potro é de cerca de dez minutos. Depois de duas horas de nascido, os potrinhos começam a mamar. Logo em seguida, já estão em pé e podem dar seus primeiros trotes. O desmame acontece aos seis meses de idade. Podem viver em média 20 anos, contudo, há registros de indivíduos que viveram até 36 anos.

Curiosidades sobre pôneis

Confira abaixo alguns pontos curiosos sobre os pôneis.

Semelhança com o Mini Horse

No mundo, há diversas espécies de pôneis. Só no Brasil existem cerca de dez. Dentre essas é possível identificar semelhanças entre o Pônei Brasileiro e o Mini Horse. A diferença entre as duas está na estatura dos animais.

Presentes

Algo interessante sobre os pôneis é que, durante os séculos 17 e 18, eles eram dados como presentes para os reis. Isso porque são animais muito dóceis e obedientes. Ainda hoje os pôneis têm essas características reconhecidas pelo ser humano.

Passeio de pônei

No Haiti, os pôneis são bastante utilizados como meio de transporte devido à sua constituição forte. Os turistas costumam conhecer as cidades montados em pôneis. Pode ser utilizado ainda em atividades esportivas como o polo.

Cada vez menor

Uma tendência identificada no âmbito de pesquisa é buscar pelo desenvolvimento de raças de pôneis cada vez menores.

Origem do Pônei Brasileiro

O Pônei Brasileiro se originou do cruzamento entre as raças Shetland e Falabella. As primeiras espécies surgiram em Minas Gerais e depois se espalharam por cidades dos estados de Goiás, Bahia e outros estados da região Nordeste.

Diferenças entre pôneis e cavalos

Uma dúvida frequente diz respeito à diferença entre cavalos e pôneis. Essas diferenças vão muito além da estatura. A cauda e a crina são bem mais densas nos pôneis e sua estrutura óssea é mais pesada, além disso, eles têm as patas curtas.

Associação Brasileira do Cavalo Pônei (ABCP)

Em 1970, houve a fundação da Associação Brasileira do Cavalo Pônei (ABCP) com o objetivo de gerir a criação desses animais. Há a tentativa de uniformização das raças para alcançar uma melhor performance na criação de pôneis.

Gostou de saber mais sobre o Pônei Brasileiro?

Fonte imagem: pixabay.com