Irrigação por aspersão
Agronegócio

Irrigação por aspersão: saiba como funciona essa metodologia

O processo de irrigação por aspersão tem como principal característica criar um efeito de chuva artificial para manter as plantas irrigadas. No artigo a seguir iremos apresentar esse sistema com mais detalhes, explicando como funciona essa metodologia que tem conquistado cada vez mais adeptos.

O que é irrigação por aspersão?

Uma das formas de irrigação que vem se destacando no campo, a irrigação por aspersão tem como base um sistema que cria uma chuva artificial. Basicamente, um aspersor (mecanismo que pulveriza um jato de água) expele a água para o ar. A resistência aerodinâmica transforma a água expelida em gotículas como as de chuva e elas então chegam ao solo e às plantas.

Há duas classificações principais dos sistemas de irrigação por aspersão que são os convencionais e os mecanizados. Cada um desses grupos pode ser subdividido em diferentes tipos, a seguir falaremos mais sobre isso.

Como a irrigação por aspersão funciona?

Esse tipo de sistema de irrigação tem como base a queda d’água simulando a chuva. A água é distribuída de cima para baixo, de maneira que cai sobre o solo e sobre as plantas. Trata-se de um sistema bastante versátil para a agricultura, porque pode ser empregado em diferentes culturas. Há a possibilidade de adaptar esse sistema de irrigação de acordo com as necessidades de cada propriedade e plantação.

Tipos de irrigação por aspersão

Como já mencionamos, os tipos de irrigação por aspersão podem ser divididos em dois grandes grupos: aspersão convencional e aspersão mecanizada. Abaixo explicaremos como cada um desses sistemas funciona.

Sistemas de aspersão convencional

Consiste no tipo mais básico de irrigação por aspersão e conta com tubos distribuídos por toda a área. Nesse tipo de sistema, a troca de aspersores é manual, isto é, quando a primeira rega acontece, o produtor deve entrar na área molhada para retirar o aspersor e então colocá-lo na área a ser irrigada em seguida.

Esse sistema é formado pelo sistema de captação, sistema de bombeamento, linha principal ou tubulação de recalque, linha lateral ou ramal e os aspersores. O sistema pode ser portátil, semi portátil ou fixo.

Sistemas de aspersão mecanizada

A versão mecanizada do sistema de irrigação por aspersão objetiva irrigar uma área com maior amplitude. Quando a plantação é muito grande, se mostra inviável a adoção do sistema convencional, que demanda a troca manual dos aspersores. Nesse caso, o aspersor ou conjunto de aspersores são montados sobre uma estrutura dotada de rodas que fazem a movimentação da mesma.

Linha lateral móvel

Esse tipo de sistema de aspersão mecanizada conta com uma linha lateral que desloca perpendicularmente a fonte que fornece água. A fonte de água pode ser tanto uma tubulação com hidrantes como um canal de água. A movimentação costuma ser feita através de motores elétricos que são instalados nas torres de sustentação. Os movimentos são sincronizados com a aplicação da água.

Pivô central

Recebe o nome de pivô central, o sistema de irrigação que possui uma linha lateral suspensa com rodas e motores que se mantêm girando em torno de um ponto central, o pivô que fornece energia e água. Conforme vai se deslocando, a linha lateral faz o trabalho de aspergir a água sobre a cultura.

Quais são as vantagens e as desvantagens da irrigação por aspersão?

O sistema de irrigação por aspersão apresenta vantagens e desvantagens, é interessante que quem deseja saber como cuidar das plantas conheça os dois lados.

Vantagens

– Sistema viável para quase todos os tipos de solos;

– Cobre totalmente a plantação em questão;

– Apresenta precisão em relação ao volume de água para cada área;

– A estrutura é versátil e passível de ajustes;

– Pode ser usada juntamente com a fertirrigação.

Desvantagens

– Apresenta gasto de energia;

– Apresenta gasto de água;

– Viabiliza uma série de doenças devido ao excesso de umidade;

– Pode apresentar dificuldades em locais cujas temperaturas sejam altas e os ventos fortes.

Componentes de um sistema de irrigação por aspersão

Confira abaixo quais são os componentes de um sistema de irrigação por aspersão.

Aspersores

Os elementos responsáveis pelo lançamento do jato de água no ar levam ao fracionamento em gotas. Podem realizar giro completo ou setorial. A inclinação do jato de água pode ser de 20° a 30°.

Tubulação

Tubulações de diferentes materiais, como aço, PVC rígido, cimento amianto e aço zincado, são responsáveis pela condução da água até a motobomba. Normalmente, o comprimento padrão é de 6 metros. O peso varia de acordo com o material que é feito.

Esse conjunto de tubulações constitui a linha principal e as linhas laterais. Nesse sistema, a linha principal é responsável pela condução da água a partir da motobomba até as linhas laterais que geralmente são fixas.

Conjunto motobomba

Geralmente, a motobomba usada é do tipo centrífuga de eixo horizontal. Se a água for subterrânea, se utiliza uma bomba do tipo turbina especial para poços profundos. Os motores geralmente são elétricos, a diesel ou a outros combustíveis.

A irrigação por aspersão é um sistema de grande versatilidade e que oferece bons resultados!

Fonte imagem: pixabay.com