Pinturas de Cavalo
Curiosidades

Pinturas de cavalo – Incríveis obras de arte relacionadas a esse animal

Há uma grande variedade de pinturas de cavalo famosas, obras de grandes artistas que se inspiraram nesses belos animais para representar sentimentos e transmitir mensagens. Continue lendo para conhecer mais sobre a presença dos equinos na arte e sobre os artistas que escolheram retratá-los.

Pinturas de cavalo famosas

Os cavalos são animais belos e de grande força, motivos pelos quais eles estão presentes em inúmeras obras de arte. Confira a seguir algumas das pinturas mais famosas em que os equinos aparecem conhecendo melhor a história por trás delas. Lembrando que há diversas outras telas famosas em que os equinos figuram.

Obra: “Racehorses at Longchamp”, de Edgar Degas (1875)

Edgar Degas é um nome muito importante do impressionismo francês, nasceu em 19 de julho de 1834 e faleceu em 1917. Tornou-se consagrado por suas obras que retratam figuras femininas, em especial uma série de bailarinas.

Na década de 1960, deu início a uma série de retratos em especial de músicos que se apresentavam na casa do seu pai. Foi em uma visita à casa de amigos na Normandia que Degas passou a se interessar por pintar telas com cavalos.

Nessa fase, o artista passava horas no hipódromo de LongChamp. O amor de Degas por cavalos era comparável apenas ao seu amor por balé. Em 1875, ele pintou esse fabuloso retrato da pista de corrida de cavalos de LongChamp.

https://uploads3.wikiart.org/images/edgar-degas/race-horses-at-longchamp-1874.jpg!Large.jpg

Obra: “The Horsewoman”, Édouard Manet (1875)

Édouard Manet nasceu em 23 de janeiro de 1832, em Paris, e faleceu em 1883. É interessante mencionar que ele foi amigo de Edgar Degas. A obra de Manet se caracteriza pelo fato de que ele foi o primeiro artista a captar em suas pinturas o cotidiano da cidade. Para Manet, o verdadeiro artista é aquele que consegue extrair o lado épico da vida moderna.

A obra “The Horsewoman” retrata uma mulher sobre um cavalo e faz parte de uma série inacabada de pinturas que deveria retratar as quatro estações do ano tendo figuras femininas como centro das telas. O trabalho foi uma encomenda de Antonin Proust que era o então ministro das Belas Artes.

https://uploads3.wikiart.org/images/edouard-manet/the-horsewoman-1875.jpg

Obra: “At the Circus Fernando, The Rider”, de Toulouse-Lautrec (1888)

O pintor pós-impressionista e litógrafo, Henri de Toulouse-Lautrec, nasceu em 24 de novembro de 1864 em Albi, uma comuna francesa. O artista faleceu em 1901. Ele tinha uma doença genética rara chamada Pycnodysostosis, que se caracteriza pela baixa estatura e ossos frágeis. A doença passou a ser chamada de doença de Toulouse-Lautrec mais tarde.

Embora tivesse dificuldades decorrentes da doença, levava uma vida boêmia, sendo assíduo frequentador do Moulin Rouge e outros cabarés. Dentre a vasta obra do artista destacamos o quadro em que ele retratou um cavaleiro de circo. Assim como em outras obras de Lautrec, é possível identificar grande espontaneidade do traço.

https://uploads7.wikiart.org/images/henri-de-toulouse-lautrec/at-the-circus-fernando-the-rider-1888.jpg!Large.jpg

Obra: “Equestrienne”, de Marc Chagall (1931)

O pintor russo-francês Marc Chagall nasceu no Império Russo em 6 de julho de 1887 e faleceu em 28 de março de 1985. A pintura “Equestrienne” faz parte de um conjunto de pinturas que o artista produziu com o tema de circo. Contudo, nessa tela a cena retratada não é grotesca como em trabalhos anteriores.

Chagall vivia uma fase feliz e mundana em sua vida, algo que foi transportado para essa pintura em que há uma bela e delicada amazona pousada sobre uma sela de cavalo ricamente ornamentada. Uma linda pintura em que o cavalo ganha destaque por sua beleza.

https://www.marcchagall.net/images/paintings/equestrienne.jpg

Obra: “The Blank Cheque”, de René Magritte (1965)

René Magritte nasceu na Bélgica em 21 de novembro de 1898 e faleceu em 15 de agosto de 1967. Destacou-se na pintura surrealista e integra nossa lista de pinturas de cavalo com o surpreendente “The Blank Cheque”, de 1965. Nesse quadro vemos uma mulher a cavalo entre árvores em um bosque.

Ao mesmo tempo em que as árvores camuflam a mulher, podemos vê-la camuflando também o bosque. O cavalo é um elemento que traz noção de realidade, mas que também contribui para um toque surreal.

https://wahooart.com/Art.nsf/O/5ZKELF/$File/Rene+Magritte+-+The+Blank+Check+.JPG

Obra: “Cavalos”, de Carybé (1977)

Hector Julio Páride Bernabó nasceu em Lanús, Argentina, no dia 7 de fevereiro de 1911 e faleceu em 1997. Conhecido pelo nome artístico de Carybé, foi um artista inigualável que escreveu uma história entrelaçada com o Brasil. Em 1919, veio morar no Brasil e, embora tenha vivido entre muitos países até meados dos anos 1940, sempre retornou ao nosso país.

Na obra de Carybé há diversos quadros em que é possível ver figuras fortes de cavalos. O quadro “Cavalos”, de 1977, tem o estilo bastante característico do artista, especialmente na forma como as figuras são representadas. Uma obra que ao mesmo tempo em que retrata uma cavalgada remete a uma linda e vívida estampa de equinos.

https://blombo.com/media/catalog/product/cache/1/image/600×600/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/c/a/cary18883_caryb_-_cavalos._vinil_encerado_sobre_placa_35x50_cm_1977_a.c.i.d.jpg

Quem gosta de cavalos pode encontrar com facilidade diversos tipos de quadro decorativo com esses animais. Pode ser interessante para decorar sua casa!

Fonte imagem: eltonbrunetti.com.br