Botas Texanas
Moda

O Que São Botas Texanas?

Botas Texanas

O universo da moda country tem alguns itens que se destacam por seu estilo marcante e diferenciado, podemos citar como exemplo as ornamentadas botas texanas que são encontradas em versões femininas e masculinas. Um calçado que pode deixar seus looks mais produzidos e interessantes. Conheça as principais características dessas botas e como adicioná-las aos seus looks de cowboy e cowgirl!

Afinal, o que são botas texanas?

Quem gosta do estilo country, provavelmente, já quis uma bota texana mesmo que não saiba exatamente o que caracteriza esse modelo. As principais características dessas botas são ter o cano alongado (geralmente ultrapassa 35 centímetros) e quase sempre ornamentado, bifurcação na parte superior do cano sem amarração e salto alto.

O bico das botas texanas pode ser arredondado ou fino. Trata-se de um modelo menos discreto e que ajuda a deixar o visual dos cowboys e cowgirls mais dentro da proposta country. É o calçado mais indicado para momentos festivos e não tanto para atividades de trabalho.

Diferenças das botas texanas para outros modelos

O principal contraste para as botas texanas com certeza são as botas western work que são indicadas para o trabalho tendo um perfil que preza pelo conforto e não tanto pela aparência. O modelo de botas para trabalho tem o bico redondo e bastante largo para acomodar os dedos com mais conforto. O solado geralmente é de borracha oferecendo dessa forma ação antiderrapante. Tem saltos baixos para tornar mais fácil o caminhar durante as atividades laborais.

Para quem deseja um modelo de bota country que fique entre o estilo de trabalho e o estilo texano, recomendamos a bota Roper. É um calçado usado para algumas atividades de trabalho, assim como para montaria. O cano tem em média 30 centímetros e pode ser ornamentado lembrando o visual texano, o salto é grosso e baixo. O bico é redondo, fica a dica de que o afunilamento dos bicos (como o bico fino) é uma característica comum a botas festivas não sendo confortável para o dia a dia de trabalho.

Como escolher botas texanas

Agora que você já sabe o que são botas texanas deve estar pensando em comprar um par para chamar de seu, não é mesmo? Para ajudar você nessa tarefa, listamos algumas considerações que devem ser feitas para uma escolha assertiva:

Numeração

Escolha sempre um calçado com seu número, nem mais nem menos. Se a bota ficar maior do que o seu pé pode dar bolhas pelo movimento constante e se for menor vai apertar. No caso de quem está pensando num modelo de bico fino é interessante calçar, pois esse modelo pode demandar um número maior para ficar mais confortável na frente.

Calças

De maneira geral, as botas devem ser usadas por baixo do jeans a menos que se vá montar. Contudo, se você comprou uma bota ornamentada certamente vai querer deixá-la à vista de maneira que é interessante optar por calças skinny que não ficam empapuçadas.

Chapéu e cinto com fivela

Cowboys e cowgirls podem completar o visual de botas texanas com chapéu e fivelas.

Dicas de looks com botas texanas para cowboys

Looks casuais

A bota texana, embora seja mais recomendada para festas, pode ser usada em produções casuais. Nesse caso, indicamos usar o calçado com uma camiseta básica branca e calça jeans escura. O calçado deverá ser o que mais vai chamar atenção nessa produção.

Looks para festa do peão

Para os cowboys que pretendem usar suas botas texanas em produções para festas do peão, a dica é apostar no combo jeans escuro (que deixa a bota em maior evidência) + camisa xadrez.

Um clássico do estilo country que funciona bem para os mais básicos (dá para deixar o cano da bota embaixo da calça) e até para quem tem um estilo mais marcante. O segredo diferencial fica por conta dos complementos como chapéu e cinto com fivela para quem deseja maior destaque.

Dicas de looks com botas texanas para cowgirls

Looks casuais

Essas botas funcionam como um toque de glamour para looks mais básicos como com vestido curto estampado ou shorts jeans + t-shirt podrinha. O fato de ser um calçado ornamentado dará mais graça para o conjunto da sua produção.

Looks para festa do peão

Para as cowgirls que querem usar suas botas texanas em produções para rodeios, existem algumas possibilidades como produções mais básicas com jeans skinny + camiseta ou camisa xadrez. As mais ousadas podem combinar essas botas com vestidos ajustados ao corpo que podem ser mais curtos. No caso de quem está indo para um show, fica a dica de que pode apostar num vestido estilo mullet (que tem a parte de trás mais alongada). Por ser uma bota com perfil fashionista e fica interessante em vários contextos diferentes.

Se você gostou de saber mais sobre as botas texanas e quer encontrar versões para as crianças vai gostar dessas dicas.