Aprenda como dançar sertanejo com nossas dicas e macetes

saiba como dancar sertanejo

Confira algumas dicas e não passe vergonha nas festas sertanejas (Foto: Shutterstock.com)

O sertanejo universitário tem esse nome por ser um grande sucesso justamente entre os jovens que gostam de dançar e interagir. Porém, sair arriscando passos pela pista não é exatamente fácil para todos. Você já ficou escondido no cantinho da balada por que não tinha coragem de dançar? Saiba que isso está prestes a mudar, pois vamos te dar dicas e ensinar macetes para se tornar um verdadeiro cowboy na pista!

Dicas e macetes para aprender a dançar sertanejo

Comece dançando com você mesmo

O principal empecilho de quem tem medo de se arriscar na pista de dança é o fato de acreditar que precisa impressionar a parceira. Nesse caso a melhor solução é começar a descobrir o ritmo e as marcações da música sozinho. Escolha uma música que sempre toca na balada que você frequenta e faça de conta que está dançando com alguém. Observe que há uma cadência, ou seja, um ritmo que os passos seguem. Para que fique mais claro o que você está fazendo certo e o que está fazendo errado aconselhamos que dance em frente ao espelho.

Passos que você pode treinar sozinho

Alguns passos de sertanejo universitário podem ser feitos sozinho, quer ver?

Dois pra lá, dois pra cá

Esse é o passo mais simples da dança sertaneja e a base para conseguir executar todo o resto. Faça o seu dois pra lá, dois pra cá no ritmo da música.

Passo com deslocamento 

Esse é um passo bastante visto nas pistas das baladas, você deve dar um passo para trás e então seguir para frente erguendo a perna que está atrás.

Passo com levantamento de joelho 

Nesse passo você deve dar dois passos para um lado e levantar o joelho oposto. Se você foi para a direita, por exemplo, deve levantar o joelho esquerdo e vice-versa.

Alterne os passos e combine-os enquanto ensaia sozinho, você perceberá que já está melhorando em termos de ritmo.

Peça aulas para os amigos

Você tem amigos ou amigas que saem dançando com tudo mundo nas baladas? Isso é ótimo, pois você pode pedir umas aulinhas para acertar os primeiros passos. No caso de não ter alguém para te ensinar confira os vídeos que listamos abaixo com macetes de dança sertaneja para iniciantes.

Aprenda alguns passos-chave

Cada pessoa tem facilidades diferentes quando o assunto é a movimentação do seu corpo. A dica para arrasar na pista de dança é saber realizar passos-chave que são comuns nesse estilo musical. Para não ficar perdido você pode dar uma olhada em alguns vídeos na internet e novamente consultar os ‘universitários’ (baladeiros profissionais que sabem tudo de dança).

Vá para as baladas sem vergonha de dançar

Tendo ensaiado sozinho e com amigos chega a hora de testar o que você aprendeu na prática. O grande segredo para conseguir dançar e se destacar é mostrar que não tem a mínima vergonha. Vá para a pista e comece a fazer os passos que você treinou, se for possível dançar com alguém conhecido é ainda melhor.

Treine

Para aperfeiçoar os seus passos é importante treinar então dedique algumas horas a dar os seus passos. Tem muitos professores de dança dando aulas de sertanejo então é só começar a estudar.

Acerte no Look

Parte do seu sucesso na pista da balada está ligado ao look que você está usando, afinal se tem algo que o sertanejo universitário tem é estilo. Então será que você está escolhendo a indumentária certa?

Look tradicional

Quem gosta de seguir a versão mais tradicional do estilo sertanejo precisa de uma camisa xadrez para compor o seu visual. A camisa pode ser usada fechada com calça jeans (na modelagem de cowboy), bota, cinto com fivela e chapéu – mais indicado para os festivais de música sertaneja. Para modernizar o seu look de balada você pode usar a camisa xadrez aberta sobre uma babylook de cor neutra como preto ou branco, calça jeans e bota (ou se preferir tênis).

Look descolado

Quem não tem medo de arriscar na escolha da sua roupa de balada pode apostar na combinação de camisa jeans e calça com modelagem skinny. Como o sertanejo universitário se tornou um estilo musical de balada está aberto para todos os estilos. Para fechar você pode usar um tênis ou até um sapato social.

Look básico

Se você segue uma linha mais básica para se vestir pode apostar na combinação de camisa ou babylook de cor neutra e calça com modelagem mais justa. Termine a produção com um tênis.

Estando com uma roupa legal e sabendo o básico dos passos de dança você conseguirá dançar com mais pessoas durante a balada e assim ir aperfeiçoando o seu ritmo. Lembre-se que dança é treino então é fundamental que você se dedique um tempo a ensaiar. Depois é só aproveitar o sucesso na balada!