Dicas para cuidar dos Animais de sua Fazenda

Se você sempre sonhou em ter uma propriedade rural, mas tem dúvidas de como acomodar e tratar os animais, continue lendo e confira as dicas para fazendeiros iniciantes: essa pode ser a sua chance de realizar atividades com o máximo de assertividade. Com o devido conhecimento fica mais simples tornar a sua fazenda mais produtiva.

Dicas para Fazendeiros – Cuidando dos Animais

Tratar dos animais de fazenda pode parecer complexo num primeiro momento, mas com o costume e com acertos adequados na propriedade pode ser bem simples.

Elabore um plano de negócios

Antes de começar a pensar nas questões técnicas é necessário ter um planejamento do viés de negócios, isto é, determinar a viabilidade do caminho escolhido, bem como quais são os investimentos mais pertinentes. Nada que é feito de maneira atropelada tende a dar certo, então dedique algum tempo para essas demandas. O plano de negócios deve focar o que o mercado espera e tem capacidade de absorver naquele momento. É possível inclusive que você mude de ideia quanto a que tipo de animais criar durante esse planejamento.

Acomodações dos animais

A primeira questão que deve ser observada no início das atividades de fazenda de animais diz respeito à acomodação deles. Se a sua propriedade terá equinos, é importante que tenha estábulos adequados para o descanso e alimentação. Os estábulos são divididos em baias, as áreas individuais reservadas para os animais.

As acomodações devem ter portas divididas ao meio, de maneira que a parte superior possa ser aberta deixando a cabeça do equino para fora. Nas baias devem estar os equipamentos destinados à alimentação dos cavalos, como o cocho. Vale lembrar que os estábulos também podem ser usados como acomodação para os bovinos. Providenciar essas acomodações é uma maneira de garantir que os animais de fazenda consigam relaxar e ter mais qualidade de vida, algo que se reflete em sua produtividade.

Alimentação

Para determinar o tipo de alimentação adequada para cada animal da propriedade é essencial contar com o auxílio de um veterinário que leve em consideração quais são as necessidades nutricionais de cada espécie. O tipo de atividades que serão desempenhadas pelos equinos e/ou bovinos também interfere na escolha dos alimentos. Essas são questões que devem ser avaliadas por um profissional.

Manutenção veterinária

A saúde dos animais deve ser prioridade para os fazendeiros que decidiram enveredar por esse caminho de criação. Contar com uma estrutura veterinária é importante para que haja o total apoio e resolução de problemas que podem interferir na qualidade da carne ou da produtividade, no caso dos equinos.

Invista em materiais de qualidade

Quando estiver formando a estrutura operacional da sua fazenda de criação de animais é necessário destinar um capital significativo para a aquisição de materiais, como os comedouros e bebedouros, acessórios de tratamento, entre outros. Não adianta tentar economizar na hora de fazer essas compras, pois no fim a economia apenas cria a necessidade de troca mais rápida.

Capital de investimento

No momento da aquisição de uma fazenda é essencial que o fazendeiro faça uma investigação criteriosa a respeito da qualidade da estrutura da mesma. Se estiver adquirindo uma propriedade que já é utilizada para a criação de gado de corte, por exemplo, certifique-se de que ela possui construções adequadas para essas atividades. Verifique as cercas, as estações de tratamento, as fontes de água e outros quesitos. Tenha em mente que será mais fácil negociar boas condições se houver mudanças significativas que tenham de ser feitas na estrutura.

Investimento constante

Algo que deve ficar bastante claro para quem é novo  no universo das propriedades rurais é que a renovação da estrutura exigirá investimentos constantes. Isso significa que em vários momentos será necessário trocar as cercas, substituir o maquinário, renovar o pasto e assim por diante.

Ter sempre uma reserva e caixa para cobrir esses gastos é fundamental para que o negócio se torne operacional a longo prazo. Deixar que a estrutura fique degradada com o passar do tempo pode tornar a sua propriedade menos lucrativa e acarretar até mesmo numa eventual falência.

Localização da sua propriedade

Quem está pensando em investir numa propriedade rural deve considerar algumas questões antes de iniciar a sua busca. A localização da fazenda deve ser pensada com critério para que, no cotidiano, atenda às demandas do proprietário. Quem deseja trabalhar com criação de gado de corte precisa considerar que seja um local distante dos infortúnios dos grandes centros urbanos, como barulho e poluição, mas que esteja dentro de uma área de fácil acesso para os parceiros da atividade comercial.

Gostou dessas dicas de como cuidar de animais na fazenda?