viola caipira
Música

Conheça os violeiros do Brasil que fizeram história

viola caipira

Curte viola caipira? Relembre os grandes nomes deste instrumento (Foto: Reprodução/NetVendas)

A viola caipira é um dos símbolos do meio rural brasileiro e ao longo da história muitos violeiros a utilizaram como instrumento para contar a vida de quem vive no campo enfrentando dificuldades, mas sem perder a altivez. O instrumento que é uma derivação das violas portuguesas – que por sua vez são derivações de instrumentos árabes como alaúdes – são um verdadeiro desafio para os músicos.

Uma viola é bastante semelhante em aparência ao violão, porém, menor. A forma de tocar esse instrumento é diferente assim como as técnicas de afinação. Duas das afinações mais curiosas são a ‘Cebolão’ e a ‘Rio Abaixo’. A primeira se chama assim por ser tão bela que emociona as mulheres que se põem a chorar como quando cortam cebola. A última é uma referência ao diabo, ele tocaria a sua viola com essa afinação para levar donzelas rio abaixo.

Que tal conhecer os músicos que conseguiram dominar o instrumento de dez cordas com extrema maestria?

Conheça os maiores violeiros da história do Brasil

Almir Sater

Esse exímio violeiro foi citado na lista dos 30 melhores instrumentistas brasileiros criada pela revista musical ‘Rolling Stone Brasil’. O grande mérito de Sater foi ter promovido o resgate do gosto por esse instrumento apresentando ao público e aos demais violeiros que era possível modernizar a música rural com contornos de folk, rock e blues. Com mais de três décadas de carreira Almir Sater é um violeiro que ajudou a popularizar a viola de dez cordas.

https://www.youtube.com/watch?v=EHUdu_Drfng

Ivan Vilela

Com um arcabouço incrível de conhecimento esse instrumentista é também arranjador, compositor, diretor da Orquestra Filarmônica de Violas e pesquisador. Nessa última função tem sido de grande relevância para a manutenção do sentimento de amor pela viola caipira no cenário nacional. A tese de doutorado de Ivan Vilela teve como tema “Uma história social da música caipira em 2011”.

Tião Carreiro

Esse é o principal nome da viola caipira, pois antes dele o instrumento é mero coadjuvante acompanhando o violão em outros estilos. Com a criação do estilo chamado de ‘pagode’ por Carreiro a viola passou a ser a grande estrela. O pagode demanda muita habilidade para ser executado e pleno conhecimento do instrumento. No começo das músicas tem solos de viola assim como nos períodos de intervalo entre um verso repetido e outro. O violeiro passou a tocar o seu instrumento de maneira que ele estivesse conversando com o intérprete.

https://www.youtube.com/watch?v=dK22tswP0qI

Roberto Corrêa

Desde a juventude Roberto teve grande fascínio pela viola caipira e pela viola de cocho tornando-se um estudioso. Atualmente, ele é um dos solistas mais renomados de viola tendo status de músico virtuoso. É ainda compositor e pesquisador que dedica-se a difusão da música tradicional do país e cujas pesquisas são tidas como referência nesse segmento musical. Tem expressão criativa por meio de sua discografia.

Renato Andrade

O mineiro de Abaeté começou a sua jornada musical no estilo clássico tocando violino, o que explica o fato dele ter dado um toque erudito a sua viola. Não demorou para sua verdadeira paixão ser descoberta, a viola caipira, que ele tocou Brasil afora e até mesmo no exterior. O instrumento era enfeitado por fitas coloridas.

Chico Lobo

Um dos violeiros mais ativos no que diz respeito à popularização da música de tradição em nosso país. Nascido na cidade de São João del-Rei – para a qual criou o jingle oficial – esse instrumentista se dedica a viola caipira desde os seus 14 anos. Tem um amplo leque de estilos musicais que executa com a viola como modas, catiras, folias e cangados. Pode se apresentar só ou acompanhado pela sua banda fantástica.

Helena Meirelles

A mais famosa dentre as violeiras, Helena Meirelles, cresceu rodeada por peões e comitivas tendo forte ligação com o meio rural. Sua família não permitia que aprendesse a tocar viola então precisou fazer isso sozinha e escondida. Além de instrumentista a artista também era cantora e compositora. O reconhecimento só apareceu após ter sido lembrada por uma matéria sobre as ‘100 mais’ da revista ‘Guitar Player’ quando já tinha 67 anos de idade. Foi a partir de então que começou a gravar discos e se apresentar.

Pereira da Viola

Um músico apaixonado pelos estilos musicais do Brasil desde que iniciou a sua trajetória artística na década de 1980. Natural de Teófilo Otoni, Minas Gerais, ele se dedica a pesquisar a cultura popular que está concentrada no Vale do Jequitinhonha. Muito dedicado ao estudo é um violeiro que direcionou parte do seu trabalho para um viés erudito tendo arranjado para viola o Bolero de Ravel.

https://www.youtube.com/watch?v=oshbPQ9AWwc

A viola caipira é um instrumento muito marcante da história do nosso país e que tem grande reconhecimento como tal. Atualmente, existe uma nova geração de músicos que se dedica a aprender a viola e popularizar o seu som.