Rodeio

Conheça o rodeio de Americana

Festão do Peão de Americana
Conheça o Rodeio de Americana – Crédito da Imagem: http://azulceleste.com.br

Todos os anos, a cidade de Americana, que está localizada próxima à Campinas no interior do estado de São Paulo, prepara todos os detalhes para receber a Festa de Peão de Americana, um dos maiores eventos de rodeio no Brasil. Com a benção de Nossa Senhora de Aparecida, santa padroeira do rodeio, o evento acontece para marcar com mérito e destaque o calendário nacional das celebrações da cultura sertaneja.

A origem da festa

A história da Festa de Peão de Americana começa no ano de 1987 a partir da parceria do Clube dos Cavaleiros de Americana (CCA) com o Zé do Prato, considerado um dos maiores locutores de rodeios do País. A primeira edição da festa ocorreu em um espaço da Feira Industrial de Americana (Fidam) e teve um público com cerca de 25 mil pessoas. Hoje em dia, o evento recebe mais de 300 mil pessoas por edição e já foi reconhecido com os prêmios de Melhor Festa do Peão do Brasil, Maior Rodeio de Público e Melhor comissão Organizadora.

A Festa do Peão de Americana oferece ao público provas de rodeio, uma programação de shows de dar inveja em muito evento por aí, inovação tecnológica e outras atrações que são de deixar qualquer um querendo comprar o ingresso do ano seguinte.

As tradicionais provas de montaria em touro, de montaria em cavalo, dos 3 tambores, de team peanning, de montaria em burros e outras enchem arquibancadas e animam o público que torce com alegria pelos competidores.

Até 2016, o evento também contou com o Desfile de Cavaleiros. Considerando o 2º maior evento do gênero no Brasil, a cavalgada de peões da cidade deixou muitas lembranças boas para a cultura sertaneja. A mudança aconteceu para evitar problemas e aumentar a segurança de todas as atividades que compõem o evento. Conheça qual é a importância do desfile de cavaleiros no universo country.

Novo sistema de pontuação

A celebração desse ano contou com um super avanço tecnológico para o setor country: um novo modo de contabilizar os pontos das provas de rodeio. Continue lendo para saber mais!

A Festa do Peão de Americana é o primeiro evento do gênero no Brasil a usar o scoring system, ou sistema de pontuação em tradução livre. Aplicada pela Professional Bull Riders (PBR), a tecnologia permite saber as notas dadas pelos juízes logo após o fim das provas. Sem mais ter que esperar horas ou dias pela divulgação dos resultados. Além disso, a plataforma permite que o locutor veja o histórico do competidor para incrementar seu discurso para o público durante as provas.

Curiosidade: o scoring system teve seu lançamento simultâneo na Austrália e no Canadá.

O que aconteceu em 2017

A 31ª edição da Festa de Peão de Americana ocorreu entre 9 e 18 de junho de 2017 e registrou um público de aproximadamente 300 mil pessoas. Continue lendo para saber o que aconteceu por lá.

A final das provas de montarias teve o Iron Cowboy, um tipo de modelo de competição conhecido como mata-mata. Quem perde está fora. João Augusto Cezere, vulgo Super Man, fez 4 montarias para conseguir ganhar um título, a fivela e mais R$ 50 mil. O esportista lidou com o touro Bipolar, um animal que faz jus ao nome.

Na prova do team peanning, o trio vencedor foi Allan, Ricardo e Marcos. E o prêmio da montaria em burros estilo Traia Cheia, ficou com Danival Dantas. Na final da etapa de Americana da Professional Bull Riders (PBR), Claudio Montanha Júnior e Panamá Belo empataram em primeiro lugar.

Já na prova dos 3 tambores, única em que as mulheres podem competir em rodeios, a esportista Kelly Caroline Pereira da Silva levou o lugar mais alto do pódio. Os outros destaques são: Rafaela Fenley Fortunato, Keila Pacheco, Lisandra Carvalho e Nivea Reina.

Como o Leonardo canta “em festa de rodeio não dá pra ficar parado”.  Pura verdade! Esse ano, a Festa de Peão de Americana contou com os maiores nomes da música sertaneja brasileira. Teve show da dupla Simone e Simaria e o famoso “Show das Patroas” com a Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraísa. Vale ressaltar que esse foi o primeiro ano em que o público pode conferir apresentações feitas somente por artistas femininos.

Além disso, teve show do DJ Alok, Luan Santana em clima de Dia dos Namorados, Gusttavo Lima, Wesley Safadão, as duplas Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone, Jorge e Mateus, Matheys e Kauan, Zé Neto e Cristiano e muito mais!