cuidados com bota de cowboy
Moda

Cuidados com suas botas country

Conhecer os cuidados com bota country para manter o calçado como novo por mais tempo é imprescindível para cowboys e cowgirls valorizarem seu investimento em peças de qualidade. As botas western podem ser feitas de materiais variados e cada tipo possui uma forma mais adequada de limpeza e conservação. Confira nossas dicas e preserve seus calçados! 

Dicas de cuidados com bota country

Responda rápido, você sabe como limpar botas de diferentes materiais? Se não tem ideia, não precisa ficar envergonhado, pois quase ninguém sabe exatamente como proceder com a limpeza quando vai em busca daquele modelo texturizado ou de material mais quentinho. A seguir, vamos apresentar dicas essenciais para os cowboys e cowgirls adeptos de botas.

Considere o material da bota

O procedimento de limpeza de um calçado é determinado pelo material de que é feito. Dentre os mais comuns estão couro, couro envernizado (verniz), couro texturizado, camurça, nobuck e material sintético. Usar o método errado para limpar o item pode estragá-lo, aumentando as chances de surgirem rachaduras e ressecamento. Tenha muita atenção antes de começar a passar um pedaço de tecido que parece inofensivo.

Método de limpeza de couro autêntico

A forma mais segura de limpar botas de couro é usando uma flanela de toque macio e levemente umedecida. Para evitar a absorção de água pelo calçado, aplique um produto impermeabilizante ao comprá-lo. Se for necessário um pouco mais de esforço para limpar a bota, use produtos específicos para couro, como graxas, pomadas e sprays. A função deles é evitar que o couro fique ressecado e com rachaduras conforme o tempo passa.

Após a limpeza, deixe a bota secar à sombra (evitando a incidência direta do sol), assim se reduz o risco de mofo. Nunca seque o couro com fontes de calor, como secador de cabelo ou na parte de trás da geladeira. Se for guardar sua bota protegida por alguma embalagem, opte pelos saquinhos de TNT com furinhos, que permitem que o couro respire. No caso das botas de cano longo, é interessante adicionar enchimento para guardar no formato e evitar deformações.

Método de limpeza de material sintético

Calçados de material sintético podem ser limpos com esponjas umedecidas e umas gotinhas (bem pouco) de detergente neutro. Após ter passado a esponja e limpado o calçado, use um pano úmido para remover os resíduos de detergente. Também é importante deixar secar à sombra antes de guardar em um lugar fechado, todo o cuidado é pouco com o mofo. Opte por guardar em um local arejado. 

Método de limpeza de couro envernizado (verniz)

O ponto principal a ser considerado para a limpeza de peças envernizadas é que elas riscam com grande facilidade. Utilize uma flanela de toque macio e apenas levemente umedecida para remover a sujeira acumulada na peça. Não use escovas e outros acessórios de limpeza com potencial de riscar, pois, se isso acontecer, você terá estragado uma bela peça. Deixe secar à sombra antes de guardar em um local arejado. 

Método de limpeza de couro texturizado

As botas country de couro texturizado em estilo croco ou cobra fazem muito sucesso entre cowboys e cowgirls. Você pode comprar uma bota dessas sem se preocupar, pois a limpeza é relativamente simples. Remova a sujeira acumulada entre a texturas usando uma flanela de toque macio e levemente umedecida. Com paciência e delicadeza, a sua bota estará sempre pronta para o uso. Lembre-se de secar à sombra antes de guardar em um local devidamente arejado. 

Método de limpeza de camurça e nobuck

Botas de camurça e nobuck podem ser lindas, mas também exigem cuidados rigorosos com a sua limpeza. Use uma escova adequada para camurça, passando sobre o acessório em um único sentido e sempre a seco. Para manchas resistentes, use produtos específicos para esse material. Procurar uma lavanderia para uma limpeza profissional pode ser uma ótima solução se não desejar passar a escova. 

Limpe as solas das suas botas

As solas das suas botas country podem e devem ser limpas com um pano úmido antes de guardar. Após remover a sujeita acumulada no solado, seque-o e guarde seu calçado. 

Cuidado com os dias de chuva

Mesmo tendo impermeabilizado as suas botas de couro, é interessante evitar usá-las em dias chuvosos, afinal, água e couro não são exatamente amigos. Se você for pego de surpresa e a sua bota de couro ficar molhada, use papel toalha dentro para absorver a água, não use papel de revista ou jornal, pois pode manchar o couro. O ideal para enfrentar as poças d’água é uma galocha de borracha. 

Use em dias alternados

As suas botas terão uma vida útil mais longa se forem usadas em dias alternados. Dar uma folga para esses calçados é uma maneira de deixá-los respirar. 

Agora que já sabe como manter os seus calçados limpos e bem cuidados, aproveite para conferir dicas de como usar as suas botas country para compor looks e arrasar em shows sertanejos clicando aqui.