Cavalos albinos
Animais

Cavalos albinos: tudo que você precisa saber sobre esses animais

Os cavalos albinos se caracterizam por ter pelagem branca ou leitosa e olhos muito claros, que podem ser azuis, vermelhos ou até rosados. A falta de cor em seus pelos é decorrente de um fator genético. Continue lendo para entender mais sobre esses lindos equinos de aparência tão ímpar.

Cavalos albinos: saiba tudo sobre eles

Há uma grande variedade de cores de pelagem de cavalos que são resultantes de diversas combinações genéticas possíveis. O albinismo nos equinos é decorrente de um defeito genético que se caracteriza pela falta do gene responsável pela metabolização da tirosina.

A tirosina, por sua vez, é responsável pela produção de melanina nas camadas de pelos. Dessa forma, os cavalos albinos apresentam pelagem de cor muito branca ou leitosa. Continue lendo para saber mais sobre esses equinos.

Pelo branco é diferente de pelo albino

É essencial que haja a compreensão de que é diferente um animal de pelo branco e um animal de pelo albino. O tipo de pelagem se caracteriza pela não produção de cor devido ao defeito genético supramencionado. Dessa forma, cavalos de pelo branco produzem cor, nesse caso, a branca. Um cavalo branco é branco, um cavalo albino não produz cor.

De maneira geral, o albinismo é detectado oficialmente através de teste genético. No entanto, é importante ressaltar que algumas características visuais permitem fazer essa identificação. Além do pelo sem cor, os equinos albinos apresentam olhos muito claros, no caso dos cavalos selvagens pode ser até mesmo rosa. O focinho também tende a ser mais “apagado”.

Inspira cuidados

Animais albinos inspiram uma série de cuidados especiais, pois estão mais suscetíveis a queimaduras solares e ao desenvolvimento de cânceres, como o de pele.

O fato de não ter pigmentação na pele deixa esses cavalos mais expostos e, dessa forma, nos dias de sol intenso devem permanecer bem protegidos. Dê atenção especial às áreas da pele mais rosadas e mais peladas, elas tendem a ser mais suscetíveis ao surgimento de dermatites e até mesmo cânceres.

Cuidado com as dermatites

Acima mencionamos a importância de proteger a pele do cavalo albino do sol intenso para que não surjam dermatites. Esse problema pode ser identificado pelo aspecto de vermelhidão e descascamento da pele.

Para que a dermatite não evolua para um câncer é fundamental protegê-lo do sol durante esses dias. Existem opções de protetor solar específicos para animais, vale a pena investir nesse produto para manter a saúde dele em dia. Consulte um veterinário para encontrar o produto ideal.

Atenção à claridade

A falta de melanina no organismo dos animais albinos faz com que seus olhos também sejam muito sensíveis, especialmente à claridade. Sendo assim, nos horários mais ensolarados é fundamental evitar que eles fiquem expostos, pois isso pode ser bastante prejudicial para os olhos.

A claridade dos ambientes em que o animal irá ficar também deve ser observada, uma vez que se for excessiva também pode ser prejudicial. O desconforto que a claridade causa no animal albino pode torná-lo irritadiço. O foco deve ser sempre o bem-estar dos seus animais.

Produtos de higiene

É importante dizer que não há tratamentos específicos dedicados para animais albinos. No entanto, é essencial ter um cuidado redobrado com eles, haja vista a sensibilidade da pele desses equinos.

O ideal é usar produtos de higiene, como shampoo específico para peles sensíveis, evitando ao máximo o atrito. Pergunte ao veterinário que acompanha seu cavalo albino qual é a melhor opção para ele.

O albinismo se caracteriza tanto pela não produção de melanina que dá cor à pelagem quanto pela sensibilidade da pele, exatamente pela não produção de cor. Contar com o acompanhamento de um veterinário é fundamental para manter seus cavalos albinos adequadamente cuidados, especialmente durante o verão.

Audição

A melanina, além de dar cor à pele e aos pelos, também é responsável por atuar na cóclea, viabilizando a audição do seu amigo de quatro patas. Desse modo, é importante fazer testes de audição para saber se ele está ouvindo como deveria ou se a condição está interferindo.

Carinho

Assim como os demais equinos de criação, os cavalos albinos demandam carinho do criador. No entanto, devido às suas condições especiais, é importante que esse criador dedique um pouco mais de tempo e atenção para esse animal. Os cavalos albinos devem ser tratados com o máximo de carinho e cuidado para que as suas dificuldades possam ser amenizadas.

Ser diferente pode ser difícil, especialmente quando se trata de um cavalo albino. Então, quanto mais se puder tornar o dia a dia mais fácil e tranquilo para o equino, melhor será a sua qualidade de vida. Além dos cuidados práticos, como usar produtos específicos para a pele, é essencial ser carinhoso para que esses equinos se sintam acolhidos.

Gostou de saber mais sobre os cavalos albinos? Navegue pelo blog da Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos e dicas sobre o universo country!

Fonte imagem: redondaquadrada.blogspot.com