Sela
Curiosidades

Sela e performance do cavalo – Qual a relação

Você sabia que uma sela perfeitamente ajustada ao seu equino contribui para uma melhor performance e para a manutenção da saúde dele? Nos últimos anos, o conceito de saddle fitting (ajuste de selas) vem ganhando espaço especialmente no meio competitivo de provas de Três Tambores. 

Entenda por que a sela precisa ser ajustada

Quando a sela não é perfeitamente ajustada ao animal, isso pode acarretar uma série de problemas de saúde, como claudicações, dores lombares, entre outros. Além disso, afeta o comportamento do equino, tornando-o irritadiço e imprevisível. É um grande risco para cavaleiros e amazonas conduzirem cavalos que estão incomodados por uma sela que não se ajusta ao seu corpo.

Assim como as pessoas, os animais têm corpos diferentes que apresentam demandas únicas para que se sintam confortáveis com acessórios como selas de cavalos. Há formas práticas de detectar que a sela do seu equino não está devidamente ajustada e, até, de encontrar opções mais interessantes, no entanto, nossa recomendação é a busca de orientação de um profissional especializado em saddle fitting, em especial para quem participa de competições como Três Tambores.

Sinais de uma sela desajustada

A seguir, listamos os principais sinais de que uma sela de cavalo não está perfeitamente adequada para o animal:

  • A sela deixa marcas na pele ou no pelo do cavalo;
  • Comportamento irritado do equino ao ser selado;
  • A barrigueira precisa ser demasiadamente apertada para segurar a sela;
  • A sela toca na coluna ou cernelha do equino; 
  • Aparente atrofia da cernelha ou da escápula; 
  • A sela se move de um lado para o outro ou cai lateralmente;
  • A linha superior do cavalo parece menos arredondada e roliça; 
  • O cavaleiro é arremessado para frente ou lateralmente enquanto monta o cavalo. 

Teste de sela

Quer fazer um teste prático para saber se a sela do animal está ajustada? Basta que você coloque a sela e a manta no seu cavalo, ajustando sem fazer pressão à barrigueira. Em seguida, passe a sua mão por baixo da sela para verificar os pontos de pressão exercidos por ela no animal. 

Outro teste rápido é posicionar a sua mão sobre a escápula do seu cavalo selado e pedir para que alguém o puxe. Assim, poderá sentir como é o movimento da sela em conjunto com o movimento do seu equino. Se detectar pontos de pressão desiguais, saiba que há algum problema com a sela. 

Qual a relação de uma sela ajustada com a performance do cavalo?

Alguns tutores se preocupam em comprar selas bonitas, outros aquelas que são indicadas para determinadas raças de cavalos, mas nem sempre se atentam para a importância da parte interna desse item. 

Pense na sela do seu cavalo como uma camisa que vestirá de maneira distinta pessoas que usam a mesma numeração. Para um indivíduo, a camisa pode ficar perfeita, permitindo todos os movimentos e, para outro, pode ficar apertada nos braços, por exemplo.

Então, a escolha deve ser feita observando as medidas e forma do corpo do seu cavalo especificamente. Não se guie pelo exemplo de alguém que tem um equino da mesma raça ou de um tamanho semelhante. Uma sela que faz pressão de forma inadequada pode gerar problemas na coluna do seu animal e impedi-lo de usar todo o seu potencial em sua performance de trote e corrida.

O fato de estar usando uma sela desconfortável, o torna menos suscetível a obedecer ao seu cavaleiro/amazona. Um animal instável pode ser bastante perigoso para quem está montando, acidentes podem ser resultados de um longo período de desconforto do cavalo. Há vários estudos de caso que relatam a melhora de desempenho de animais que receberam selas ajustadas ao seu corpo. 

Investir no bem-estar do seu cavalo é investir em ter um animal saudável e de comportamento mais dócil. Você perceberá que atividades, como a montaria, se tornarão muito mais agradáveis. 

Como medir seu cavalo

Como já mencionamos, o ideal é contar com a experiência de um profissional especializado em saddle fitting para encontrar a sela perfeita para o seu cavalo. No entanto, você pode usar um método simples para saber se uma sela está minimamente alinhada com a forma do corpo do seu equino. 

Use uma haste flexível para moldar as costas do cavalo, atrás da cernelha, o ponto em que a sela se encaixa no animal. Em seguida, faça um desenho da forma em um papel e verifique se a sela em questão se encaixa adequadamente. Fazendo isso, você conseguirá ter uma ideia se a abertura da sela se encaixa perfeitamente ao corpo do seu equino. Essa compatibilidade de medidas é crucial para que o animal fique confortável e possa se movimentar com mais liberdade.

Gostou de saber mais sobre selas e sua importância para o desempenho de cavalos? Confira outras novidades do mundo country em outros posts no blog da Rodeo West! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/home