O que é o queijo canastra?
Curiosidades

Queijo canastra: como é produzido o melhor queijo do mundo?

O queijo canastra, produzido em Minas Gerais, foi escolhido como o melhor do mundo pelo site croata “Taste Atlas”. Em uma escala de 5 pontos, o queijo brasileiro alcançou nada menos do que 4,7 pontos. Continue lendo para saber mais sobre essa iguaria brasileira.

O que é o queijo canastra?

A produção de queijo canastra é uma tradição da região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Inclusive, para que esse queijo seja considerado original deve ser produzido nessa região.

Trata-se de um produto totalmente brasileiro que entrou para o seleto grupo de queijos nomeados de acordo com sua cidade de origem como, por exemplo, o Gouda da Holanda, o Gruyère da Suíça e o Camembert da França.

Qual é a história do queijo canastra?

O queijo canastra possui uma história bem brasileira que teria começado com um queijo que os portugueses trouxeram para cá. Contudo, acabou adquirindo outras características, tornando-se mais encorpado, em decorrência das condições locais, como temperatura, altitude, água e terreno.

Atualmente, o único ponto em comum entre os dois tipos de queijo é que ambos são feitos a partir de leite cru ao invés de leite pasteurizado. No começo, era produzido apenas com a finalidade de sustento familiar.

Contudo, depois de algum tempo, passou a ser produzido para outras cidades. Sendo um queijo de grande qualidade, o canastra acabou se difundindo pelo Brasil e pelo mundo.

Que sabor tem o queijo canastra?

Seu sabor é bastante peculiar, é forte e bastante marcante. É levemente picante e com acidez na medida certa. É um queijo de cor amarela e textura entre o macio e o seco.

É bem diferente do queijo minas, pois este é bem mole. A parte interna é bem aerada, apresentando certa quantidade de orifícios. Este queijo possui casca grossa e de um tom mais amarelado, aspecto adquirido após um mês de cura.

Como é produzido o queijo canastra?

Agora que você sabe que o queijo canastra é o melhor queijo do mundo, deve estar se perguntando como ele é produzido. Como já citamos, esse queijo é feito a partir de leite de vaca cru.

Inclusive, a ordenha da vaca é realizada na mesma propriedade em que o queijo é fabricado. Um queijo de sabor único e que tem suas receitas passadas de geração em geração.

No ano de 2008, o método de produção desse queijo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Os processos são resultado do esforço conjunto de diversos produtores mineiros. Em outras palavras, o grande segredo para a produção de um queijo tão incrível e saboroso é o trabalho focado dos produtores. Há imensa dedicação para produzir cada vez queijos de melhor qualidade.

Mais uma vez reforçamos que o verdadeiro queijo canastra é aquele fabricado na Serra da Canastra. Uma forma prática de identificar os queijos originais é pela etiqueta de caseína, uma espécie de selo de autenticidade global que marca o queijo sem influenciar no seu gosto. A textura e o sabor únicos são resultado da metodologia de trabalho e das condições climáticas locais.

Como consumir o queijo canastra?

Esse queijo é bastante versátil, podendo ser consumido puro ou em receitas muito saborosas. No caso de quem vai se deliciar com o canastra puro, indicamos harmonizar com uma bebida.

Por ter um sabor mais forte, é interessante harmonizá-lo com vinho tinto encorpado. Mas, é claro que sendo um queijo mineiro também harmoniza bem com cachaça e até com uma cerveja gelada.

Boas companhias gastronômicas para esse queijo são geléia de morango, amora e outras frutas adocicadas, além de goiabada caseira. O queijo canastra é bem interessante como ingrediente do delicioso pão de queijo mineiro.

Mais uma saborosa iguaria é o bolo de fubá com queijo canastra. Outra receita incrível com esse queijo é o biscoitinho mineiro da canastra, feito também com polvilho. E que tal um petisco como uma bolinha de queijo feita de queijo canastra?

Outros queijos brasileiros famosos

O queijo canastra recebeu o título de melhor queijo do mundo, mas não é o único orgulho brasileiro nesse setor. Outros dois queijos brasileiros figuram na lista produzida pela Taste Atlas, sendo eles o queijo minas e o queijo coalho.

O queijo minas ficou em 100° lugar, com a nota de 4.3 em uma escala de 5. Já o queijo coalho ficou em 70° lugar, alcançando uma nota de 4.4. O reconhecimento dos queijos brasileiros é uma prova de que o trabalho com afinco e qualidade traz resultados. A gastronomia brasileira está conquistando o mundo por seu sabor diferenciado e excelência de produção.

Gostou de conhecer mais sobre o melhor queijo do mundo? Você já provou queijo canastra? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pixabay.com