Bota de Couro
Moda

Como limpar sua bota de couro? Veja algumas dicas

Cowboys e cowgirls adeptos de uma bela bota de couro nos seus looks sabem o quanto é importante saber como limpar corretamente esse calçado. A limpeza feita com técnicas e produtos corretos é essencial para a sua conservação. Então, que tal conferir dicas de como fazer a limpeza desse item essencial para o estilo country?

Dicas de como limpar a sua bota de couro

Item indispensável para uma produção de cowboy e cowgirl, a bota de couro demanda alguns cuidados de limpeza para se manter como nova ao longo dos anos. Usar o método errado para o material de que sua bota é feita pode estragá-la ou, no mínimo, reduzir o seu tempo de vida útil. Confira dicas pontuais abaixo.

1 – Limpeza de bota de couro

Para dar início ao processo correto de limpeza da sua bota de couro, é necessário usar uma flanela limpa e macia para remover a sujeira. O ideal é que, assim que comprar a bota de couro, você use produtos impermeabilizantes no calçado para evitar que ele absorva água. Afinal, você pode se deparar com uma chuva inesperadamente, não é mesmo?

Se possível, evite que suas botas sejam molhadas pela chuva, mas, caso não consiga evitar, use papel toalha para reduzir a umidade dentro do calçado. Não use papel jornal ou de revista para sugar a umidade, pois podem manchar o seu calçado.

Outros produtos que não podem faltar para os cuidados com sua bota de couro são graxas, sprays e pomadas próprias para esse material. Esses produtos ajudam a evitar o ressecamento e as rachaduras que podem estragar suas lindas botas.

2 – Limpeza de bota de material sintético

As botas de material sintético são opções que vêm crescendo na moda country masculina e feminina. Esse material deve ser limpo com uma esponja úmida e algumas gotas de detergente neutro. Tendo limpado com essa combinação, use um pano seco e limpo para remover os resíduos de detergente.

3 – Limpeza de bota de couro com textura

Modelos de bota de couro texturizados estão em alta nas tendências de moda country feminina e masculina. Se você gosta da ideia de ter um calçado desse modelo, deve prestar atenção aos cuidados com a limpeza do mesmo. Textura como de croco ou cobra podem ser limpas com um pano seco e macio. Tenha cuidado para eliminar a sujeira que pode ficar acumulada na textura.

4 – Limpeza de botas de couro envernizado

Você tem a sorte de ter botas de couro envernizado no seu guarda-roupa? Pois, então, fique atento à forma como fará a limpeza desse calçado para evitar riscos e danos. Não use escovas para essa limpeza, dê preferência para panos úmidos e macios.

5 – Limpeza de botas de camurça e nobuck

Para limpar botas de camurça e nobuck a dica é usar uma escova, mas atenção que a escovação deve ser feita a seco e sempre seguindo a mesma direção. Se o calçado estiver com uma mancha persistente pode ser válido levar para lavar numa lavanderia especializada.

Há produtos específicos para calçados desse material, mas é sempre mais garantido contar com a expertise de profissionais. Camurça é um material que mancha com grande facilidade e certamente não é isso que você deseja, não é mesmo?

6 – Atenção à sola da bota

O solado das suas botas guardam lembranças das suas aventuras no mundo country na forma de resíduos de sujeira. Dessa forma, é essencial que, antes de guardar o calçado, você se lembre de limpar essa parte do item com um pano úmido. Com a sola devidamente limpa, passe um pano seco para remover a umidade antes de guardar. O ideal é deixar a bota secar a sombra antes de guardá-la.

7 – Atenção a forma de guardar as suas botas

Guardar corretamente as suas botas country é fundamental para mantê-las como novas por mais tempo. No caso das botas de cano longo, você deve guardar o item com o cano esticado, use enchimentos de garrafa pet ou papel cartão enrolado para manter o item com o formato correto. Para as botas de cano realmente longo, é possível usar os espaguetes de piscina cortados. O que importa é manter o cano no formato certo.

Botas de cano alto ou curto devem ser guardadas em locais arejados, mas que as protejam do contato com a poeira do ambiente. Sacos de TNT são ótimas opções para preservar as botas bem cuidadas. Também dá para guardar as botas dentro da própria caixa delas, para isso, faça furos na caixa, permitindo que respire.

8 – Dê um descanso para a sua bota

É interessante que depois de usar a sua bota você deixe o calçado descansando por um dia antes de usar novamente. Fazendo isso você permite que o calçado “respire”.

Gostou de saber como cuidar bem das suas botas de couro? Aplique essas dicas e conserve seus calçados como novos!