Agronegócio

Começando uma plantação de maçãs

Quem está em busca de uma boa oportunidade no segmento de cultivo pode considerar iniciar uma plantação de maçãs, embora seja uma fruta de produção em escala pode se tornar um bom negócio até para pequenos e médios produtores que estabeleçam negociação com seus vizinhos. Essa fruta que aparece em histórias bíblicas e até mesmo no enredo da formulação da teoria da gravidade de Isaac Newton pode se tornar fonte de lucro.

Plantação de maçãs: dicas para iniciar o cultivo

A seguir, listamos algumas dicas gerais para dar início a uma plantação de maçãs e ser bem-sucedido. Vale dizer que a maçã é consumida em todos os continentes e por diferentes povos, sendo dessa forma um produto com grande potencial.

Macieira polinizadora e produtora

Um segredo para obter uma produção significativa de maçãs é intercalar uma macieira polinizadora e uma produtora no seu pomar. Lembrando que é necessário que as macieiras sejam compatíveis de pólen e tenham sua floração na mesma época. Isso favorece o processo de polinização cruzada, para tornar ainda mais eficaz a dica é instalar colmeias de abelhas próximas.

Época para cultivo

O período mais indicado para iniciar a plantação de maçãs é entre os meses de julho e setembro, pois as temperaturas são mais amenas. A macieira prefere clima frio, motivo pelo qual o Sul do Brasil se tornou o polo produtor. A difusão da produção de maçãs pelo restante do país se deu somente a partir dos anos 60 quando companhias de grande porte investiram em estrutura em locais com climas mais quentes.

Temperatura para o cultivo de maçãs

Para o período vegetativo, o mais indicado é que a faixa de temperatura fique entre 18°C e 23°C. Durante o verão, é importante que a temperatura não passe dos 25°C. Como essa espécie apresenta fase de dormência, ou seja, depende de algumas horas de temperaturas mais baixas do que 7,2°C no inverno. A chuva possui um papel relevante no cultivo de maçãs, no caso do vento ser muito forte no local é importante utilizar plantas do tipo quebra-ventos como cerca.

Escolha a variedade de maçãs para cultivar

Para se inserir com assertividade no mercado produtor de maçãs é fundamental que você defina qual variedade de maçãs pretende comercializar. No Brasil, o destaque fica para as variedades Gala e Fuji. De maneira geral, o brasileiro dá preferência para maçãs que apresentem diâmetro entre 6,5 e 8,5 centímetros e cujo sabor seja adocicado ou com pouca acidez. Além disso, as maçãs devem ser firmes, ter suculência e casca vermelha.

No entanto, fica a dica de que há alguns nichos para frutas mais ácidas e para as verdes também. As maçãs precoces podem se tornar um bom negócio já que não demandam armazenamento.

Como fazer a propagação de maçãs

O mais recomendado para a propagação de maçãs é adotar o sistema de enxertia, para isso você deverá fazer a coleta de estacas que tenham entre 10 e 15 centímetros de comprimento. Observe que é bom que estejam com as raízes mais distantes, porque isso faz com que tenham mais facilidade para enraizar. Embora as estacas dormentes que são coletadas no inverno demorem mais, têm preços mais competitivos.

Como fazer o plantio de maçãs

Para que suas macieiras se tornem produtivas é importante que haja uma correta preparação do solo, para isso é importante a aplicação de metade da dose recomendada de calcário e subsolagem a cerca de 60 centímetros. Faça uma limpeza completa do terreno eliminando dessa forma pedras, tocos e restos de raízes. No caso de plantio comercial, é importante que haja uma estrutura de tutoramento das suas plantas.

Qual é o espaçamento necessário entre as plantas

O espaçamento utilizado, geralmente, é de 4 metros entre as filas e entre as plantas de 0,8 a 1,2 metro. Se o plantio das macieiras será feito em áreas menores não é necessário ter covas muito profundas.

Quais são os principais cuidados

Faça uma análise completa do solo e também foliar, contando também com orientação a respeito de quantos nutrientes devem ser aplicados para que as plantas deem os resultados esperados. Passados 30 dias após a plena floração é necessário o releio para que a grande quantidade de maçãs não comprometa a estrutura acarretando numa perda de vigor a longo prazo. Nos primeiros dois anos de cultivo, é fundamental remover todos os frutos para facilitar o processo de nascimento dos seguintes.

A produção

Já existem técnicas de manejo que permitem obter maçãs a partir do terceiro ano depois de ter feito o plantio. No Brasil, a safra costuma ter início no fim do mês de dezembro podendo se manter até maio nas regiões mais frias do país.

Com essas dicas, você poderá iniciar a sua plantação de maçãs e se tornar muito bem-sucedido! Clique aqui e confira dicas para cuidar da sua fazenda no verão,