Filmes de Cowboy
Mundo Country

Os 12 melhores filmes de cowboy

Os filmes de cowboy sempre encantam os apaixonados pelo universo western e deixam no ar aquele gostinho de quero mais. As produções de temática de faroeste se caracterizam por apresentar temas universais, como a busca por justiça, a vingança e o contraste entre o que é certo e o que é errado, mas com o pano de fundo de boas disputas entre armas e, claro, o herói típico desse gênero.

Filmes de cowboy dublado ou com legenda: 12 dicas de quais assistir

Se você está procurando algo legal para assistir no próximo momento de folga, vai gostar de conferir nossas dicas, que vão desde filmes de cowboy antigos até aventuras western modernas.

1 – Butch Cassidy (1969)

Esse filme apresenta ao expectador o que acontece quando dois foras da lei resolvem se unir para viver as mais variadas aventuras. O relacionamento entre Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford) tem seus altos e baixos.

Os dois passam momentos bem divertidos juntos, mas também enfrentam algumas situações desesperadoras. Pelo tremendo sucesso, Butch Cassidy é um dos filmes universo country com algumas das melhores cenas do cinema de faroeste.

2 – Trilogia do Homem Sem Nome (1964, 1965 e 1968)

Clint Eastwood se tornou uma referência de cowboy por sua magnífica atuação na trilogia do Homem Sem Nome, dirigida por Sergio Leone, uma lenda nesse gênero. Os longas “Por um punhado de dólares”, “Por uns dólares a mais” e “O bom, o mau e o feio” têm roteiro independente entre si, o ponto em comum é o seu protagonista reconhecido pelo grande cinismo e estilo único.

3 – Bravura Indômita (2011)

Com duas versões, uma de 1969 e outra de 2011, Bravura Indômita é uma boa aposta de filme de cowboy, contando com todos os elementos das boas histórias de faroeste. Mattie Ross (Hailee Steinfeld), uma garota de apenas 14 anos, tem seu desejo de vingança despertado quando seu pai é assassinado por Tom Shaney (Josh Brolin). A solução encontrada por ela é contratar Reuben J. Cogburn (Jeff Bridges), um xerife bêbado, para ir atrás do assassino e a condição imposta é acompanhá-lo.

4 – Sete Homens e Um Destino (1960) / Os Sete Magníficos (2016)

Mais um filme com duas versões, a de 1960 e a 2016 e, ambas valem a pena ser assistidas. Uma curiosidade é a inspiração do roteiro, um filme intitulado “Os Sete Samurais”, do diretor japonês Akira Kurosawa. A trama apresenta um grupo de sete pistoleiros contratados para oferecer proteção a um pequeno vilarejo no México que está ameaçado por bandidos.

5 – Era Uma Vez no Oeste (1969)

Em uma época em que não era habitual fazer filmes longos, “Era uma vez no oeste” brilhou com a direção de Sergio Leone. Jill McBain (Claudia Cardinale) é uma ex-prostituta que se envolve em diversos problemas depois que seu noivo é assassinado. Todos atribuem a culpa pelo crime ao fora da lei Cheyenne (Jason Robards), porém, ele foi incriminado por um pistoleiro bastante silencioso chamado Harmonica.

6 – O Homem Que Matou o Facínora (1962)

Com uma trama bastante interessante, esse clássico do mundo country apresenta o retorno de um poderoso senador, interpretado por James Stewart, para a sua pequena cidade natal, 25 anos depois de um grande feito. A ascensão política veio após ele ter matado um facínora, no entanto, parece que as coisas não foram exatamente assim.

7 – Matar ou Morrer (1952)

O delegado recém-casado Kane (Gary Cooper) tem uma difícil escolha para fazer, sair da cidade com sua amada, a bela Amy (Grace Kelly), ou empreender um embate exaustivo e perigoso contra um criminoso em fuga da prisão. Como foi ele quem prendeu o bandido da primeira vez, a escolha parece já ter sido feita pelo destino. Um dos filmes clássicos do gênero western, ideal para cowboys que adoram cavalgadas.

8 – Os Imperdoáveis (1992)

Filme dirigido e protagonizado por ninguém menos do que Clint Eastwood, se passa no ano de 1880. Prostitutas contratam Bill Munny (Eastwood) para matar os homens responsáveis por desfigurar e assassinar uma de suas colegas de bordel. Nessa empreitada, se juntam a Munny outros dois pistoleiros, reforço necessário para confrontar outro caçador de recompensas, vivido por Richard Harris, e o xerife, interpretado por Gene Hackman.

9 – Maverick (1994)

Você gosta de pôquer? Então, esse é um filme ideal para a sua sessão de cinema western. Bret Maverick (Mel Gibson), além de um habilidoso pistoleiro, é um exímio jogador, seu objetivo é participar e vencer o campeonato de high-stakes. Porém, para se inscrever, precisa de um dinheiro que não possui. Para tentar resolver a situação, nada melhor do que uma boa jogada.

10 – Pistoleiros do Entardecer (1962)

Steve Judd (Joel McCrea) é um ex-xerife contratado para realizar um trabalho de escolta de ouro. Como o caminho é perigoso ele chama para ajudá-lo seu amigo de longa data Gil Westrum (Randolph Scott) e o jovem Heck Longtre (Ron Starr). Os três encontram em sua jornada a bela Elsa Knudsen (Mariette Hartley) que está fugindo de uma vida de repressão e violência. Além dos riscos do caminho, Judd precisa enfrentar a traição de Gil e Heck que querem roubar o ouro. 

11 – Quando Um Homem É Homem (1963)

George Washignton McLintock (John Wayne), mais conhecido como GW, é o homem mais rico da cidade, porém, conhece a máxima de que dinheiro não compra a felicidade. Seus problemas giram em torno da filha Becky (Stefanie Powers) e da esposa Katherine (Maureen O’Hara), que após anos sumida retornou para tentar recuperar a filha do casal. 

12 – Django Livre (2013)

Em nossa lista também tem espaço para filmes mais atuais, como “Django Livre”, do peculiar diretor Quentin Tarantino. A história gira em torno da saga do escravo liberto Django (Jamie Foxx) que, junto ao caçador de recompensas nada convencional, Dr. King Schultz (Christoph Waltz), empreende a busca pela sua esposa Broomhilda (Kerry Washington), vendida como escrava. Os dois personagens se veem diante do impiedoso Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), proprietário da “Candyland”, e do grande amor de Django.

Gostou dessas dicas de filmes de cowboy para a sua próxima sessão de cinema? Aproveite para conferir também as novidades no mundo country em outros posts da Rodeo West!