Decoração

Decoração com madeira: uma especialidade country

A decoração com madeira oferece para diferentes ambientes um ar mais elegante e sofisticado, além de ser uma especialidade country, perfeito para quem é fã do estilo. Com graus diferentes de rusticidade, a madeira, pode estar nos móveis, no revestimento da parede e até em pequenos detalhes como itens decorativos. O mais importante é que a decoração tenha equilíbrio e esteja alinhado com o estilo do restante dos ambientes.

Decoração com madeira: dicas para adicionar esse toque country no seu lar

Se você gosta do estilo country e deseja incluí-lo na decoração de diferentes ambientes da sua casa vai gostar das dicas que listamos a seguir. Para acertar na decoração com madeira, é importante ter um projeto bem pensado e que seja equilibrado quando utilizado em conjunto com outras texturas.

Decoração estilo rústico

É bastante comum que decoração com madeira seja associada com um estilo rústico que como veremos no decorrer deste artigo não é o único possível que funciona muito bem para quem deseja transmitir um clima de casa de campo do interior. Para que um ambiente adquira um ar rústico é interessante utilizar uma paleta com tonalidades terrosas.

A madeira pode aparecer tanto em móveis como conjunto de mesa e cadeiras (um verdadeiro clássico desse estilo decorativo) como em revestimento de madeira para as paredes. É um visual que combina com a cozinha, por exemplo, mas que também pode ser bem-vindo a uma sala de estar, oferecendo uma sensação de aconchego para receber seus amigos. Se você garimpar pode encontrar móveis bastante singulares feitos de madeira como cadeiras de balanço. Quem pode investir um pouco mais pode inclusive confeccionar suas próprias peças.

Decoração moderna com madeira

Parece estranho falar sobre decoração com madeira em estilo country e moderna? Saiba que é possível combinar essas características em diferentes ambientes de maneira bastante harmoniosa. A modernidade pode estar na predominância de cores neutras como branco ou preto. O cômodo pode ser todo revestido de madeira pintada de branco, o contraste entre a cor neutra e a textura resulta numa beleza bastante interessante. Contudo, para que o ar country permaneça é legal deixar a cor da madeira em evidência em algumas partes do cômodo em especial em móveis.

Decoração country com madeira para quartos

Falamos bastante sobre o uso de madeira na decoração da sala e da cozinha, porém, é necessário mencionar que também fica bem interessante em quartos. Se você é adepto do aconchego vai gostar da ideia de levar esse estilo decorativo para seu ambiente de dormir. A madeira pode aparecer em cômodas, armários, textura de papel de parede (não é tão interessante usar revestimento de madeira em quartos) e até mesmo na cama.

Pode ser um estilo interessante para a decoração dos quartos da casa da sua fazenda, por exemplo. Contudo, um ambiente assim pode se tornar um bálsamo para quem é bombardeado o dia todo com informações e poluição nas grandes cidades. Ir dormir num ambiente que parece saído de um sítio é realmente algo sem igual.

Madeira no piso

Algumas pessoas gostam da ideia de ter o visual de madeira nos cômodos, mas ficam um tanto incomodadas com o fato de que quando usado nas paredes esse material pode deixar o ambiente mais escuro. Uma solução para esse dilema é usar a textura de madeira no piso, hoje em dia é possível encontrar opções que imitam esse material tornando o investimento bem menor.

Para que a sua casa permaneça bem iluminada, adicione o piso de madeira em ambientes que tenham janelas grandes e, preferencialmente, cores mais claras nas paredes. A composição final do quadro deve ser pensada sempre para gerar harmonia.

Madeira de demolição

Uma das tendências decorativas que mais se consolidou nos últimos anos e que pode ser o que você estava procurando para deixar os seus ambientes sofisticados com muita rusticidade. Com uma textura bem característica, esse tipo de madeira vem conquistando diferentes tipos de consumidores. O mais interessante é você pode encontrar uma grande variedade de móveis feitos a partir desse material para escolher e equipar a sua casa.

Detalhes

Para quem ama o estilo country, mas está buscando por uma decoração mais discreta para a sua casa, recomendamos que aposte em detalhes como elementos decorativos feitos de madeira. Você não precisa apostar em nada óbvio demais para criar um ambiente country, uma estátua de cavalo de madeira, um porta-retrato feito de madeira, luminárias entre outros elementos podem muito bem passar esse recado com muita elegância. Lembre-se que a decoração da sua casa deve estar alinhada com quem você é e sua personalidade.

Gostou dessas dicas de como fazer uma decoração com madeira para deixar a sua casa com ar country? Deixe seus comentários abaixo e conte como você adiciona esse toque ao seu lar!