Missouri Fox Trotter
Animais

Missouri Fox Trotter: descubra algumas curiosidades dessa raça de cavalo

A raça de equinos Missouri Fox Trotter, originária dos Estados Unidos, se desenvolveu nas montanhas de Ozark e tornou-se conhecida pela sua marcha característica. Continue lendo para saber mais sobre essa raça que é conhecida por seu trote único e algumas curiosidades a seu respeito.

Missouri Fox Trotter: origens da raça

Essa raça de cavalo, como citado anteriormente, tem suas origens nos Estados Unidos. Seu nome se deve ao fato de ter se desenvolvido nas montanhas de Ozark, no estado norte-americano do Missouri, através do trabalho de colonos no começo do século 19.

Uma curiosidade interessante de mencionar é que os Ozarks (cordilheira bastante arborizada) cobrem boa parte do estado do Arkansas e parte da metade sul do Missouri. A história prática dessa raça tem início com os cavalos levados por colonos de outros estados norte-americanos – como o Tennessee, Virgínia e Kentucky – para o Missouri.

Fizeram parte desse processo de formação da raça com contribuições de características raças como Morgan, Arabian, Tennessee Walking Horse, American Saddlebred e Standardbred. Atualmente, os indivíduos dessa raça demonstram um amplo leque de habilidades e estão presentes nas mais diversas atividades.

A marcha

Logo que a raça Missouri Fox Trotter se desenvolveu, se tornaram notórias as suas habilidades de animal de carga. Bastante resistente, apresenta movimentos relevantes para o bom desempenho do trabalho.

A sua marcha, conhecida como “fox trot”, se caracteriza por ser uma marcha diagonal quebrada de quatro tempos. O pé anterior do par diagonal pousa antes do traseiro, evitando, assim, o momento de suspensão. Seu caminhar tem grande suavidade.

O andar diferenciado desse animal se mostrou particularmente interessante para o ambiente dos Ozarks. Em um cenário rochoso como esse é importante contar com animais capazes de se mover com segurança.

Além disso, a raça ganhou a confiança de criadores de gado por demonstrar excelente desempenho em atividades que envolvem rebanhos. É um cavalo com excelentes aptidões para uma série de trabalhos.

Missouri Fox Trotter: conheça algumas curiosidades

Os equinos dessa raça ganharam uma posição de destaque entre os animais para trabalho em fazenda por suas habilidades e características físicas. Na metade do século passado, cruzaram as fronteiras dos Estados Unidos, ganhando fama e conquistando adeptos em todo o mundo.

Que tal conhecer algumas curiosidades sobre a raça Missouri Fox Trotter?

Habilidades

O cavalo Missouri Fox Trotter se caracteriza por ter um andar peculiar que permite a ele caminhar com segurança pelo ambiente rochoso dos Ozarks, além de ser um grande aliado dos criadores de gado. Mas, além disso, esse animal tem outras habilidades, como ser excelente para trilhas e programas de equitação para deficientes físicos.

Sua marcha é bastante apreciada por cavaleiros que gostam de trilhas. Seu passo decidido, resistente e sua capacidade de carregar peso fazem desse cavalo um dos melhores para trilhas, em especial em terrenos mais tortuosos. O andar cadenciado e suave dessa raça também faz dela adequada para programas de equitação voltados para deficientes físicos.

Contribuição com o serviço florestal

Nos Estados Unidos, o serviço florestal tem bastante destaque e um dos cavalos preferidos para as atividades de patrulhamento é o Missouri Fox Trotter. Um grande aliado para os profissionais que precisam estar atentos e prontos para se deslocar com prudência e agilidade em meio às florestas.

Exportação

Foi na década de 1950 que teve início a exportação dos cavalos Missouri Fox Trotter para a Europa. A partir de então, esse cavalo de andar cadenciado ganhou o mundo.

Trote da raposa

Fox Trot significa trote da raposa e faz referência à forma como esse equino realiza a sua ambling marcha, cheio de graça e elegância. Mais do que um caminhar elegante, o animal possui uma marcha que o torna habilitado para executar uma grande diversidade de atividades.

Registro inicial

A raça teve seu registro inicial no ano de 1948. Em 1992, teve início um registro europeu do animal. No ano de 2009, foi feita a estimativa de que em torno de 600 Fox Trotters viviam no continente europeu. Em 2006, teve início nos Estados Unidos um registro menor com o objetivo de preservar o tipo original dessa raça.

Marca de quase 100 mil

A partir do ano de 2012, esse cavalo chegou à marca de quase 100 mil indivíduos.

Cavalo muscular

Os cavalos da raça Missouri Fox Trotter se caracterizam por terem grande força muscular e serem de médio porte, sua altura varia entre 1,42m e 1,63m. Trata-se de uma raça musculosa, cujos ombros são inclinados e as pernas são robustas. Um exemplar dessa raça pesa entre 410 e 540 kg, é utilizado especialmente para a pista de equitação e para desempenhar trabalho de fazenda.

Agora você já conhece as principais curiosidades e características do cavalo Missouri Fox Trotter! Aproveite para enviar este conteúdo para seus amigos que também são apaixonados por cavalos!

Fonte imagem: horsebreedsinfo.com