Bois mais famosos dos rodeios
Rodeio

Os Bois de Rodeio Mais Famosos do Brasil

Bois mais famosos dos rodeios

O boi de rodeio tira o sono de muitos peões experientes no período das competições de montaria. Esses animais que estão ganhando status de rockstars no circuito dos rodeios recebem tratamento VIP, com foco na alimentação e bem-estar. Quanto mais bravo e difícil de montar for um touro, melhor será a classificação do peão. Conheça mais detalhes sobre os bois de rodeio mais famosos do país e os motivos que os tornaram tão temidos pelos peões e amados pelo público.

Boi de Rodeio: Conheça os Animais Mais Famosos do Circuito Competitivo

O rodeio em touros é uma das modalidades competitivas mais aguardadas das festas de peão. Trata-se do momento em que a plateia respira fundo sem saber se torce pelo sucesso do cowboy ou do animal que bravamente oferece resistência. Muitos espectadores acabam direcionando a sua torcida para os touros, que têm o papel principal nas arenas de todo o Brasil. Vamos conhecer os mais famosos?

Bandido – O Boi que Conhecia as Regras

Bandido, o mais famoso entre os touros brasileiros, destacava-se não só por nunca ter permitido que um peão permanecesse os 8 segundos em seu dorso como também por fazer parecer que conhecia plenamente as regras da competição. Ao perceber que um cowboy estava conseguindo o seu intento, Bandido se lançava ao chão como último recurso, após saltar o mais alto que podia e arremessar o competidor para os seus chifres. Pertencente a Cia. Paulo Emílio, esse touro faleceu em 2009 devido a um câncer na região dos olhos.

Entre as glórias da vida de Bandido estão ter derrubado Adriano Moraes, tricampeão mundial de rodeio em touros, e ter participado da novela América, da Rede Globo, cujo protagonista era peão de montaria. Esse é o touro brasileiro mais famoso da história, e até hoje é celebrado através da sua estátua dentro do Parque do Peão de Barretos, grife e livro.

Marfim – Oponente Difícil

Quando se diz que nem o tricampeão mundial Adriano Moraes teve vida fácil com esse touro podemos compreender por que ele assustou tantos cowboys ao longo de sua trajetória nas arenas. Marfim derrubou Moraes dez das onze vezes em que se enfrentaram. O que tornava o animal quase invencível eram os seus movimentos rápidos e dotados de muita força.

Agressivo – Terror dos Peões

Considerado o sucessor do boi Bandido, Agressivo só se tornava indócil nas arenas. Também de propriedade do empresário, Paulo Emílio, o animal se tornou um verdadeiro terror para os cowboys, permanecendo invicto por muito tempo. O touro faleceu com 17 anos de idade, na fazenda em que curtia a sua aposentadoria. Além da idade avançada, um quadro de artrose nas articulações comprometeu a saúde do touro. Em 2010 ele recebeu seu último prêmio de melhor touro no rodeio de Barretos, e em 2011 ficou em segundo lugar na mesma competição.

Jumbo – Rei da “Estoqueada”

A característica física mais marcante do touro Jumbo era ter o corpo curto, algo que dificultava a montaria dos peões. Além disso, o animal, que pertencia ao tropeiro Zé da Platina, adorava estoquear, isto é, jogar os seus chifres para trás, tentando acertar o cowboy. O ápice desse animal foi nos anos 1990, quando se tornou uma das sensações de Barretos, o principal rodeio do país. Muitos peões desse período viram suas expectativas de permanecer os 8 segundos no dorso de um touro irem por água abaixo com Jumbo.

Baiano – Uma Lenda da Década de 1980

Trata-se de um touro que fez história nas competições de montaria, mas sobre o qual não se tem muitos registros. Estima-se que apenas três competidores conseguiram permanecer sobre esse touro ao longo da sua trajetória. O seu principal “truque” era puxar os peões para a sua cabeça, causando uma colisão. Suas pancadas violentas fizeram muitos peões desmaiarem nas arenas.

Sem Futuro – Dica do que Aconteceria aos Peões

Os nomes dos touros de rodeio passam um recado para os cowboys. Com isso em mente, o tropeiro Cid Marcelo, da Cia. North Carolina, batizou sua estrela de Sem Futuro. O animal era maior do que os outros touros, dificultando a montaria, e, não bastasse isso, tinha um péssimo gênio, alçando os corajosos que montavam nele para os seus gigantescos chifres. Ele foi responsável por derrubar o campeão mundial Ty Murray e Sigmar Colatruguio.

Bipolar – O Mais Temido da Atualidade

Para continuar o legado de Bandido e Agressivo, Bipolar, que também é de propriedade de Paulo Emílio, vem construindo a sua fama de terror dos peões. Para quem ainda duvida que esse é o touro de maior destaque do país nesse momento vale dizer que ele foi listado no Top 3 de melhores touros de rodeio do mundo. Aliás, essa é a primeira vez na história que um touro do Brasil chega ao pódio do ranking mundial. Competindo desde 2012, esse touro é um dos que apresentam melhor desempenho da atualidade.

Se depois de conhecer todas as celebridades dessa lista você se animou para montar em touros, o próximo passo é conferir quais os equipamentos necessários.