Como treinar um cavalo
Animais

Como treinar um cavalo: Veja dicas para ser um treinador profissional

Se você deseja aprender como treinar um cavalo efetivamente para investir nessa carreira profissional, deve conhecer alguns dos principais desafios que surgirão em seu caminho e como superá-los. Determinação e compreensão de que, no início da carreira, um treinador não ganha tão bem é fundamental, assim como a prática de manejo dos equinos. 

Como treinar um cavalo: 5 dicas de como se tornar um treinador

Seu sonho é ser um treinador de cavalo? Então saiba que precisará se dedicar a aprender o máximo possível sobre os equinos e ter paciência para se consolidar nesse ramo bastante competitivo. A seguir, listamos algumas dicas bastantes relevantes para o seu aprimoramento profissional. 

1 – Não é uma profissão para enriquecer

Quem deseja treinar cavalos deve ter isso em mente, pois é um trabalho árduo e que demanda bastante tempo para cada animal. Sendo assim, mesmo dedicando muitas horas do seu dia para as suas atividades profissionais, dificilmente você conseguirá atender equinos suficientes para enriquecer, no máximo, poderá viver bem se for reconhecidamente excepcional como treinador. 

Será necessário, ainda, fazer um investimento financeiro em um espaço e equipamentos próprios para essa atividade. Há a possibilidade de exercer outras atividades ligadas ao ramo de treinamento de animais paralelamente, mas é importante não desvirtuar a sua dedicação a se tornar cada vez melhor em sua demanda principal. Se tiver como um dos seus focos principais o enriquecimento com esse trabalho, você poderá se frustrar.

2 – Tenha bom preparo físico

Algo essencial a respeito de como treinar um cavalo é que se trata de uma atividade física extenuante, embora no começo possa parecer um sonho dourado passar o dia todo montando cavalos. Um treinador que conquista o status de excelência pode chegar a montar 18 equinos por dia, seis dias por semana. Isso demanda força e preparo físico. Lembre-se que a cada novo animal que montar é necessário zerar o cansaço e se dedicar com o mesmo afinco.

3 – Saiba administrar a pressão

Quem opta por atuar como domador de cavalo e treinador de animais de competição precisa saber lidar com a pressão constante pela obtenção de resultados com rapidez. Entender as necessidades de cada equino e encontrar a melhor forma de trabalhar com cada um é crucial para ser um treinador respeitado. Além disso, há a pressão financeira gerada pela iminência da perda de animais do seu grupo de treinamento. 

Quando um animal sai da sua lista de atendimento, pode comprometer o pagamento do aluguel das baias dos outros cavalos. Também é preciso ser um administrador racional e ter resiliência para se adaptar às dificuldades, pois, como mencionamos acima, não é exatamente uma atividade que te deixará rico. 

4 – Trabalhe a autocrítica constante

Conforme seu trabalho de treinador de cavalos vai se tornando reconhecido no mercado, é necessário aumentar sua dose de autocrítica para conseguir identificar potenciais problemas com sua metodologia e ir corrigindo. É muito fácil se deslumbrar com bons resultados que são consequências de mera sorte de ter um bom cavalo sob sua tutela. 

Ao identificar que existe algo que não encaixa em sua metodologia de trabalho, saiba que o problema está apenas em um lugar, você mesmo. Tenha o hábito de avaliar o quanto obteve de progresso com os animais tutelados por você para saber se está sendo realmente efetivo. Aprender a olhar criticamente para suas atividades de treinamento é o que te manterá como um treinador em ascensão constantemente, estagnação nunca é algo positivo. 

5 – Não culpe os cavalos

Treinadores que justificam seus insucessos usando a desculpa de que não têm boas raças de cavalos em seu programa de treinamento ou que seus animais não bons o suficiente, estão focados em algo improdutivo. Realmente existem cavalos sem habilidades, nesse caso, o único caminho a seguir é dispensar o animal, pois, independentemente do quanto ele seja treinado, não conseguirá ser nem mediano.

Saber identificar essa falta de potencial é tão relevante quanto encontrar um grande talento. Os demais cavalos se dividem em médios, bons e excelentes, sendo que os últimos são uma grande raridade. Em linhas gerais, os treinadores acabam se fortalecendo no mercado trabalhando com cavalos médios e bons.

Prepare os animais médios para se tornarem bons e os bons para que se aproximem ao máximo da excelência. Lembre-se constantemente de que qualquer um pode treinar um cavalo excelente, mas somente os melhores treinadores são capazes de desenvolver o potencial de equinos medianos e bons. 

A culpa de insucessos não é do cavalo e sim do treinador que precisa saber diagnosticar qual o nível de talento nato que o equino possui e até onde pode trabalhar para o desenvolvimento pleno desses animais. 

Gostou de saber mais sobre como se tornar um treinador de cavalos? Se você tem esse sonho e ama os equinos, se dedique e poderá alcançar o sucesso!

Imagem: https://www.shutterstock.com/pt/home