Plantação de alho
Agronegócio

Dicas para começar uma plantação de alho

Investir em uma plantação de alho pode ser um negócio interessante, uma vez que esse é um dos temperos mais usados nas cozinhas brasileiras. O cultivo de alho demanda alguns cuidados específicos para que entregue bons resultados. Continue lendo para saber mais sobre como iniciar a sua plantação.

Plantação de alho: dicas para iniciar o cultivo

Um dos temperos mais requisitados nas receitas brasileiras, o alho tem como nome científico Allium sativum. A planta atinge entre 50 cm e 120 cm, dando origem a um bulbo repleto de segmentos que recebem o nome de “dentes”. Quem trabalha com agricultura e está considerando cultivar essa planta, vai gostar das dicas que daremos a seguir.

Dica 1 – Temperatura ideal para cultivo

O alho pode ser cultivado em diferentes regiões climáticas, porém, nos locais mais quentes e chuvosos pode ser mais difícil o seu desenvolvimento. O ideal é iniciar o cultivo em um momento mais frio para que a planta se desenvolva nesse período. Quando a estação mais fria se dá durante a metade do ciclo também é positivo.

A faixa de temperatura entre 0°C e 15°C é ideal para estimular a formação dos bulbos, a cabeça do alho. Quando a temperatura se mantém acima de 25°C é difícil que haja a formação dos bulbos. O mais indicado é que o plantio seja feito em períodos de clima mais ameno e o desenvolvimento se dê nos meses mais quentes para que os bulbos sejam maturados.

Dica 2 – Luminosidade ideal para o cultivo

O tempo de exposição ao sol é essencial para que o cultivo seja bem-sucedido. É importante conferir atenção extra ao local em que os alhos serão cultivados para obter sucesso. Diariamente, eles necessitam de algumas horas de exposição ao sol.

Dica 3 – Escolha do solo ideal para o cultivo

Não há recomendações especiais para preparar o solo para o plantio de alho. No tocante ao solo, pode ser cultivado até mesmo nos solos menos férteis e com menos disponibilidade de nitrogênio. Porém, o mais indicado é optar por um solo mais leve, bem drenado e enriquecido em matéria orgânica. O pH do solo pode ser de 5,5 a 8,3.

Dica 4 – Melhor momento para plantio de alho

O plantio normalmente é feito no outono, haja vista que as melhores cabeças colhidas costumam ser desse período. Em regiões mais frias é possível iniciar o cultivo no final do verão, começo do outono ou começo da primavera. Nas regiões de inverno mais ameno, o cultivo pode ser feito durante o outono ou durante o inverno.

Em regiões mais quentes, é possível armazenar os dentes de alhos sob refrigeração, entre 0°C e 10°C. O período de armazenamento pode ser de um ou dois meses antes de iniciar o plantio definitivo. Ressaltamos que o período de refrigeração varia de acordo com o tipo de cultivo que está sendo empregado.

Dica 5 – Uso de adubo

Em relação à adubação, o alho aceita bem o adubo orgânico constituído de esterco de gado ou aves totalmente curtido. A quantidade indicada para o uso do esterco de gado ou composto é de 30 t ha-1. Já no caso do uso de esterco de galinha, a indicação é de 10 t ha-¹. O adubo orgânico deve ser distribuído a lanço sobre o terreno, faça isso antes da última gradagem para que haja uma boa incorporação.

No caso do adubo químico, é necessário realizar uma aplicação localizada, coloque cerca de 5 cm abaixo e no lado dos sulcos de plantios, evitando dessa forma que tenha contato direto com os bulbilhos.

Dica 6 – Irrigação para o plantio do alho

Para que o solo se mantenha úmido durante a fase inicial e de crescimento do alho, é importante irrigar o solo com frequência. Ao observar o crescimento dos bulbos, diminua a frequência de rega. Fique atento que quando faltarem entre 10 e 20 dias para a colheita é necessário suspender o processo de irrigação.

Dica 7 – Quando e como colher o alho

Em geral, a colheita do alho é feita entre 16 e 36 semanas após o plantio ter sido feito. Mas, é importante dizer que depende do local do plantio e do período do ano. Uma dica para identificar o momento certo para a colheita é observar as folhas. Quando começam a ficar amarelas e secar é indício de que as cabeças já podem ser colhidas.

A colheita deve ser feita arrancando a planta inteira, não se deve destacar as folhas. O ideal é fazer a colheita nos dias secos e com sol. Observe com atenção o desenvolvimento das plantas para ter certeza de que chegou o momento certo para a colheita. Afinal, depois de tanto trabalho é importante colher no momento certo, não é mesmo?

Com essas dicas você pode iniciar a sua plantação de alho!

Fonte imagem: pixabay.com