Cocheira
Sem categoria

Sua cocheira é segura? Saiba como evitar queimadas

Manter a segurança da cocheira da sua propriedade é fundamental para evitar a ação de queimadas e incêndios que possam colocar em risco os seus preciosos equinos. Sendo um local que tem materiais altamente inflamáveis, como serragem, feno, madeira e borracha, corre sério risco com apenas uma faísca.

Ao longo deste artigo iremos apresentar uma série de dicas pertinentes para tornar esse espaço menos suscetível ao fogo. Vamos lá?

Segurança da cocheira: dicas para evitar incêndios

Está preocupado que as queimadas possam afetar as cocheiras da sua propriedade, colocando em risco seus equinos? Então, confira a seguir as dicas para evitar incêndios nesse espaço repleto de materiais inflamáveis.

Tamanho do corredor

É fundamental que a cocheira para cavalos da sua propriedade tenha dimensões seguras, ou seja, possua corredor amplo o bastante para que um cavalo possa dar meia-volta ou mesmo para que dois equinos possam se cruzar. Espaços muito apertados criam mais mecanismos que podem levar a incêndios e a maior propagação do fogo. 

Fios e lâmpadas devem ficar escondidos

Cavalos podem ser muito curiosos, de forma que é prioritário para a sua segurança mantê-los longe de fios e lâmpadas. Tente esconder os fios para que eles não tenham como acessá-los e mordê-los e deixe as luminárias inacessíveis para eles. Todo cuidado é pouco com seus equinos. 

Algo primordial para manter a segurança da cocheira é realizar inspeções recorrentes das instalações elétricas. Fique atento a fios desencapados ou gastos que podem se tornar muito perigosos. Os fios devem ser envoltos em PVC ou metal para evitar que roedores os prejudiquem. É indicado que todas as instalações sejam embutidas, mantenha interruptores e tomadas sempre limpos e longe dos seus equinos. 

Nada de cigarro próximo a cocheira

Uma regra importante de adotar na sua fazenda é a de que não se pode fumar perto da cocheira, pois isso pode facilmente iniciar um grande incêndio. Nunca se esqueça da grande quantidade de materiais inflamáveis que são armazenados nas baias, podendo gerar uma grande tragédia. 

Sinalização

Caso o pior aconteça e o incêndio tenha início, é essencial que seus colaboradores saibam como direcionar os animais para a saída. Para auxiliar nesse processo, sinalize todo o espaço com placas que indiquem qual o caminho mais indicado para a condução dos equinos. Essa facilidade de entendimento pode ser determinante para salvar seus cavalos. 

Outro ponto a ser considerado é o quanto a entrada da sua propriedade é facilmente encontrada por bombeiros. Tenha sinalização clara para indicar por onde o caminhão deve passar para poder atender de forma rápida e efetiva uma emergência na sua propriedade. Ninguém quer pensar no pior, mas é muito importante estar preparado para situações limite. 

Limpeza e organização

Tenha o hábito de fazer limpezas frequentes na cocheira, evitando manter materiais sobressalentes que podem se tornar apenas condutores do fogo. Além disso, evite que saídas e corredores tenham passagem dificultada pelo acúmulo de materiais e resíduos. Uma vassoura e um ancinho são os seus principais aliados para evitar incêndios.

Adote um sistema de organização de tudo o que será armazenado na cocheira para evitar acúmulos desnecessários. Materiais inflamáveis devem ser armazenados de forma correta para que não aumentem o risco de uma tragédia ser iniciada.

Feno e serragem devem ser armazenados em separado

Esses dois itens são muito suscetíveis a causar incêndios em infelizmentem nem sempre há a possibilidade de guardá-los em uma edificação separada da cocheira. O ideal, nesses casos, é ter pelo menos depósitos de estocagem que sejam isolados. Atenção para o fato de que o feno pode sofrer combustão instantânea caso não esteja bem seco antes de ser armazenado. 

Equipamentos, tratores e veículos a gasolina devem ficar longe da cocheira

Para reforçar a segurança da cocheira da sua propriedade, recomendamos que haja o cuidado de manter equipamentos, tratores e veículos a gasolina longe, pelo menos a 20 metros do local em que seus cavalos ficam alocados. Sistemas elétricos, de escape e de combustível podem dar início a incêndios muito rapidamente, não dando muitas chances de ação de contenção. 

Instale um para-raios

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, instalar um para-raios é relativamente barato e proporciona muito mais segurança para as baias dos seus cavalos. O sistema de proteção contra descargas atmosféricas deve estar muito bem fundamentado e ser instalado por um profissional certificado. 

Extintores de incêndio

Para tornar a sua cocheira realmente segura no tocante a incêndios, é essencial contar com extintores de incêndios instalados em todas as entradas e a cada 10 metros no pavilhão. O mais recomendado para estábulos é o extintor multiuso (classificado como ABC), consulte um profissional técnico da área para comprar e distribuir de forma correta os extintores. 

Manter a cocheira segura é mais simples do que parece, basta ser cuidadoso. Para conhecer as principais novidades no mundo country, confira outros artigos do Blog da Rodeo West!