Como os cavalos ficam doentes?
Animais

Como os cavalos ficam doentes?

Cavalos doentes podem representar um risco tanto para o animal que está enfrentando a doença quanto para os outros equinos. Entender como os animais ficam doentes é essencial para desenvolver estratégias de contenção do problema. Continue lendo para ficar a par dessa importante questão para a criação de equinos.

Cavalos doentes: como as doenças acometem os equinos?

A investigação a respeito de como os cavalos ficam doentes foi feita por volta de 1800, por Louis Pasteur e Robert Koch. Os dois cientistas se valeram de centenas de anos de conhecimento anterior e observação para determinar como as doenças são transmitidas entre os equinos.

O trabalho exaustivo chegou à demonstração de como as doenças infeciosas causadas por patógenos, vírus, fungos, bactérias, parasitas e até mesmo partículas de proteínas, se desenvolviam nos cavalos doentes. A descoberta mais importante foi a de que há diversas formas de transmissão desses microrganismos para os equinos.

Formas de transmissão de microrganismos para os cavalos

A seguir listamos as principais formas de transmissão de microrganismos para os equinos. É interessante considerar como oferecer mais segurança para que seus cavalos fiquem a salvo desses agentes patógenos.

Contato direto entre os cavalos

A convivência entre os animais, independentemente das raças de cavalos, contribui para a transmissão de doenças entre os equinos. Dentre as enfermidades que podem ser transmitidas pelo contato entre os cavalos estão herpes viroses como EHV-1 e -4, além das doenças sexualmente transmissíveis, como arterite viral equina e metrite equina contagiosa.

Contato com outros animais

Uma das doenças mais perigosas para cavalos e que pode ser transmitida para seres humanos, a raiva é a principal enfermidade decorrente do contato de equinos com outros animais. Dentre os animais potencialmente transmissores de raiva estão morcegos (hematófagos ou não), raposas, gambás e lobos. A forma mais recorrente de transmissão do vírus da raiva para equinos é através de mordidas de morcegos infectados.

Doenças surgidas dos vetores

Doenças transmitidas por mosquitos, moscas e carrapatos estão entre as principais preocupações de criadores de cavalos. Esses vetores são responsáveis por transmitir patógenos para os equinos.

Um exemplo é a Habronemose, doença parasitária transmitida para os cavalos por moscas domésticas e dos estábulos. Essa enfermidade pode gerar uma série de complicações para os pulmões, pele e estômago do animal. Destacam-se entre as doenças transmitidas por carrapatos para cavalos Babesiose e Theileriose.

Contaminação do ambiente

Se não houver extremo cuidado com a higiene do ambiente em que os cavalos estão, há o risco de que eles fiquem doentes em decorrência de uma série de patógenos. As fezes de gambás e outros mamíferos podem conter os parasitas Sarcocystis neurona ou Neospora bughesi, que levam ao desenvolvimento de mieloencefalite protozoária equina.

Os equinos ainda podem contrair parasitas internos do ambiente que são responsáveis por causar uma série de doenças, em especial mediante a resistência da ação de vermífugos. Também vale mencionar a leptospirose, que é contraída a partir do contato com água parada ou através do solo contaminado pela urina de outros animais.

Contaminação através do contato com objetos e humanos

Pés e mãos humanos podem se tornar potenciais espalhadores de doenças entre os equinos. Dessa forma, é fundamental que o tratador dos animais higienize as mãos antes de partir para o cuidado do cavalo seguinte. Tenha atenção também aos objetos usados para os cuidados com os equinos como escovas, baldes de água, acessórios, entre outros.

A gripe equina é um exemplo de doença que pode ser transmitida dessas formas, então, não deixe de realizar a correta higienização de mãos, pés e objetos no dia a dia de cuidados com seus animais.

Utensílios e aparelhos médicos

O compartilhamento de utensílios e aparelhos médicos sem a devida higienização e substituição de itens descartáveis é um dos principais fatores geradores de doenças entre os cavalos.

Em 2012 houve um surto de Piroplasmose equina na Flórida, Estados Unidos, em decorrência do uso de agulhas compartilhadas entre equinos. Os parasitas responsáveis por essa doença, Babesia equi e Babesia caballi, costumam ser transmitidos por carrapatos.

Cuide bem dos seus cavalos e evite a transmissão de doenças

Agora que você já sabe quais são as principais formas como os cavalos ficam doentes, já pode ficar atento para reduzir as chances de contágio e transmissão. É fundamental manter a higiene dos espaços em que os cavalos ficarão acomodados, assim como contar com o acompanhamento de um médico veterinário. Não se esqueça de que seus animais devem ser vacinados de acordo com o calendário.

Caso identifique sinais de que seus animais estão com alguma doença grave e potencialmente contagiosa, avise as autoridades sanitárias. Esse é o seu papel como criador e como cidadão. Cuide bem dos seus amigos equinos para não vê-los doentes. Quer ficar por dentro das principais novidades no mundo country? Então confira outros posts do blog da Rodeo West!