Tipos de Chapéu Country
Moda

Quais são os tipos de chapéu country?

Tipos de Chapéu Country

Encontrar o chapéu country perfeito para seus looks demanda conhecer os diferentes modelos disponíveis no mercado e um pouco da história de cada um. Para quem pensa que esse tipo de chapéu é tudo igual, devemos alertar que existem diversos modelos, saiba como escolher o que combina mais com você e prepare-se para as festas do peão e baladas sertanejas.

Chapéu country: conheça os diferentes modelos

Você conhece os tipos de chapéu country e sabe como escolher o que mais se adequa ao seu estilo? Confira a seguir detalhes a respeito dos principais modelos e encontre um para chamar de seu.

Chapéu Country Cattleman

Esse é o chapéu que você deveria usar em dias de chuva e vento, pois seu design foi pensado para se manter firme mesmo nas condições mais adversas. Hoje em dia, o Cattleman é considerado o modelo de chapéu do cowboy tradicional, aquele visto nos filmes de Hollywood que têm a temática de faroeste. Na sua parte superior, possui três vincos, a coroa é baixa e a aba tem um desenho levemente curvo.

Chapéu Country Gus

Sabe quando nos filmes de faroeste o cowboy tira o chapéu para cumprimentar as damas? O modelo Gus possui uma coroa inclinada para frente e conta com três recortes profundos que diz a lenda ser para facilitar o processo de tirar o chapéu. A coroa é relativamente alta de maneira que pode auxiliar quem deseja parecer mais alto visualmente.

Chapéu Country PinchFront

Um dos tipos de chapéu country favoritos das cowgirls, com suas abas curvas nas laterais, tem um efeito potencialmente afinador do rosto sem contar que deixa os traços mais em evidência.

Chapéu Country Gambler

Naquela clássica cena de filmes do Velho Oeste em que cowboys entram nos salões decididos a tudo é normal que estejam usando um chapéu do modelo Gambler. As características principais desse modelo são ter coroa baixa e plana protegendo melhor a cabeça assim como uma aba grande e plana que protege do sol. O Gambler é um chapéu popular na cor preta, porém, os brancos também fazem sucesso.

Chapéu Country Nevada

Semelhante ao chapéu Gambler, o Nevada tem um ar mais sofisticado sendo feito geralmente com bons tecidos. Tanto a borda quanto a coroa são planas deixando com um visual mais sério.

Como escolher o chapéu country?

Agora que você já conhece os principais tipos de chapéu country, vamos dar dicas de como escolher o modelo perfeito, lembrando que além de proteger do sol esse acessório também ressalta a identidade country do cowboy.

1 – Tamanho ideal

No momento de escolher seu chapéu country é fundamental considerar a circunferência da sua cabeça. Nem sempre um chapéu que caiu como uma luva num amigo ou amiga ficará bom em você. Além da questão do conforto, é essencial atentar para a harmonia que a peça terá no seu visual. O chapéu deve estar equilibrado em relação a sua silhueta.

2 – Formato ideal de chapéu

Como mencionamos antes existem diferentes modelos de chapéu country e para escolher um para chamar de seu é interessante considerar a interação do modelo com o seu formato de rosto. Quem tem rosto redondo pode apostar em chapéus com copa alta e aba larga que passam a impressão de que o rosto é mais alongado visualmente. Já quem tem o rosto com formato quadrado deverá investir em chapéus com copa e abas curtas além de dar preferência para modelos com design arredondado.

3 – Escolha bem o material do chapéu

Além de formatos diferentes, os chapéus podem ser feitos de materiais distintos sendo interessante ter opções para o inverno e verão. No caso dos meses mais frios, indicamos chapéus feitos de materiais mais pesados e quentes como lã. Para o verão, a aposta mais indicada é a palha que contribui para que o ar circule, tornando o processo de respiração da pele mais efetivo.

4 – Combinando o chapéu country com o look

Por fim, a questão que deve ser considerada na hora de escolher o seu chapéu diz respeito à combinação desse item com os seus looks. Alguns modelos de chapéu como o Nevada, por exemplo, seguem uma linha mais do cowboy clássico e elegante. Já chapéus que têm um design mais moderno como o PinchFront tendem a combinar mais com looks que tenham algum despojamento.

Para aquelas produções mais ousadas com elementos mais característicos do estilo de cowboy é interessante apostar em chapéus mais irreverentes como o Gus, por exemplo. Lembre-se que o chapéu não pode parecer um acessório extra que não está condizente com o visual todo. Toda a produção deve falar a mesma língua e passar uma mensagem única. Por falar em looks country nada melhor do que conferir dicas para looks de verão em nossos posts!