como fazer um terere perfeito
Mundo Country

Veja como fazer o tereré perfeito em 7 passos

como fazer um terere perfeito

Ainda tem dúvidas sobre como preparar um tereré? A gente te ensina! (Foto: Shutterstock)

A bebida de origem paraguaia, tereré, é bastante comum em algumas regiões brasileiras e já conquistou outros países da América Latina. Por ser consumida gelada é uma excelente alternativa para refrescar naqueles dias em que o sol não dá sossego. Além disso, estudos científicos já provaram que a bebida tem uma série de benefícios para a saúde. Então que tal aprender a preparar o seu tereré nos 7 passos que listamos abaixo?

Como preparar seu tereré em 7 passos

Abaixo você confere os 7 passos para preparar o tereré perfeito.

Materiais necessários:

  • Erva-mate (existem versões específicas para tereré, procure e escolha a sua favorita, tem até alternativas saborizadas)
  • Bomba para tereré
  • Guampa (se não tiver você pode usar um copo de plástico ou de vidro que seja de bom tamanho)
  • 2 litros de água misturados ao suco de dois limões

Como fazer:

Passo 1 – Preencha 2/3 da capacidade da sua guampa com a erva-mate.

Passo 2 – Para que seu tereré fique perfeito é necessário que palitos e talos da erva sejam devidamente separados. O procedimento para a separação consiste em usar a mão para tapar a boca da sua guampa ou copo e então fazer movimentos leves para baixo e para cima.

Passo 3 – Ainda com o objetivo de fazer a separação você deverá inclinar a guampa num ângulo de 45° e retirar a mão que estava tapando a boca da mesma. Os palitos da erva irão se concentrar na parte de baixo da guampa criando um tipo de trama que tornará mais fácil para a água entrar na peneira da bomba.

Passo 4 – Mantendo a guampa na posição do passo anterior chega o momento de despejar a água gelada.

Passo 5 – Esse passo é o mais importante da lista porque é nele que colocaremos a bomba do tereré. O bocal deverá ficar tapado pelo dedo polegar, a bomba deverá ser colocada na parte que está cheia de água da guampa. Use o seu pulso para movimentar a bomba de maneira que ela permaneça bem posicionada na guampa.

O teste definitivo para ter certeza que a bomba está desentupida é tirar o polegar e ficar de olho ao nível da água que deverá ceder alguns centímetros. O movimento da água é um sinal de que a bomba está funcionando como deve.

Passo 6 – Retorne a guampa para a posição vertical e então coloque mais água gelada.

Passo 7 – O melhor passo da lista prove o seu tereré para ter certeza de que ele está perfeito!

Curiosidades sobre o tereré

A bebida que faz a alegria de muitos brasileiros e paraguaios nos dias de verão tem muitas curiosidades, confira abaixo.

Dia do tereré

Os paraguaios gostam tanto dessa bebida que ela tem um dia especial no calendário para ser celebrada. O último sábado do mês de fevereiro é o Dia do Tereré, não deixe de preparar a bebida nesse dia!

Tereré não é chimarrão

Uma dúvida que pode surgir entre os mais leigos diz respeito a diferença entre tereré e chimarrão que consiste basicamente na temperatura da água para o preparo. O chimarrão é servido com água quente se mostrando ótimo para os dias de inverno, motivo pelo qual faz sucesso no sul do Brasil. Já o tereré é uma bebida gelada que refresca e hidrata.

Versão do chimarrão

O tereré é a versão gelada do chimarrão que já era uma bebida bastante consumida na América do Sul. A invenção da versão refrescante se deu durante a Guerra do Paraguai em que os soldados paraguaios não podiam fazer fogueiras para esquentar a água para não chamar atenção do inimigo e então passaram a consumir a erva-mate com água fria mesmo. Não demorou para que a bebida se tornasse tão tradicional quanto o chimarrão.

Faz bem para o organismo

Se você está no time dos adeptos de um bom tereré diariamente saiba que não tem problema já que essa é uma bebida que oferece muitos benefícios para o corpo. Para começar ela possui 90% a mais de agentes antioxidantes que o chá verde, contribui para evitar o envelhecimento precoce e ainda ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer.

Redução do colesterol ruim

Pesquisas científicas descobriram que a erva-mate possui uma quantidade elevada de polifenois que contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares e ainda reduzem o colesterol ruim (LDL) no organismo. Beber um tereré saboroso é uma forma de melhorar a sua saúde.

Substituto do café

Para algumas pessoas a cafeína é uma necessidade, porém, o consumo demasiado de café pode se tornar um problema a longo prazo com episódios de dores de cabeça, dores de estômago e até insônia. A substituição pelo tereré pode ser bastante positiva uma vez que a bebida tem cafeína, mas não carrega consigo os efeitos colaterais desagradáveis do café como tirar o sono.

Gostou de aprender mais sobre tereré e como prepará-lo corretamente?