utilizacao de drone nas atividades rurais
Curiosidades

A Utilização de Drones nas Atividades Rurais

utilizacao de drone nas atividades rurais

Os drones podem ser ótimos aliados nas atividades rurais

Os drones tem conquistado cada vez mais espaço no meio rural como equipamentos auxiliares na realização de diferentes tarefas. A seguir você irá conhecer melhor todo o potencial dos veículos aéreos não tripulados. Uma tecnologia versátil que pode ser de grande ajuda para estabelecer uma rotina de análise e monitoramento de plantações e manejo de animais.

Atividades Rurais Que Podem Ser Desempenhadas por Drones

Demarcação de áreas para cultivo

Os drones permitem que os fazendeiros tenham uma visão global das suas terras encontrando então áreas em que possam realizar diferentes tipos de cultivos. Conforme as imagens captadas pelo drone é possível encontrar os pontos mais profícuos para iniciar uma nova cultura.

Observar o desenvolvimento da safra

O drone pode ser conduzido sobre a área da plantação com frequência (uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias) para que as imagens captadas possam ser usadas para montar a cronologia do cultivo. Isso permite que o fazendeiro saiba se a safra está se desenvolvendo como deveria.

Controle de incêndios

Os incêndios em propriedades rurais podem ser muito difíceis de controlar porque não se tem uma ideia certa de onde estão os focos dos mesmos. Com os drones é possível monitorar a área e com isso encontrar os focos eliminando-os e tornando mais simples a tarefa de dar fim ao fogo.

Cuidado com as plantações

Uma das principais utilizações dos drones no meio rural diz respeito à análise e cuidado das plantações, o equipamento é alinhado a um software que permite a detecção de doenças e pragas. Também torna possível averiguar se a irrigação está sendo realizada satisfatoriamente, sem excessos ou deficiências.

Drone pulverizador

Essa é uma novidade em termos de equipamentos aéreos não tripulados e pode representar um ganho em segurança e eficiência. O drone pode voar mais próximo da plantação e carregar até 18 litros de produtos químicos. Por não ter um piloto embarcado trata-se de uma forma mais segura de realizar a pulverização.

Busca por animais perdidos

Os drones permitem ter visão aérea da propriedade como um todo e com isso é possível encontrar animais que tenham se perdido. Como citamos abaixo os drones podem até mesmo tocar os animais de maneira que o desgarrado pode ser conduzido de volta ao bando somente com o equipamento.

Realizar telemetria

Para os fazendeiros que desejam fazer a telemetria de sua propriedade a dica é contar com as imagens em alta resolução feitas pelos drones. Um sistema muito mais simples de obter as dimensões da sua propriedade com precisão.

Encontrar nascentes de água

As nascentes de água são de grande valor para propriedades rurais, porém, em alguns casos estão em lugares de difícil acesso e para que sejam encontradas somente com a captação de imagens aéreas feitas pelos drones.

Drone vigilante

A criação dos drones está ligada a questões de segurança do exército e no dia a dia do meio rural podem ter essa finalidade também. Fazendeiros que tem problemas nas fronteiras da propriedade podem contar com esses pequenos vigilantes aéreos para ficar atentos a qualquer movimento incomum. Contribui ainda para saber o que acontece na sua fazenda todos os dias.

Tocar e contar a boiada

Embora ainda divida opiniões dos especialistas – que acham que o equipamento pode estressar os animais – os drones podem ser usados para tocar a boiada. Alguns fazendeiros já apostam também nos drones para contar a boiada, nesse caso o equipamento registra imagens do alto sem a necessidade de deslocar um peão para isso.

Escolha dos melhores pontos para pastagem

A visão aérea permite que se tenha uma ideia de quais são os pastos que precisam ser reformados e quais deles estão bons para serem usados. No caso de somente o visual não permitir uma avaliação mais assertiva é possível fazer a coleta de amostras do solo de maneira a encontrar o ponto ideal.

Apresentação do seu negócio para clientes

Mostrar a fazenda toda quando chega um potencial cliente é algo que leva muito tempo? Com o auxílio dos drones essa tarefa ficará muito mais simples de maneira que basta usar as imagens aéreas feitas pelo equipamento para tal tarefa.

Abertura de estradas

Se for uma necessidade abrir uma estrada na sua propriedade rural você pode usar drones para captar imagens aéreas de maneira a encontrar as melhores coordenadas. Com essa informação é possível saber exatamente onde realizar o trabalho de abertura de caminho.

Controle do desmatamento

Uma das questões que mais têm sido discutidas nos últimos tempos é o desmatamento em áreas rurais. Os drones são bastante úteis para o combate dessa ação ilegal uma vez que podem ir a lugares distantes e inóspitos para o ser humano. Com as imagens captadas pelos drones é possível saber em que pontos está acontecendo desmatamento.

A tecnologia existe para tornar a vida do ser humano mais simples e isso inclui as tarefas do meio rural também.