Conheça a trajetória da marca Wrangler e seus produtos

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De cowboys para cowboys construíram uma história

A marca Wrangler é uma das principais do mercado de produtos jeans western e se consagrou como peças feitas por cowboys para cowboys. A sua história que começou no século retrasado se confunde com a história da evolução do jeans no segmento de vestuário, começando na fase em que era usado para roupas de trabalho e culminando no reconhecimento como item indispensável no guarda-roupa de homens e mulheres.

A História da Marca Wrangler

O Início

O ponto de partida da criação da Wrangler fo26i no ano de 1897 quando o jovem C.C. Hudson começou a trabalhar numa fábrica de confecção de uniformes de trabalho pregando botões no condado de Willianson Country, estado do Tennessee.

Quando a fábrica fechou, em 1904, ele e seu irmão chamado Homer resolveram abrir sua própria fábrica de uniformes que começou num pequeno espaço alugado com o nome de Hudson Overall Company e depois evoluiu para um negócio próspero chamado Blue Bell Overall Company.

A Venda

No ano de 1926 os irmãos venderam sua fábrica para a Big Ben Manufactoring do estado de Kentucky por cerca de US$ 585 mil. No início da década de 1930 a empresa se fundiu com outras do setor. Um dos marcos desse período foi o lançamento do modelo que recebeu o nome de Super Big Ben Overalls, um macacão completamente sanforizado que reduzia as chances de encolhimento em 1%.

O Nome Wrangler

A empresa de jeans só começou a usar a marca Wrangler na década de 1940 quando comprou a empresa Casey Jones Work-Clothes Company que detinha os direitos dessa marca que era desconhecida do grande público e havia sido pouco usada. Em 1947 chegou ao mercado os Western Jeans Wrangler que foram criados por Ben Lichenstein, conhecido como Rodeo Ben por seu fascínio pelo universo de country.

As calças foram desenvolvidas com foco em oferecer o máximo de conforto para os cowboys e por isso mesmo eles foram os ‘testadores’. Os modelos da Wrangler revolucionaram ao mercado ao apresentar zíper e melhor ajuste ao corpo, os dois mais importantes foram o Cowboy Cut e o 13MWZ. A parte do quadril é mais larga na calça enquanto as pernas são mais soltas nas coxas para facilitar os movimentos dos cowboys. A parte da frente dessas calças é mais alta para ajudar a segurar a camisa no lugar. Os bolsos também ficaram mais altos para que o cowboy não sentasse em cima de seus pertences.

W

O ano de 1948 marcou a trajetória da marca pela introdução do pesponto em formato de W nos bolsos das calças. A marca ganhou mais visibilidade por criar uma etiqueta em que contava histórias em quadrinho com um personagem chamado Rodeo Stories. Os pais compravam o jeans por sua praticidade e as crianças colecionavam as histórias.

Jaquetas e Camisas Tipo Rancheiro

O passar do tempo consolidou o jeans 13MWZ como o favorito pelos adeptos do estilo country. Desenvolvido com excelente qualidade esse jeans não precisou passar por grandes alterações desde o seu fabrico em 1947. O tecido migrou das calças para jaquetas e camisas que passaram a receber a alcunha de estilo ‘rancheiro’. A Wrangler conseguiu se tornar a marca que oferecia peças mais acessíveis que se identificavam com as autênticas peças de cowboys.

Peças Wrangler Femininas

A década de 1950 trouxe uma grande novidade na marca, passaram a ser fabricadas peças femininas. Um dos diferenciais foi que a Wrangler deslocou o zíper da frente para a lateral da peça no caso das mulheres. O sucesso fez com que a marca chegasse ao mercado europeu em 1962 com direito a fábrica no velho continente e vendas elevadas desde o início.

Ícone da Cultura Jovem

A década de 1960 foi bastante profícua para a Wrangler que em 1964 conseguiu desenvolver peças com uma estrutura de sarja interrompida que ajudava a combater o efeito de torção do jeans mesmo quando este era lavado, a coleção recebeu o nome de Broken Twill Denim.

Contudo, foi em 1967 que se deu a melhor jogada de marketing da empresa que lançou no mercado uma coleção com peças desenvolvidas pelo artista Peter Max. Nessa coleção havia shorts de cintura alta, jaquetas e muitas estampas. Não demorou para que o público jovem elevasse a marca ao status de ícone de sua geração.

Jeans Pró-rodeio

Se hoje a marca é uma das principais do universo western muito se deve ao fato de que no ano de 1974 recebeu da PRCA (Associação Americana Profissional dos Caubóis de Rodeio) o reconhecimento de que o jeans 13MWZ era o mais adequado aos cowboys. Os modelos da marca estão disponíveis em 125 tamanhos com diferentes trabalhos de lavagem e cores.

Wrangler no Brasil e Evolução no Mercado

A marca chegou ao nosso país em 1980 e em 1986 a empresa expandiu sua atuação no mercado mundial após ter sido adquirida pela VF Corporation que detém marcas como Timberland e JanSport. Na década de 1990 a marca lançou o Cowboy Cut Relaxed Fit que se destacou por oferecer extremo conforto com a mesma qualidade do jeans western autêntico. Nos anos 2000 a marca investiu num reposicionamento com um visual mais despojado.

Você tem algum modelo da Wrangler em seu guarda-roupa? Deixe o seu comentário!