O artesanato no mundo country
Mundo Country

O Artesanato na Cultura Sertaneja

O artesanato no mundo country

O artesanato sertanejo é uma das expressões culturais mais marcantes do Nordeste brasileiro e uma importante ferramenta de geração de renda para a população da região. Algumas peças se tornaram icônicas e bastante simbólicas no que concerne a cultura do povo sertanejo que luta todos os dias para ter uma vida melhor por meio de seu trabalho. Ficou curioso para saber mais a respeito?

Artesanato sertanejo: Relevância cultural e sucesso na decoração

A decoração sertaneja se tornou muito mais do que uma tendência do universo decorativo, trata-se de uma expressão que permite destacar uma parte relevante da cultura brasileira. A seguir você poderá conhecer mais sobre as peças de maior destaque do universo sertanejo em termos culturais e como elementos de decoração.

Carranca: Expressões que falam sobre a cultura sertaneja

Com um grande destaque no artesanato sertanejo, as carrancas, são esculturas que, como o nome sugere, têm expressões um tanto quanto zangadas seja de pessoas ou de animais. Durante o século 19 esse tipo de peça era bastante utilizada como adorno de barcos que seguiam em expedições pelo rio São Francisco.

Mais do que enfeitar essas esculturas tinham como objetivo espantar maus espíritos. Atualmente, as carrancas podem transformar a decoração de diferentes ambientes agregando um toque ao mesmo tempo retrô e moderno. Muitos artistas nordestinos têm apostado na confecção das carrancas decorativas.

Esculturas de barro: Personagens do nordeste brasileiro

O artesanato sertanejo vem ganhando cada vez mais espaço em ambientes urbanos e rurais, as esculturas de barro representam diferentes personagens do nordeste brasileiro como as baianas, por exemplo. Além de esculturas é possível levar para casa belos jarros de barro.

Quem gosta de personagens diferenciados pode encontrar também versões dos cangaceiros. Dentre as características que fazem dessas peças mais ricas estão as cores vibrantes e as formas bem modeladas. Todos os anos milhares de turistas levam de sua passagem pelo nordeste – além das lembranças de dias lindos e de um mar amplo – esses jarros de barro.

Rendas: Delicadeza que comunica

Já faz algum tempo que tanto o segmento de decoração quanto o de moda vem utilizando a renda sertaneja como base para o desenvolvimento para produtos mais interessantes. A tecelagem nordestina possui um trabalho único em termos de qualidade e diversidade, o formato mais comum de ser encontrado é o de raio bastante fácil de encontrar no estado do Alagoas. Uma toalha, um caminho de mesa, roupas (incluindo até vestidos de noiva) ganhou outra perspectiva quando resultantes desse belo trabalho de renda.

Peças de couro: Indumentária do sertanejo

Uma das profissões que não pode desaparecer com o passar do tempo com certeza é a de artífice do couro. Atualmente, não há muitos desses profissionais na ativa, contudo, há esperança no fato de que se trata de uma profissão que pode ser passada de pais para filhos. Dentre as peças mais famosas confeccionadas por esses artífices estão os itens que têm significado relevante para a cultura nordestina.

Os gibões são apenas um dos itens que se tornaram procurados tanto por museus que desejam preservar a cultura do Nordeste como por colecionadores que gostam de manter as peças expostas. Os profissionais que ainda utilizam as mesmas ferramentas de décadas atrás são muito valorizados e conseguem peças com um visual bem próximo ao que ajudou a fortalecer a cultura sertaneja como uma das mais destacadas no mundo.

Pinturas de areia: Paisagens feitas de grãos

Outra peça de decoração sertaneja que conquistou um lugar especial no gosto dos apaixonados por esse tipo de artesanato são as garrafas com paisagens originadas a partir de areia colorida. Com grãos de várias cores é possível praticamente criar um quadro dentro de uma garrafa e levar parte do Nordeste para a sala da sua casa. Uma peça que pode ser um lindo presente para quem não teve a oportunidade de fazer essa viagem com você.

Relevância econômica e cultural

O artesanato sertanejo conta a história e um pouco mais sobre o povo da região Nordeste e sua importância não para por aí, pois também se trata de uma fonte de renda para muitas comunidades rurais que precisam de apenas uma oportunidade para que possam prosperar. Para contribuir com o crescimento e fortalecimento da expressividade sertaneja por meio dessas peças de arte é interessante comprar os itens de comunidades que tem um trabalho social aliado com a venda.

Aproveite a possibilidade de usar a internet como uma ferramenta de busca que irá te ajudar identificar os melhores grupos dos quais adquirir as peças artesanais que contam a história do universo sertanejo. O reconhecimento do valor que essas peças têm no que tange a cultura do Brasil é a melhor forma de impulsionar aquilo que temos de melhor em nosso país.

Gostou de conhecer mais sobre as peças de artesanato sertanejo e como elas podem ser usadas para uma decoração diferenciada?