Detalhes sobre o filme Rock my Heart
Filmes

Rock my Heart: a profunda relação entre uma jovem e um cavalo

O filme “Rock my Heart”, de 2017, é uma obra alemã que nos apresenta uma bela história de amizade entre um cavalo e uma garota com problemas cardíacos. Um filme especialmente interessante para aqueles que reconhecem a importância de ter uma relação harmônica com a natureza.

Rock my Heart: filme emocionante sobre amizade

Presente no catálogo da Netflix desde de 2019, o filme “Rock my Heart” nos apresenta a história da adolescente Jana (Lena Klenke). Com 17 anos de idade, a menina está sempre causando grandes preocupações para os seus pais devido ao seu espírito aventureiro, o que somado ao seu problema cardíaco congênito traz risco à sua vida. 

Recusando-se a aceitar uma vida sem grandes emoções e esforços, o que é recomendação médica, Jana está sempre mergulhando em algo novo. Tão indomável quanto a protagonista é o cavalo Rock my Heart, com quem ela estabelece uma profunda amizade.

O nome do longa e do animal, “Rock my Heart”, pode ser traduzido como “Agite meu coração”. Claramente uma referência à condição de saúde de Jana, mas também tem relação com o arco do treinador do equino.

O dono e treinador do cavalo, Paul (Dieter Hallervorden), anseia que o animal vença a próxima corrida para solucionar seus problemas financeiros. Quando Jana descobre a possibilidade de treinar com esse cavalo, não conta a Paul sobre seu problema de saúde. O grande esforço que esse tipo de competição demanda, certamente é bastante sobrecarga para o coração da jovem. 

Um filme sobre relações

Rock my Heart é um dos filmes sobre cavalo que mais demonstra sensibilidade ao abordar a relação entre Jana e o equino. No decorrer do longa, há uma cena bastante emocionante em que a protagonista fala sobre como se sente ao estar com o seu amigo de quatro patas. Para uma pessoa bastante limitada por sua condição de saúde é extremamente libertador e reconfortante ter um amigo como um cavalo.

Porém, mais do que abordar a construção dessa amizade entre Jana e o cavalo, o filme também nos apresenta outros conflitos. Há a situação entre a adolescente e seus pais que desejam protegê-la, mas que, ao fazerem isso, acabam limitando as suas possibilidades. Há ainda a relação de grande afeto desenvolvida entre Jana e Paul.

Embora seja importante para o treinador vencer a competição para obter o dinheiro necessário para quitar sua dívida, fica evidente que ele treina Jana por ter se afeiçoado a menina. Também há o contraponto na relação problemática de Paul e sua filha Sabine (Anneke Kim Sarnau). 

Romance

Esse filme é indicado para toda a família, mas é mais reconhecido por sua conexão com o público adolescente. Provavelmente, porque, além da corrida de cavalos, aborda o primeiro amor da vida de dois jovens com problemas cardíacos.

Jana desenvolve uma relação com Samy (Emilio Sakraya). Os dois vivem tem o mesmo problema de saúde, mas têm visões bem distintas de como lidar com essa questão.

O grande dilema

Conforme constrói uma relação de profunda admiração pelo seu tutor Paul, de amizade com o cavalo Rock e de amor com Samy, Jana descobre que ainda deseja viver. No entanto, participar da corrida representa um grande risco, pois pode ser um esforço fatal. Mas, não participar também é algo impensável para a jovem.

Filmes sobre cavalos: confira mais dicas!

Gostou da indicação de Rock my Heart? Então, você com certeza vai gostar de conferir outros longas sobre cavalos. Prepare a pipoca e boa diversão!

Cavalo de Guerra

Um filme que conta a história de amizade entre Albert (Jeremy Irvine) e seu cavalo Joey. O corcel é vendido para a cavalaria inglesa durante a Primeira Guerra Mundial. Com o objetivo de recuperar seu melhor amigo, Joey se alista. O seu único objetivo é levar o cavalo de volta para casa. Essa é uma história emocionante! Está disponível na Netflix.

El Galope Salvaje

O filme acompanha a história da viúva Meredith (Sharon Stone) que trabalha arduamente reabilitando cavalos selvagens para salvar o seu rancho. Recebendo a ajuda de um grupo de presidiários, ela precisa lutar para vencer o preconceito, a burocracia e a ganância desse meio. Está disponível no Amazon Prime Video.

Black Beauty

O drama “Black Beauty” é inspirado no romance homônimo de 1877, escrito por Anna Sewell. A história é contada por um cavalo mustang chamado Black Beauty que se vê sem sua mãe de um momento para outro. Levado para um santuário de cavalos pelo treinador John (Iain Glen), o animal se recusa a colaborar. 

Tudo muda quando o cavalo conhece Jo Green (Mackenzie Foy), a sobrinha de John que perdeu seus pais num trágico acidente. O animal reconhece na dor da garota a sua própria dor e desalento. Uma bela história que nos faz refletir sobre o quanto a dor pode ser transformadora. Está disponível no Disney+.

Gostou dessas dicas de filmes sobre cavalos? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pixabay.com