chapéu de cowboy
Moda

Como moldar um chapéu de feltro?

chapéu de cowboy

Sabia que é relativamente fácil moldar um chapéu de feltro estilo country? Com a técnica certa você pode criar seus próprios chapéus com o melhor do visual de faroeste. Vale lembrar que o feltro é um dos materiais mais maleáveis para essa finalidade. Vamos começar a criar?

Como moldar chapéu de feltro feminino e masculino

O chapéu de feltro masculino ou feminino com aba reta e ampla remete ao visual dos cowboys tradicionais. O objetivo principal desse acessório no velho oeste era proteger os peões do sol enquanto cavalgavam. Quando os trabalhadores rurais passaram a usar veículos, como picapes, precisaram adotar chapéus com abas menores e dobradas para ocupar menos espaço.

Você tem um chapéu de cowboy de abas retas, mas deseja um modelo de abas dobradas? Então, confira a seguir um passo a passo bem simples de como moldar esse material com facilidade.

Passo 1 – Determine o modelo do chapéu

Antes de iniciar a moldagem, é importante definir o formato desejado, um chapéu de cowboy pode ter as abas planas, dobradas em ambos os lados ou com apenas um lado dobrado. Depende do seu estilo pessoal e da finalidade para a qual deseja o acessório. Como mencionado, as opções com abas planas são mais eficazes para a exposição direta ao sol, mas ocupam mais espaço no carro, por exemplo.

Passo 2 – Água fervendo

Com a definição do modelo de chapéu desejado, você deverá colocar água para ferver em uma chaleira com a bica aberta. O segredo está em aproximar com cuidado a aba do chapéu do vapor, trabalhe uma parte de cada vez.

Passo 3 – Dobrando a aba

O feltro deve permanecer em contato com o vapor até amolecer, use seus dedos para moldar o formato desejado. Para uma dobra menos acentuada, segure a aba com os dedos na parte superior e use o seu polegar na parte inferior, enrolando e fazendo pressão distribuída igualmente.

Agora, se você quer uma dobra maior, a dica é pressionar a parte do feltro amolecida pelo vapor contra o seu estômago, a dobra deverá ter a forma de uma coroa. Faça pressão usando as suas mãos, então, vá repetindo esse movimento até o feltro se estabilizar e parar na forma desejada.

Passo 4 – Outro lado

No caso de desejar ter duas dobras no seu chapéu de feltro, repita o processo descrito acima com vapor para o outro lado.

Dicas

– Use luvas de látex quando for moldar um chapéu de feltro colorido, pois ele poderá soltar tinta nos seus dedos.
– Uma forma de ajudar a manter o formato dobrado por mais tempo é usar um spray de enrijecimento de chapéu. Nada de usar sprays de cabelo, só vale o próprio para chapéus.
– Tenha muito cuidado para não se queimar no processo de moldagem do seu chapéu de feltro. Jamais use essa técnica para as peças confeccionadas em lã.
-Antes de iniciar o procedimento, verifique se a sua peça possui um fio costurado na borda da aba, isso indica que é um acessório de feltro de lã, não devendo ser moldado no vapor para não ficar com o visual enrugado e desnivelado.
– Esse fio costurado tem exatamente a função de moldar e poderá ser usado para deixar a aba como desejar.

Como moldar chapéu de cowboy de palha?

Gostou da ideia de moldar o chapéu de feltro feminino ou masculino e também quer dar uma nova forma para os acessórios de palha? Então, confira o passo a passo abaixo!

Passo 1 – Procure pelo fio de moldar

Assim como o chapéu de feltro, os acessórios de palha podem ter abas pré-moldadas ou confeccionadas a partir de um fio de moldar. Como a palha pode ser danificada com métodos usados para moldagem de outros materiais, é fundamental encontrar esse fio. Geralmente, ele está tecido na palha ou então camuflado por uma bainha decorativa.

Passo 2 – Moldando o seu chapéu de palha

O fio de moldar deverá ser dobrado, observando o quanto deseja remodelar a aba. Ele é feito para ser moldado inúmeras vezes, então não se preocupe se não der certo na primeira tentativa.

Moldando coroa do chapéu de cowboy

Coroas de chapéu country podem ser retas, cônicas, redondas ou amassadas e vêm moldadas de fábrica, contudo, pode acontecer de o dono do acessório desejar aumentar a dobra. Nesse caso, a sugestão para os chapéus de feltro é usar novamente o vapor, usando os dedos para modelar a nova forma esperada para a coroa. Modelagens mais complexas devem ser feitas por um fabricante de chapéus.

O lado da coroa do chapéu deve estar sempre voltado para o vapor, jamais invertido para não prejudicar a forma. Fique atento para eventuais distorções ocorridas na peça, ao perceber encolhimento, franzidos e outros efeitos, suspenda a moldagem.

Gostou dessas dicas de como moldar o seu chapéu country? Já realizou algum processo parecido nos seus acessórios?