decoração estilo country
Decoração

Como dar um toque de decoração country na sua casa

decoração estilo country

Quer tornar a sua casa mais aconchegante? A dica é apostar em elementos de decoração country e dar aquele toque de fazenda ao seu lar. A aura rústica e gostosa do ambiente rural pode ser obtida por meio de revestimentos de madeira ou similares, assim como pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Vamos entender melhor?

Dicas de decoração country para transformar a sua casa

Quando você está em casa, fica sonhando em estar em um ambiente mais aconchegante, como se estivesse na sede de uma fazenda? A seguir vamos apresentar dicas de decoração de casa de interior para tornar seu lar mais acolhedor, mesmo estando localizado em um grande centro urbano.

1 – Atenção aos itens rústicos

Para ter uma decoração country em uma casa da cidade sem grandes dificuldades é interessante apostar em itens rústicos, como móveis com aspecto desgastado. Quando mencionamos o desgaste, não estamos dizendo para você decorar com móveis usados, apenas para investir em peças diferenciadas. Inclusive, algumas podem ser fabricadas especialmente para o seu lar, seguindo o estilo que deseja.

Dentre os móveis rústicos que vão tornar seu lar quase uma sede de fazenda estão baús, armários de madeira, sofás e poltronas de couro com pés sinuosos, entre outros. Para uma atmosfera mais nostálgica de fazenda é possível comprar móveis provenientes de propriedades desse tipo, nesse caso, usados.

Além disso, geralmente itens como mesas de cozinha e camas de casas de fazenda são maiores, no primeiro caso, porque visam atender a mais pessoas e, no segundo, oferecer mais conforto para aqueles que trabalham na lida diária. Peças de madeira de demolição são ótimas alternativas para a sala de estar, a sala de jantar e o quarto (confira mais dicas aqui).

2 – Elementos decorativos country para cozinha

O ambiente da casa que oferece mais oportunidades de se adicionar toques country com certeza é a cozinha. Peças de ferro aparente ou coloridas com tinta esmalte, como panelas, chaleiras, ferro de passar roupa antigo, conjuntos de chá, entre outros darão um visual retrô para o cômodo. A dica é ter cuidado para não ultrapassar a linha tênue entre o estiloso e o exagerado, para não criar um ambiente over.

3 – Lembre-se das cortinas e tapetes

Se você deseja adotar uma decoração de casa de interior para o seu lar, mas acha que não está dentro do seu orçamento, lembramos que itens simples, como cortinas e tapetes, podem cumprir essa tarefa sem custar tanto assim. Procure por cortinas e toalhas de mesa com estampas xadrezes ou florais para a cozinha e sala de jantar.

Para a sala de estar, busque por tapetes com padrões imitando a pele de animais, como tigres ou vacas, trata-se de um elemento que, quando usado corretamente, torna o cômodo mais elegante. Coordene uma peça poderosa, como um tapete estampado em estilo selvagem, com elementos dentro de uma paleta de tons terrosos e revestimentos de madeiras.

4 – Paleta de cores

Ao longo das dicas acima, mencionamos algumas vezes a importância da escolha de tons terrosos para os cômodos de uma casa decorada em estilo country. Para contrabalançar com tonalidades de marrom e caramelo, sugerimos o branco e o cinza, que são cores neutras que não irão “brigar” pela atenção dos olhos dos visitantes.

Os adeptos de estampas para revestimentos de móveis e papéis de parede devem focar em padronagens delicadas, como aquelas usadas no estilo provençal. Os pisos podem ser de taco ou laminados, seguindo tons de café e castanho. O resultado dessa combinação de tons terrosos e neutros é uma sensação de aconchego especialmente agradável nos meses de inverno.

5 – Decoração country para o banheiro

O banheiro é um dos ambientes mais propícios para a aplicação da decoração country. Os mais ousados podem, inclusive, adicionar ao cômodo uma banheira com visual retrô, peças em estilo vitoriano com pés delicadamente trabalhados em detalhes funcionam muito bem.

Se você não deseja ousar tanto, pode adicionar ao seu banheiro uma bancada de madeira e uma pia em forma de bacia. As paredes podem ser cobertas com revestimento texturizado, lembrando madeira, mas de um material mais adequado à umidade do ambiente. Os ladrilhos hidráulicos são ideais para a cobertura do piso e das paredes do banheiro country, aproveite para escolher entre a grande variedade de estampas existentes no mercado.

6 – Considere o estilo new country

Algumas pessoas desejam aliar o aconchego de uma decoração em estilo country com o conforto de itens modernos. A demanda por essa junção deu origem ao chamado new country. Para aderir, aposte em revestimentos de materiais que simulam madeira com nichos para adicionar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Sua cozinha pode ter um cooktop e uma parede de MDF, por exemplo.

Gostou dessas dicas de como transformar a decoração da sua casa no estilo country? Quais gostou mais e vai colocar em prática? Conte para a gente nos comentários abaixo!