Capim para gado
Animais

Capim para gado: Veja quais são os mais recomendados

A escolha do melhor capim para gado é imprescindível para o sucesso da produção de gado de corte. Uma dieta correta permite que os animais se desenvolvam de acordo com o esperado e apresentem uma carne de qualidade. A seguir daremos algumas dicas de como escolher os tipos de capim mais recomendados.

Capim para gado: qual é a sua importância?

A escolha de um bom capim para gado é tão importante quanto os fatores genéticos para resultar em uma produção de carne de qualidade. Nutrição é uma das bases para o bom desenvolvimento do gado, haja vista que é por meio dos alimentos que eles recebem os nutrientes necessários.

O Brasil concentra 95% da sua produção de carne bovina em pastos, esse é um diferencial competitivo no mercado internacional. O sistema de pastagem reduz consideravelmente o custo de produção. Porém, para que esse sistema possa se manter efetivo é crucial que o capim seja escolhido com bastante cuidado.

Conheça os principais tipos de pastagem para gado no país

A pecuária é uma das atividades econômicas de maior destaque no Brasil, ocupando uma generosa área do território. Como nosso país possui extensão continental é natural que permita o uso de diferentes tipos de capim.

Cada forrageira possui suas próprias características adaptativas, de forma que as que se saem bem em uma região X podem não ter bons resultados em uma região Y.

No entanto, há algumas espécies que, devido à sua rusticidade e palatabilidade, podem ser usadas como pasto em diferentes regiões. Confira, a seguir, mais detalhes sobre algumas dessas espécies.

Capim-mombaça

Trata-se de um tipo de capim bastante apreciado pelos bovinos e com boa capacidade de se adaptar a diferentes condições climáticas. No entanto, demanda solo fértil e, por ter custo mais alto de produção, deve ser pensado para áreas menores. O manejo deve ser facilitado para que valha realmente a pena.

Capim-marandu

Há mais de três décadas, esse é o capim mais comercializado no Brasil. Trata-se de um tipo de capim muito flexível e com boa adaptação a diferentes condições climáticas e níveis de fertilidade do solo. Algo interessante de mencionar é que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveu alguns híbridos bastante produtivos dessa variedade.

Brachiaria decumbes

Trata-se de uma forrageira muito usada no Cerrado e, também, em solos de acidez alta e fertilidade baixa. Uma das características mais marcantes desse capim é ser bastante resistente ao pisoteio e ao pastejo.

Tipos de capim mais recomendados para gado de corte

O gado de corte pode ser alimentado com uma grande variedade de tipos de gramíneas. Essas gramíneas são divididas comumente em três grupos: coloniões, braquiárias e tiftons. Essa divisão é feita considerando suas características botânicas, adaptativas e produtivas. Confira mais detalhes sobre esses tipos de capim.

Coloniões

Esse é o tipo de capim que possui maior capacidade produtiva aliada a valor nutricional para o gado. Para se ter uma ideia, esse tipo de capim suporta entre quatro e cinco animais por hectare.

Também se caracteriza por ter elevada palatabilidade e produzir boa quantidade de folhas com poucos colmos. Algo válido de mencionar é que se trata do tipo preferido do gado.

Porém, para que essa forrageira alcance todo o seu potencial nutricional, é necessário que o solo seja fértil. Isso pode exigir investimentos mais significativos por parte do produtor, dependendo de onde sua propriedade está localizada.

Nos períodos de seca, a sua taxa de rotação diminui e não devemos nos esquecer de que os bovinos precisam se alimentar o ano todo. Os destaques no grupo dos são: capim-mombaça, BRS Quênia, capim-massai, BRS Zuri e capim-tanzânia.

Braquiárias

Esse grupo se destaca como o mais usado no Brasil por contar com forrageiras flexíveis com boa adaptação a diferentes climas e fertilidade do solo. Por terem raízes bastante profundas e fortes, são utilizadas com frequência em solos com pouca fertilidade. Apresentam maior resistência ao frio e à seca.

Algo comum é que o pasto seja dividido em mais de uma braquiária para que uma possa compensar o lado negativo de outra. Os destaques no grupo das braquiárias são: brachiaria decubens, brachiaria ruziziensis, BRS Piatã, BRS Ipyporã e BRS Paiaguás.

Tiftons

No grupo dos tiftons estão englobadas as forrageiras do gênero Cynodon que combinam produção elevada, bom fornecimento de proteína bruta e excelente digestão para o gado. Trata-se de um tipo muito interessante para pastejo e produção de feno.

Uma característica interessante dos tiftons é se adaptar bem tanto ao calor intenso quanto a geadas. Não se adaptam bem a solos encharcados e nem a áreas sombreadas. Os destaques dentre os tiftons são: Cynodon plectostachyus, Cynodon dactylon, Cynodon nlemfuensis, Tifton 85 e Tifton 68. São popularmente conhecidos como grama-estrela ou grama-bermuda.

A escolha do melhor capim para gado é fundamental para ter uma carne de qualidade!

Fonte imagem: pixabay.com