Música

As estrelas do country americano

O country americano é um estilo musical que teve influência em diversos países, inclusive no Brasil. Os artistas que cantam melodicamente sobre o estilo de vida dos cowboys ajudaram a desmistificar a ideia de que quem vive no interior é caipira. A cultura country é bastante rica e deu origem a um universo composto de estrelas absolutas. Vamos conhecer mais sobre estes artistas e bandas?

Conheça as principais estrelas do country americano

A música country tem seu lugar no coração de muitos cowboys e cowgirls. Ao longo das décadas, o gênero passou por mudanças, assim como o sertanejo brasileiro. É possível perceber essas transformações, por meio do trabalho dos artistas de maior destaque do gênero.

Estrelas clássicas da música country

Nessa categoria, estão os artistas country que têm status de clássico, isto é, são referências para os novatos do gênero e contribuíram para características agora cimentadas.

Johnny Cash – A estrela maior do country americano

Não tem como falar sobre música country e não pensar em sua estrela magna, Johnny Cash. Um artista sensacional que enfrentou uma série de problemas na vida pessoal e conseguiu superar graças ao seu amor àmúsica e à esposa June Carter, a companheira da sua trajetória.

Para muitos, Cash é a personificação do que é o country com uma voz poderosa e um ritmo envolvente em suas canções. A projeção para o sucesso veio com a canção “I Walk the Line” em 1955. É interessante ouvir mais daquele que ficou conhecido como “O Homem de Preto” para identificar melodias e estilos que ainda são influência para o country atual.

Hank Williams – Uma estrela que se apagou cedo demais

Certamente se não tivesse falecido tão cedo com apenas 29 anos de idade, a caminho do seu show de ano-novo do ano de 1952 para 1952, ou 1953? Hank Williams seria uma estrela ainda mais reverenciada no meio do country americano. A causa da morte relatada oficialmente foi parada cardíaca, no entanto, acredita-se que uma combinação exagerada de álcool e analgésicos foi o que lhe ceifou a vida.

O cantor ficou conhecido por seu ar rabugento, as suas canções ficavam entre um estilo caipira e moderno que estava definindo o futuro de Nashville como grande celeiro da música country. Dois dos seus grandes sucessos são: “Lost Highway” e “Lovesick Blues”.

Dolly Parton – Uma inspiração para as cantoras country

A dona do single “Jolene” é até  hoje uma das principais influências para as cantoras country, inclusive a brasileira Paula Fernandes a cita como uma de suas artistas prediletas. Parton foi incentivada por ninguém menos do que Johnny Cash a seguir o seu sonho de cantar. Em 1967, foi convidada para substituir Norma Jean no programa de televisão “Porter Wagoner Show”.

Com o apoio de Porter Wagoner,  a carreira de Parton decolou e os dois tiveram uma parceria profícua de muitos anos. Quando Parton decidiu investir em sua carreira solo encontrou resistência da parte de Wagoner e compôs a forte: “I Will Always Love You” que fala sobre rompimentos.

Loretta Lyn

Uma das maiores estrelas do country, Loretta Lyn começou a incursão na carreira musical cantando na igreja. Após gravar seu primeiro álbum, ganhou relevância no gênero e conseguiu o feito de manter quatro músicas na primeira posição do Top 10 Hits entre os anos de 1955 e 1970. Entre 1971 e 1975, fez dupla com Conway Twitty; e nos anos 90, gravou com Dolly Parton e Tammy Wynette.

Estrelas atuais da música country

Nessa categoria, estão os artistas country que estão construindo o caminho futuro do gênero.

Lady Antebellum – Conquistando um novo público

O trio que se formou em Nashville, no Tennessee, Estados Unidos, em 2006 se tornou um dos grandes fenômenos do country americano iniciando uma legião de novos fãs no estilo. Algo interessante a respeito do grupo é que as suas canções são country, mas também possuem um toque de rock alternativo. Essa sonoridade é o que a tornou popular. Formam a banda: Hilary Scott, Charles Kelley e Dave Haywood. O grande hit do grupo é a canção “Need You Now”.

Carrie Underwood – Estrela de destaque nos anos 2000

Carrie Underwood foi a vencedora da 4ª temporada do programa “American Idol”, em 2005, sendo projetada para o sucesso. A voz poderosa de Carrie a levou a conquistar diversos prêmios e marcas como ser a única cantora country a ter um hit no #1 da Billboard Hot 100 nos anos 2000. O seu primeiro álbum “Some Hearts” de 2005 foi eleito o melhor do estilo da primeira década do novo século.

Blake Shelton – Dos palcos para o júri do The Voice

A carreira de Shelton começou, oficialmente, em 2001 com o lançamento do seu primeiro single “Austin”. O grande sucesso da canção fez com que seu nome fosse ganhando cada vez mais visibilidade no universo da música country. Os álbuns do cantor como “Austin”, “The Dreamer” e “Blake Shelton’s Barn & Grill” se mostraram extremamente rentáveis com bons números de vendas. O artista passou a compor o júri do reality show musical “The Voice” ao lado de Adam Levine, Cee Lo Green e Christina Aguilera.

Aproveite para montar uma playlist com todos esses artistas para uma festa country!