Marcatto – Uma breve história sobre a marca e seus produtos

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Conheça a história da Marcatto, uma marca com quase 100 anos de tradição (Foto: Reprodução)

Reconhecida como sendo uma das principais marcas de chapéus do mercado, a Marcatto, construiu uma história de consolidação no mercado tendo sido fundada na década de 1920. Durante os seus quase 100 anos de atuação a empresa passou por inúmeras fases demonstrando como é importante acreditar e investir nos seus sonhos.

Sendo fruto do trabalho de um casal de imigrantes italianos no começo do século passado, a Marcatto, hoje é uma das mais relevantes empresas do segmento de acessórios country da América Latina. A sua trajetória no mercado serve de case para quem deseja abrir o seu próprio negócio uma vez que deixa clara a importância de saber se reinventar diante das dificuldades e mudanças de rumo que o mercado pode ter.

Linha do Tempo Contando a História da Marcatto

1923 – Fundação da Marcatto

A história da principal marca de chapéus do país teve início no ano de 1923 quando o casal Cristina e João Marcatto chegaram da Itália na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Os dois deram início à construção de seu império fabricando chapéus de palha usando como matéria-prima uma madeira da qual se extraía a fibra para o fabrico das peças. A fábrica começou a produzir os seus chapéus contando apenas com uma prensa e uma máquina de costura.

1934 – Compra do terreno da fábrica da Marcatto

Esse ano foi marcante para a história de Jaraguá do Sul – que se emancipou de Joinville deixando de ser um distrito do município – e para a Marcatto, pois o casal pode fazer o seu primeiro grande investimento. A empresa passou a contar com um terreno amplo em que foi construída a primeira fábrica e que funciona como sede da Marcatto até os dias de hoje.

Década de 1940 – Adaptação ao período de guerra

A Segunda Guerra Mundial teve reflexos no Brasil durante a década de 1940, porém, mesmo com dificuldades João Marcatto continuou com o sonho de fazer sua empresa prosperar. Foram anos de pesquisa e adaptação com a adição de novos produtos a linha da marca.

Década de 1950 – A nova geração

Um momento da história da Marcatto que ficou marcado por mudanças significativas de direcionamento da companhia uma vez que os filhos do casal fundador assumiram os negócios. A mudança mais relevante diz respeito a construção da nova sede da fábrica.

Década de 1960 – Marcatto S.A

A marca dessa década foi a mudança de nome da companhia que passou a se chamar Marcatto S.A. Nos anos 1960 os chapéus se tornaram um item na moda garantindo assim um impulso nas vendas. Foi nesse período que houve a adição do chapéu Panamá no portfólio da Marcatto.

Década de 1970 – Diversificação de produtos

Durante os anos 1970 os chapéus saíram de moda e isso fez com que a Marcatto precisasse ampliar o seu portfólio de possibilidades. Foi a partir daí que surgiram as linhas de camisas e cordas da marca.

Algo interessante de citar é que já naquele período das cordas da Marcatto eram feitas a partir de material reciclado e nem havia a discussão sobre sustentabilidade tão em voga atualmente. No ano de 1975 a empresa passou a contar com um prédio a mais em sua fábrica.

Década de 1980 – Bonés e linha ‘Private Label’

Nos anos 1980 a razão social da empresa foi novamente alterada passando a ser então ‘Marcatto Indústria de Chapéus’. Nesse período se dá uma nova dinâmica em que a empresa passa a produzir bonés que se tornam um dos produtos mais vendidos da marca e abrem espaço para a criação de produtos licenciados e linhas Private Label.

Década de 1990 – Criação da marca TTexas Hat

Uma das décadas que se mostraram mais profícuas para a Marcatto que passou a oferecer excelentes opções de chapéus de feltro que até hoje estão entre as suas principais marcas. No ano de 1995 realizou a compra da fábrica de chapéus Chapemark. Também foi durante os anos 1990 que a companhia passou a ter em seu portfólio a marca TTexas Hat.

Década 2000 – Bolsas

No começo do novo século a empresa retoma seu antigo nome de Marcatto S.A, porém, chega a 2010 já sob a denominação de Marcatto Indústria de Acessórios contando com uma linha bastante variada de bolsas em seu portfólio.

Década de 2010 – Crescimento exponencial da marca

Nos últimos anos a Marcatto demonstrou que está pronta para chegar a um novo patamar empresarial tendo modernizado e ampliado a sua capacidade fabril. A marca se tornou a distribuidora oficial de chapéus da América Latina além de ter conquistado o posto de fábrica oficial dos produtos da marca norte-americana Stetson. Atualmente, a Marcatto é a empresa oficial que produz os reconhecidos chapéus da PBR.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o histórico da Marcatto? Você tem algum item da marca?