Como funciona um rodeio

Como funciona um Rodeio?

Você sabe o que é rodeio, como ele surgiu e quais são as regras que regem as competições? Se ainda não conhece esses pormenores e quer entender melhor como funciona essa competição que tem se tornado também palco de shows e muita alegria continue lendo.

O que é rodeio?

A partir das principais regras dos rodeios, é possível entender do que se trata essa competição recreativa de origem rural. O peão competidor tem o desafio de se manter por 8 segundos sobre um cavalo ou boi bravo.

A prova é avaliada por dois árbitros, sendo que um deles dá uma nota de 0 a 50 para o desempenho do competidor enquanto o outro árbitro dá uma nota de 0 a 50 para o desempenho do animal. Sendo assim, a pontuação atribuída pode ser de 0 a 100.

Podem ser disputadas as seguintes modalidades em um rodeio: Touro, Três Tambores, Cutiano, Laço de Bezerro, Bulldoging, Bareback e Laço em Dupla. Os rodeios são bastante populares nos Estados Unidos (seu país de origem), no Brasil, Canadá, México e na Austrália.

Entendendo o funcionamento de um rodeio

Para saber como funciona os rodeios, é importante ter um panorama completo a respeito das regras que vão muito mais além de, simplesmente, permanecer os 8 segundos montado no animal bravo.

Traje do cowboy

A liberação do peão e do animal no brete de saída somente pode ser feita se estiver tudo certo em relação aos trajes e equipamentos. É exigido que o cowboy esteja trajando chapéu, calça de couro, botas e camisa de manga longa abotoada na mão de equilíbrio. Os participantes podem optar por usar capacete e colete salva-vidas como uma proteção extra.

Esporas

Os rodeios geram polêmica devido a questionamentos em relação aos tratos com os animais, uma forma de preservar o bem-estar deles é a aplicação da regra de que as esporas não podem ter pontas, isto é, devem ser rombudas. Nenhum tipo de objeto cortante é permitido.

Equipamentos para o touro

Nessa modalidade de rodeio, são utilizados o sedém (equipamento que envolve o tórax e virilha do animal) e a corda americana que possui somente um nó de ajuste.

Equipamentos para modalidades com cavalo

O rodeio com cavalos pode ser disputado em três categorias distintas, sendo que em cada uma são necessários equipamentos diferentes.

Categoria Cutiano: essa categoria é disputada somente no Brasil e para que possa ser realizada são necessários os seguintes equipamentos para o cavalo: peiteira, sedém, arreio, baixeiro e rédeas.

Categoria Saddle Bronc (Sela Americana): modalidade mais antiga dos Estados Unidos, a Saddle Bronc, não utiliza o baixeiro e troca o arreio pela sela sem pito. Nessa categoria, o peão se apoia sobre os estribos.

Bareback: também uma categoria norte-americana, o Bareback tem como equipamento principal uma pequena sela que possui adaptação com uma alça para que o competidor possa segurar usando a sua mão de apoio. Uma modalidade em que não são usados estribos.

Irregularidades dos rodeios

São consideradas como irregularidades, durante a montaria o toque da mão de equilíbrio do peão no animal ou em si mesmo assim como tentar ter mais equilíbrio fixando a espora na corda, o que se chama de montar nos nós. As mãos e os braços do peão devem estar bem posicionados, demonstrando que ele tem pleno domínio da técnica que está executando.

Esporeadas

No caso das montarias em cavalo, é necessário usar a técnica de esporear que nada mais é do que ir puxando o pescoço do animal para cima. Com as esporeadas, o peão fica mais solto sobre o cavalo o que torna a montaria mais complexa.

Pontos corridos

A forma de apuração do ganhador do rodeio é através do sistema de pontos corridos, aquele que tiver a soma mais alta de pontos no final da competição será declarado o vencedor.

Pontuação dos animais

Como já foi mencionado, os animais também recebem notas, quanto melhor seu desempenho, isto é, quanto mais dificuldade impõe para o peão maiores as notas que lhe são atribuídas. Lembrando que somente são avaliados os peões que conseguem permanecer os 8 segundos em cima do touro.

Curiosidade

Os rodeios nasceram no Velho Oeste norte-americano, em 1867, quando os cowboys aproveitavam seu tempo livre para praticar montaria e laço, comparando as suas habilidades.

Shows

Uma característica dos rodeios que tem contribuído para atrair um público cada vez maior é a realização de shows nesses eventos. Grandes nomes da música sertaneja e de outros estilos têm ajudado a tornar essas festas mais atraentes no Brasil. Ao conferir a programação dos principais rodeios do país como a de Barretos, por exemplo, você perceberá a ênfase que é dada à seleção de artistas que irão se apresentar.

Ficou curioso para saber mais detalhes sobre os rodeios? Clique aqui e descubra tudo sobre os bois de rodeio!

Conheça alguns de nossos produtos!