festa do peao de barretos
Rodeio

Principais festas de peão que você não pode deixar de participar

festa do peao de barretos

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (Foto: Reprodução – André Monteiro)

As festas do peão se tornaram bastantes populares no Brasil nas últimas décadas, porém, não nasceram em solo brasileiro. A tradição das festas de rodeio, como também são chamadas, vem dos Estados Unidos e tem como principal foco as competições de esportes e shows country. O público dessas festas em geral comparece vestido a caráter com chapéus e botas de couro no melhor estilo cowgirl e cowboy lotando as arenas.

O Que Acontece Numa Festa de Peão?

As festas de peão acontecem anualmente atraindo milhares de pessoas que vão conferir shows (por aqui é a música sertaneja que domina a playlist) e competições de montaria em touros ou cavalos bravos em que ganha os peões mais valentes que conseguirem se manter mais tempo sobre os animais.

Nosso país tem grande tradição na realização de festas de peão e realiza mais de 1.400 rodeios por ano. Dentre todas as festas a de Barretos, em São Paulo, é a que mais se destaca, no entanto, existem outras festas que também merecem ser apreciadas pelo público que gosta do estilo country.

Lista de Festas de Peão Que Você Não Pode Deixar de Participar

Listamos algumas das principais festas de peão que você precisa conhecer, tem para todos os gostos e temos certeza que até mesmo quem não tem predileção pelo estilo country pode gostar.

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, São Paulo

A festa de Barretos é a maior festa de rodeio da América Latina e não pode faltar na sua lista de opções tendo a sua primeira edição sido realizada em 1956. Com o passar do tempo essa festa se consolidou pelo volume de público que comparece e a quantidade de atrações musicais, é verdadeiramente uma festa. Nessa festa é realizada a maior competição internacional no Brasil. Barretos possui uma das maiores estruturas country do planeta.

Festa do Peão de Itapecerica

A pequena cidade de Itapecerica da Serra fica a somente 33 km de São Paulo e guarda o melhor das festas de peão. O rodeio anual se tornou uma tradição que persiste há mais de 3 décadas, sempre no mês de julho. O público pode conferir competições típicas de rodeio e atrações musicais.

Festa do Peão de Boiadeiro de Cajamar

Para quem não conhece o município de Cajamar está situado na microrregião de Osasco, em São Paulo. O motivo que tornou essa festa uma das principais do Brasil é contar com shows de grandes nomes da música sertaneja, já recebeu a alcunha de maior festival sertanejo brasileiro. Além das atrações musicais essa festa ainda conta com uma estrutura interessante para competições de boiadeiro.

Festa do Peão de Limeira, São Paulo

Uma das mais esperadas e tradicionais festas de peão do Brasil nasceu com o objetivo de reunir e confraternizar os peões locais. O crescimento do público desse evento fez com que ele passasse a ser realizado, desde 2010, no Espaço Rodeio que além de ter uma localização mais assertiva também garante mais espaço para receber o público. A arena local é grande e tem espaço para uma série de competições e shows musicais.

Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba, São Paulo

Um grande evento de rodeio que dura nada menos que 7 dias tendo como suas principais atrações competições de montaria, exposição de animais, shows e até mesmo apresentação de locutores mirins. Uma festa com todos os elementos para quem gosta do universo country se divertir. Geralmente acontece no mês de agosto.

Festa do Peão de Americana, São Paulo

A cidade de Americana fica a somente 100 km de distância da capital de São Paulo e se destaca por sua estrutura tecnológica de shows e competições. A primeira edição dessa festa aconteceu no ano de 1987 atraindo um público de cerca de 25 mil pessoas que atualmente ultrapassa a marca de 400 mil pessoas.

Festa do Peão de Piracicaba

Estando a somente 164 km da cidade de São Paulo, Piracicaba, se tornou um dos cenários favoritos dos amantes das festas de boiadeiro. Recebendo cerca de 100 mil pessoas todos os anos essa festa conta com a apresentação dos maiores nomes da música sertaneja e se tornou palco de diversas competições esportivas.

Festa do Peão de Jaguariúna, São Paulo

Rodeio realizado no interior do estado de São Paulo, a festa do peão de Jaguariúna, ganhou força no ano de 2004 quando contou com a presença dos melhores peões do mundo. O evento ganhou destaque por oferecer uma extensa lista de atrações musicais além da realização de provas esportivas country com destaque para montaria em touros, penning e três tambores.

O que você achou das festas de peão que apareceram em nossa lista? Ficou animado para conhecer alguma delas? Agora que você já sabe quais são as festas boas pode começar a organizar a viagem para a cidade que pareceu mais interessante!