Começando uma Plantação de Maracujá

Plantação de Maracujá

Iniciar uma plantação de maracujá pode ser uma forma de entrar em um mercado com grande potencial de crescimento. Essa fruta tem se mostrado um produto versátil que pode ter diferentes destinos comerciais. Com apenas cinco tipos de maracujá entre os mais cultivados é relativamente simples conquistar um espaço nesse mercado. Saiba mais como garantir seu espaço nesse segmento do agronegócio.

Saiba Como Dar Início a uma Plantação de Maracujá

Para quem já pensou sobre a possibilidade de plantar maracujá como atividade comercial, listamos algumas dicas para iniciar seu empreendimento agrícola.

Conheça mais sobre o maracujá

A primeira coisa importante é conhecer mais sobre a fruta que se pretende cultivar, o maracujá tem origem no maracujazeiro, seu nome científico é Passiflora edulis sims e está inclusa na família das Passifloráceas. Possui ação calmante, sendo muito conhecida por isso. Seu crescimento acontece sob a forma de ramagens e pode ser comparada com as plantas trepadeiras. Originária da América Central e América do Sul, essa fruta, era considerada como uma dádiva divina.

Finalidades comerciais do maracujá

Plantar maracujá pode se mostrar uma atividade bastante lucrativa, é usada principalmente para extração da polpa que pode dar origem a doces, sucos, sorvetes e outros itens de gênero alimentício. Nosso país lidera a lista de principais produtores de maracujá, sendo acompanhado de perto por Estados Unidos e Caribe.

Num universo com mais de 100 espécies de maracujá existentes no Brasil, apenas cinco têm destaque comercial, são elas: maracujá roxo, nativo, quadrangulares, alata e cincinnata. Para extração da polpa, os mais recomendados são o maracujá roxo e o alata, pois não tem uma acidez tão pronunciada quanto as demais variedades. As outras espécies apresentam maior vocação para cultivo ornamental. Escolha a variedade de acordo com seu objetivo comercial.

Encontre o lugar ideal para o cultivo

Para que sua plantação de maracujá seja bem-sucedida é fundamental que esteja fixada num local com as condições ideais para o crescimento da planta. O maracujazeiro não demanda muito espaço para seu crescimento, no entanto, depende de condições ideais como altas temperaturas e um ciclo regular de chuvas. Calor e umidade são preponderantes para seu desenvolvimento. O maracujá tende a se desenvolver melhor em climas tropicais.

Solo: Escolha e preparo

No momento da escolha do local para plantar maracujá é essencial ficar atento a algumas características do solo também como ser fértil, terboa drenagem e com potencial de nutrição. O terreno em questão deverá ser plano, pois diferente disso será complicado conseguir manter um bom ritmo de semeadura e colheita dessa fruta.

Após ter feito a escolha do solo ideal, chega o momento de prepará-lo para iniciar o cultivo. Mesmo que seja um solo com bom potencial nutritivo é possível melhorá-lo, comece realizando a higienização da área com a remoção de resíduos superficiais como restos de plantações anteriores que podem machucar e impedir o crescimento do maracujazeiro. Será necessário arar a terra, aproveite para moer os restos e, assim,  convertê-los em adubo natural.

Semeando o maracujá

O ideal é realizar o plantio das sementes de maracujá entre os meses de julho e agosto após ter passado pelo período de geadas. O primeiro passo é a abertura das covas que devem ter largura de 10 centímetros e profundidade de 12 centímetros. O espaço deixado entre uma cova e outra deve ser com cerca de 30 centímetros.

Como essa planta cresce como uma trepadeira deverá contar com um tipo de apoio, pois   o mais indicado é cultivar os maracujazeiros perto de cercas ou em estruturas de madeira para que o crescimento seja ascendente.

Irrigação da plantação de maracujá

Como já foi mencionado, o maracujazeiro, é uma planta que demanda clima com temperaturas elevadas e boa taxa de umidade. Sendo assim, a irrigação tem um papel fundamental para seu crescimento e pode ser realizada através de processo mecânico ou manual. Independente do método é necessário contar com o controle para que o solo não fique encharcado podendo acarretar no apodrecimento das raízes.

Quando as sementes estão germinando é importante irrigar ao menos duas vezes por semana mantendo um intervalo de 3 dias entre uma irrigação e outra. Após o maracujazeiro brotar é possível irrigar uma vez por semana somente. Durante o período de desenvolvimento do maracujazeiro, fique atento ao surgimento de ervas daninhas (remova-as) e para plantas que não tenham apoio para se desenvolver.

Colhendo os maracujás

Você saberá que os maracujás estão prontos para ser colhidos quando eles apresentarem cor amarela intensa e textura brilhante. Corte as frutas da árvore mantendo um cabinho com cerca de 5 centímetros, esse é o segredo para evitar que as suas frutas fiquem maduras precipitadamente. Trata-se de um bom negócio, haja vista que uma caixa dessa fruta com 15 kg é vendida por cerca de R$ 35,00. Com a elevada produção de maracujá é possível obter um bom lucro.

Gostou dessas dicas de como dar início a uma plantação de maracujá?