Luvas: Acessórios essenciais para competições

Talvez ao observar um peão lutando bravamente para se manter 8 segundos em cima de um touro bravo você não repare tanto na luva para rodeio em sua mão, contudo, esse é um acessório essencial para a segurança e conforto do atleta. As luvas são também importantes em modalidades como a de laço para garantir um bom desempenho. Entenda melhor o papel desses acessórios para os competidores.

Luva para rodeio: por que esse acessório é tão importante?

Numa prova de montaria, o peão sobe num animal bravo e muito forte, e tem  como objetivo se manter nessa posição por pelo menos 8 segundos. Tenha certeza de que esses são os segundos mais longos da vida de um cowboy. O touro possui uma corda em volta do seu corpo que permite que o peão se mantenha firme. Para segurar essa corda com mais assertividade e evitando o atrito é essencial ter em sua mão uma luva feita do material (geralmente couro) e com o design corretos.

A luva de laço também é crucial para o bom desempenho da atividade, sem ela dificilmente o peão conseguiria ter o controle da corda. É preciso ter aderência da corda à mão para poder manuseá-la na direção e com o efeito necessário para laçar o animal. Nesse caso, as luvas costumam ser feitas de combinações de fios naturais como os de algodão e sintéticos como poliéster. O bom acabamento da peça deve ser observado para evitar que ela incomode ou machuque a mão do peão.

Escolhendo a luva para o rodeio

Agora que você já conhece a importância desse acessório para realizar diferentes atividades competitivas de rodeio, chegou o momento de saber como escolher a peça ideal para chamar de sua. Vamos falar um pouco mais sobre as luvas de rodeio e suas características.

Luva de couro para montaria

Contar com uma boa luva para montaria em touro é fundamental para garantir a sua segurança em cima do animal forte e bravo. A luva para essa finalidade deve ser feita de material resistente que permita segurar a corda com força sem se machucar ou causar desconforto em sua mão. A luva de rodeio costuma cobrir o punho também, proporcionando maior integridade para seu braço.

Uma recomendação importante para o momento da escolha da sua luva é encontrar o tamanho que ‘veste’ melhor, isto é, que tem o tamanho correto. Para quem tem dúvidas a respeito de como descobrir qual o tamanho ideal de luva, indicamos que use como referência a medida da circunferência da mão, meça com uma fita métrica. Compre em lojas que ofereçam tabela de medidas como a Rodeo West.

Luva para laço de fios

Um dos tipos de luva que pode ser usado para a prática de laço em dupla é a aquela fabricada a partir da combinação de fios. Opte por versões que tenham fios naturais como algodão em sua composição, porque assim ajudam a pele da mão a respirar durante a realização da atividade. O toque de fios sintéticos é importante para que haja mais aderência.

Essas luvas ficam mais confortáveis quando possuem punho de elástico já que se assentam melhor no pulso. O acabamento é um ponto que deve ser bem analisado, afinal você não quer ter algo pinicando ou incomodando enquanto está trabalhando a corda para o laço, não é mesmo? Aproveite que tem versões em mescla de cores e versões de cores sólidas. Tem sempre uma luva para chamar de sua para se dedicar à sua modalidade.

Luva para laço de couro e elastano

Se você não se adaptar ou não quiser usar uma luva tricotada, como indicamos acima para a prática do laço em dupla, pode optar pela versão de elastano com palma de couro. Geralmente nesse tipo de peça, o fechamento é feito em velcro permitindo ainda mais segurança para seu posicionamento na mão. Para esse tipo de luva, também recomendamos que seja tirada a medida da circunferência da mão. Em questão de estilo, fica a dica de que você vai encontrar diversas opções de cores.

Luva para hipismo

O hipismo é mais uma atividade que demanda o uso de luvas para a sua prática, uma boa dica é que a luva tenha algum toque para melhor aderência na palma da mão como adição de pedaços de borracha. Luvas que permitem ajuste no punho se mostram mais confortáveis para evitar soltar bruscamente as rédeas do animal podendo inclusive causar um acidente. As luvas de couro e elastano também se destacam dentre as opções de boas luvas para hipismo. Trata-se de um acesso essencial para o cavaleiro e a amazona.

Gostou dessas dicas de como escolher as melhores luvas para as diferentes práticas esportivas de rodeio? Lembre-se que a qualidade das peças escolhidas é crucial para  seu bom desempenho e para sua segurança dentro da arena!