melhorar condicionamento fisico cavalo
Animais

O Que Fazer Para Melhorar o Condicionamento Físico do Cavalo?

melhorar condicionamento fisico cavalo

Dicas para melhorar o condicionamento físico do cavalo

O condicionamento físico do cavalo é o que determina o volume e qualidade das atividades que irá realizar tanto em funções de trabalho no campo como em competições. O animal de alto rendimento, nas duas categorias citadas, precisa que seu corpo esteja bem preparado para que seus músculos se recuperem com eficiência do esforço feito em atividades anteriores. A eficiência músculo-esquelética é crucial para o bom desempenho das suas atividades.

Por Que o Condicionamento Físico é Tão Importante?

Os movimentos realizados pelo cavalo estão ligados a sua força muscular de maneira que se o animal não está com o condicionamento em dia acabará tendo um colapso no seu sistema muscular. A principal consequência desse colapso é a liberação de ácido láticos para a parte interna das fibras do animal.

O cavalo passa a apresentar o quadro chamado de acidose que por sua vez leva a fadiga muscular. Nos casos em que se manifesta num grau mais leve é responsável apenas pela limitação de movimentos do cavalo, no entanto, em casos mais extremos pode causar sequelas irreversíveis ou levar o animal a óbito. O criador deve ter atenção para que o animal desenvolva todos os tipos de fibras musculares intercalando as atividades leves e as mais pesadas.

Dicas Para Melhorar o Condicionamento Físico do Seu Cavalo

Conheça as características físicas e de saúde do seu cavalo

O preparo físico de um cavalo deve ser pensado de acordo com as particularidades de cada animal. Para começo de conversa existem diferenças significativas entre as raças porque cada uma tem uma constituição física particular. Por exemplo, no caso dos cavalos Marchadores e Árabes os músculos lisos são maioria com fibras de contração lenta, isso faz deles animais fisicamente mais resistentes.

Já cavalos como o Puro Sangue Inglês contam com músculos de fibras mistas que oferecem resposta rápida e resistência num nível considerado bom. Outro exemplo é o cavalo Quarto de Milha que tem boa parte de músculos com fibras de contração rápida que lhe oferece capacidade de arrancada e boa velocidade, mas em percursos curtos. Conhecer as peculiaridades do seu cavalo bem como o seu estado de saúde é fundamental para saber como elaborar o seu treinamento de condicionamento físico.

Treino a longo prazo

Ao dar início ao treinamento de um cavalo é fundamental que o criador estabeleça uma rotina observando o longo prazo. A estruturação deve ser pensada de forma gradual com foco nos sistemas de locomoção e sustentação do animal. Além de iniciar os treinos pensando na capacidade física do animal no momento é interessante atentar para outras questões como a sua base alimentar e acompanhamento veterinário.

Mesmo que o treino esteja adequado às condições atuais do cavalo é importante observar possíveis sinais de fadiga no animal. Ao menor sinal de profundo desgaste físico é necessário fazer um intervalo de 10 a 15 minutos. O esforço além do que o cavalo aguenta apenas prejudica o seu condicionamento e lhe causa estresse.

Divida os exercícios em gerais e específicos

Para que o treinamento trabalhe todos os músculos do animal é importante fazer a divisão dos exercícios em duas categorias: gerais e específicos. Os exercícios considerados como gerais são aqueles que trabalham a musculatura do cavalo como um todo além do sistema cardiorrespiratório.

Na categoria de exercícios específicos estão aqueles que têm como foco trabalhar uma área em particular seja para fortalecê-la ou como fisioterapia devido a uma lesão. A musculação apresenta resultados mais interessantes durante a fase de crescimento – entre 6 e 20 meses. Passada essa fase a evolução volta a ser lenta.

Exercícios de alta e baixa intensidade

Para melhorar o condicionamento físico do cavalo importante contar com um programa de treinamento, no entanto, se deve pensar com cuidado em intercalar os exercícios de baixa e alta intensidade. Uma atenção necessária para preservar a integridade física do animal.

Considere a idade do cavalo

A idade do animal é outro fator de grande relevância para a elaboração da prática de treinamento de condicionamento físico. Algumas atividades físicas não são indicadas para cavalos com menos de um ano de idade pelo fato de seus músculos ainda não estarem preparados para o esforço. Os exercícios de carga mais pesada devem ser realizados por cavalos com mais de 18 meses de idade.

Comportamento

Animais que apresentem comportamento mais ativo devem receber mais atenção no treinamento para que toda essa energia se dissipe de maneira que no momento do descanso eles tenham mais tranquilidade. A dica nesse caso é listar exercícios que sejam prolongados e frequentes.

Condicionamento prolongado

O cavalo que está tendo o seu condicionamento físico melhorado a partir de exercícios físicos deve ter a sua evolução pensada gradualmente. O condicionamento é uma conquista que vem com o tempo e que exige tanto do criador quanto do equino paciência. O lado emocional do cavalo deve ser considerado, por isso a progressividade é tão relevante.

O treinamento para melhora de condicionamento físico é uma forma de tornar o animal apto para grandes realizações.