Chapeu sertanejo para looks
Moda

Combinando o Chapéu Country em Seu Estilo

Chapeu sertanejo para looks

O chapéu country é um dos acessórios mais marcantes do visual dos cowboys, uma peça-chave na composição de looks para as festas do peão, baladas sertanejas e até mesmo para situações cotidianas. Para incluir esse acessório em diferentes momentos do seu dia a dia é interessante conhecer os modelos oficiais. Vale até ter um modelo de chapéu para cada ocasião!

Conhecendo os Diferentes Modelos de Chapéu Country

Quem é adepto do visual sertanejo já deve ter percebido que existe uma grande diversidade de modelos de chapéu country. Uns seguem um estilo cowboy de rodeio, outros têm um estilo mais “social”. Além da questão do modelo deve-se considerar que tipo de chapéu fica mais interessante para as suas produções. A seguir, confira os cinco modelos oficiais de acordo com John B. Stetson, o inventor do acessório.

Anatomia de um Chapéu Country

Antes de falarmos diretamente a respeito dos modelos de chapéus country vale a pena citar as partes que os compõem.

  • Aba do chapéu: pode ser rígida ou flexível. Alguns modelos têm abas mais largas, enquanto outros têm as laterais dobradas.
  • Cone do chapéu: é a parte em que a cabeça se encaixa, e pode variar emaltura e diâmetro de modelo para modelo.
  • Copa ou coroa do chapéu: é o topo do chapéu, em que há vincos que geram a coroa do chapéu.
  • Laço do chapéu: detalhe que serve como acabamento. Pode ser uma fita ou ornamentos.

Chapéu country Gus (ou Montana)

O modelo Gus é também chamado de Montana em referência à cidade dos Estados Unidos em que foi desenvolvido. Nem sempre houve a facilidade de fazer compras online, muito antes da internet os cowboys de cada região criavam seus próprios modelos de chapéu.

Esse acessório se caracteriza por contar com uma coroa alta, além de ter três vincos profundos que ajudam a criar uma inclinação frontal. Por ter um design diferenciado é uma opção legal para as produções festivas, como shows sertanejo ou baladas country. Dependendo do material dos chapéus, podem ser utilizados para ocasiões do dia a dia. Modelos de feltro, mais leves, são ideais para o verão.

Chapéu country Cattleman

O diferencial desse modelo de chapéu é o vinco peculiar  que diferencia os boiadeiros dos cowboys de rodeio. Como tem a coroa mais alta, esse chapéu se mantém firme mesmo durante uma intensa ventania ou tempestade.

O modelo tem três vincos e está entre as opções de chapéu mais elegantes que combinam com situações mais formais. Uma festa country com mais formalidade ou mesmo quando o cowboy quiser fazer bonito na festa do peão, pode apostar no chapéu Cattleman.

Chapéu country Tom Mix

Modelo de chapéu que faz homenagem ao primeiro grande astro do cinema de faroeste, Tom Mix. O ator foi o responsável por definir esse gênero de filmes e por inspirar muitos dos atores que vieram depois. Esse chapéu possui vinco elevado e a sua coroa tem tamanho mais destacado em relação a outros modelos. É um chapéu alto.

Por ter um design bem vintage essa é uma peça utilizada em raras ocasiões, indicada para quem gosta de se destacar por um visual singular. Para uma festa do peão pode ser legal, mas esteja pronto para não encontrar mais ninguém com um modelo parecido com o seu.

Chapéu country Gambler

Sabe os chapéus de cowboy de filmes de faroeste norte-americanos? Esse modelo é o Gambler que tem inspiração nos chapéus dos cowboys mexicanos que cruzavam a fronteira. Uma das características desse chapéu é contar com a coroa mais baixa, sem o acúmulo de ar quente. Um chapéu que protege bem do sol sem aquecer o topo da cabeça, perfeito para as regiões mais quentes.

Esse chapéu pode ser usado no dia a dia, em particular em situações que demandem passar muito tempo embaixo do sol, assim como para complementar o seu visual de festa do peão. Boa parte desses chapéus conta com detalhes no cone, como fivelas ou aplicações, na parte do laço.

Chapéu country Pinch Front

Trata-se do chapéu country que possui as abas laterais elevadas, deixando o rosto em mais evidência. Um modelo interessante para quem tem o hábito de praticar atividades ao ar livre, pois protege do sol sem tirar a visibilidade periférica. As cowgirls geralmente preferem esse modelo porque ele ajuda no efeito visual de afinar o rosto e deixa a maquiagem em maior evidência.

É possível encontrar opções desse modelo em versões mais básicas de materiais mais leves que combinam com situações cotidianas. Os modelos de couro e materiais mais rígidos combinam com festas do peão e outras ocasiões que demandam mais formalidade.

Pensando em como incluir o seu chapéu country nos seus looks de balada sertaneja? Confira as dicas desse link.