Clydesdale
Animais

Clydesdale – Conheça uma das raças de cavalo mais altas do mundo

Clydesdale é uma raça de cavalo originária da Escócia bastante apreciada por seu temperamento afetuoso com seus tutores. No entanto, a característica que mais se destaca é a sua altura, sendo essa uma das raças de equinos mais altas do mundo. Vamos conhecer um pouco mais? 

Clydesdale: equinos altos

Como já mencionado, essa é uma das raças de cavalos mais altas do mundo, a altura de cernelha chega a 1,60 m. Esse é um belo exemplar de equino, podendo ser visto de longe devido ao seu porte. Originária da Escócia, é uma raça de equinos de tração bastante semelhante ao cavalo Shire, com a diferença de ter pernas mais longas. 

Pelagens

Exemplares de cavalo Clydesdale podem apresentar pelagens negra, tordilha, zaina negra ou zaina. 

Criação

Foi criado no sudeste escocês, sendo muito usado para transportar cargas pesadas durante o século 18. Cavalos de grande porte, costumavam ser criados para as guerras, pois podiam não só ajudar a levar as catapultas (cavalos de tiro), como carregar cavaleiros que usavam armaduras pesadas. 

Na Escócia, a finalidade principal da raça Clydesdale era ajudar a realizar o trabalho no campo, uma vez que tem passo longo e casco resistente ao solo mole característico da região. Os agricultores escoceses desenvolveram essa raça de cavalos a partir do cruzamento de garanhões ingleses e flamengos com éguas locais. Em 1887, foi criada a Clydesdale Horse Society na Inglaterra. 

Popularização do Clydesdale

No século 19, o potencial dos cavalos Clydesdale para a agricultura foi descoberto por outros países que compunham a comunidade britânica como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, cujo desenvolvimento está intimamente ligado à chegada desses animais. Atualmente, os tratores substituem esses equinos, porém, eles ainda têm utilidade em atividades de agricultura e silvicultura. 

Clydesdale: atividades hípicas

Certamente, a raça de cavalos Clydesdale é uma das mais versáteis que existe, prova disso é a sua presença em uma série de atividades hípicas, como salto, equitação terapêutica, cavalgadas e dressagem (atrelagem). Além disso, é preciso reconhecer que se trata de um belo exemplar de cavalo.

Origem do nome Clydesdale

A raça foi nomeada como Clydesdale devido ao fato de que esses cavalos foram criados primeiramente perto do rio Clydes, em um vale localizado em Lanarkshire. Depois desse primeiro ponto de desenvolvimento, os animais dessa raça se espalharam pela Escócia e chegaram ao nordeste da Inglaterra. A palavra Clydesdale significa Vale do Clydes. 

Temperamento

Os cavalos Clydesdale se destacam por seu temperamento afetuoso com seus tutores e, também, por serem animais muito ativos e com boa disposição. Não é à toa que eles se tornaram a base do trabalho agrícola em muitos países no século 19. Vale dizer que esses animais têm grande porte e muita força. 

Desfiles de rua

Com seus passos longos e suas pisadas altas, os cavalos Clydesdale são bastante usados em desfiles de rua, contribuindo para criar um belo quadro geral. 

Cavalos Clydesdale no Brasil

Os espécimes dessa raça chegaram ao nosso país por meio da Estância São Francisco de Borja, o proprietário Cláudio Borja fez a primeira importação dos Estados Unidos em 1999. No Brasil, os cavalos Clydesdale são muito utilizados para atrelagem. Não há uma associação de cavalos Clydesdale em nosso país. 

Dificuldades com o calor

Cavalos de tração, como a raça Clydesdale, têm dificuldades para dissipar o calor, podendo desenvolver estresse pela alta temperatura. Outras raças têm mais facilidade para dissipar o calor dos músculos. 

Para que esse não se torne um problema, é importante que esses cavalos tenham acesso constante a sombra e água fresca, essa raça de cavalo pode beber até 114 litros de água por dia. Há tutores que instalam ventiladores e ar-condicionado nas baias para garantir o conforto térmico dos animais. Cuidar bem dos seus equinos é fundamental para mantê-los produtivos, então, conhecer as suas limitações físicas se mostra imprescindível. 

Condução

Cavalos mais altos devem ser conduzidos com cuidado, pois, se eles perdem o controle, podem causar sérios danos ao cavaleiro. Dessa forma, é indicado que o cavaleiro ou amazona que vai conduzir um cavalo Clydesdale tenha conhecimento de montaria com outros equinos de menor porte. Não se pode esquecer que esse cavalo, além de muito alto, é muito forte. 

Outros cavalos altos

Junto ao Clydesdale existem outras raças de cavalos com alturas destacadas como: Shire (1,80 m com exemplares de até 2 m); Percheron (1,60 m em média); Friesian (até 1,75 m); Belga (1,68 m) e Bretão (1,60 m). 

Esses cavalos são bastante vistosos por sua altura e passadas longas. O cavalo vivo mais alto do mundo, reconhecido pelo Guinness Book, tem 2,10 m, é da raça Belga, se chama Big Jake e vive com seu dono em uma fazenda dos Estados Unidos. Quando esse gigante é posicionado ao lado de uma pessoa de estatura média impressiona por seu porte. 

Gostou de conhecer mais sobre os cavalos Clydesdale? Essa é certamente uma raça muito especial e única!

Imagem: https://www.shutterstock.com/home